Chá de rosas, também conhecido às vezes como chá de botão de rosa, é feito de botões de rosa desidratados. Estas flores delicadas fazem uma bebida perfumada que é de gosto frutado, leve e baixo em calorias. Em alguns casos, o chá é feito a partir de pétalas de rosas sem a desidratação.

Há diferenças entre os tipos de rosas para fazer o chá?

Não. Todas as rosas são ricas em antioxidantes naturais, com variações mínimas entre um tipo e outro. Você pode fazer a mistura das rosas, caso ainda ache que tenha alguma diferença entre elas. A verdade é que todas terão os mesmos efeitos e oferecerão os mesmos benefícios, os quais são descritos em mais detalhes abaixo.

Cólicas menstruais

Chá de rosas pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da menstruação, ou seja, cólicas, Os cientistas descobriram que beber chá de rosas ao longo de um período de seis meses resulta em menos cólicas durante a menstruação, bem como alívio do estresse psicológico associado com cólicas durante estes períodos. Os cientistas concluíram que beber chá subiu poderia fornecer alívio bem-vindo e necessário da dor menstrual, sem quaisquer efeitos secundários adversos ou problemas de segurança.

Contém vitamina C

As pétalas de rosas são uma fonte natural de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante natural, que pode bloquear alguns dos danos que podem resultar da exposição a toxinas e radicais livres. Esses danos podem levar ao aumento das taxas de envelhecimento. A vitamina C também fornece suporte para o seu sistema imunológico, e ajuda na produção de colágeno, uma proteína essencial para a pele e cabelos saudáveis.

Chá de rosas para refrescar

Com gelo e levemente adocicado, o chá de rosas pode até ser um refrescante drink na sua dieta. (Foto: www.teamajesty.com)

Ricas em polifenóis

Pétalas de rosa são ricas em polifenóis, que são solúveis em água, além de uma série de outros antioxidantes, incluindo o ácido gálico, que também é solúvel em água. Os polifenóis poderia ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, bem como a osteoporose e, possivelmente, até mesmo o câncer. Enquanto polifenóis são reconhecidos por seus benefícios gerais de saúde, no entanto, mais pesquisas são necessárias antes destes serem recomendados como um tratamento para condições específicas.

Como fazer o chá de rosas?

Você pode fazer o chá rosa de pétalas frescas ou secas. Para pétalas secas, use 1-2 colheres de chá de folhas para 1 xícara de água aquecida até pouco antes de ferver. Permita que o chá fique em infusão por 2-3 minutos. Para o chá de rosas feita com pétalas frescas, use 2 xícaras de pétalas de rosas frescas, removendo a parte branca na base da pétala, pois tem um gosto amargo, e combinando com 3 xícaras de água. Aqueça a água e pétalas ate ferver por cinco minutos, e depois coe. Você pode adoçar o chá de rosas com um pouco de açúcar ou mel ou bebê-lo liso.

Conhece mais propriedades para o chá de rosas que esquecemos de colocar por aqui? Compartilhe nos comentários seu conhecimento!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.