As mulheres que não gostam de se entupir de remédios todas as vezes que sentem cólicas devem ler este artigo com muita atenção. Nosso artigo te aconselha a apostar no poder da medicina alternativa, você verá que é possível diminuir estas dores utilizando a ajuda de frutas, hortaliças e plantas.

Você deve saber que são os hormônios que controlam os ciclos da mulher e são eles que determinam tanto a gravidez quanto a menopausa. Para reduzir as dores e os desconfortos que o corpo da mulher causa nestes períodos existem diversas soluções naturais.

Na seqüência de nosso artigo você vai aprender como se tratar com várias soluções à base de remédios naturais e também diversas dicas de atitudes que podem amenizar estas dores. Confira tudo isso a seguir:

Preparado com pimenteiro-silvestre

  • Ele ajuda a regular os hormônios e alivia os desconfortos pré-menstruais. Inchaços dos seios, coceiras na pele serão amenizadas, além de reduzir o fluxo de sangue.

Banhos de pé, de assento e de banheira

  • O banho tem um efeito calmante e pode reduzir bastante as cólicas. Para conseguir aumentar ainda mais os benefícios de seu banho, você pode adicionar erva-cidreira ou alfazema à água. A camomila e milefólio são capazes de reduzir fluxos de sangue intensos.

Massagens

  • Muitas mulheres não acreditam nesta opção por ter um efeito mais simples, mas as existem depoimentos de mulheres que conseguiram sanar as dores das cólicas com a ajuda da massagem. Você pode massagear o abdome e as costas utilizando óleo de erva-de-são-joão, de prímula ou de alfazema.
Receitas de chá para acabar com as cólicas

Dicas para reduzir as cólicas menstruais

Chá para cólica menstrual

Agora você vai conhecer 4 ótimas opções de chá para diminuir a intensidade das dores da cólica. Veja o passo a passo de cada um delas a seguir:

Primeira Receita

Esta primeira opção é de um chá de camomila. Ela tem propriedades calmantes e ajudam a tratar da insônia, cólicas em geral, indigestão e até gases.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas e flores de camomila
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

  • Você deve ferver tudo e depois coar e tomar ainda quando morno.

OBS: A quantidade máxima recomendada é de 4 xícara de chá por dia. As mulheres gestantes ou quem tem rinite alérgica jamais devem fazer uso deste tipo de chá.

Segunda Receita

Esta receita é de um chá de orégano. Ela é uma excelente opção para remediar e combater os sintomas das cólicas

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de orégano
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

  • Primeiro você deve ferver a água e depois colocar as 2 colheres de orégano. Em seguida você deve tampar a xícara e deixar em infusão por 5 minutos.
  • Depois você pode tomar e não deve adoçar.

OBS: A quantidade máxima recomendada é de 3 xícaras por dia.

Terceira Receita

Agora vamos falar do chá de capim santo. Esta erva tem um efeito antiespamódico e é capaz de aliviar os espasmos e as contrações.

Ingredientes:

  • Algumas folhas de capim santo
  • Água

Modo de Preparo:

  • Você deve fazer a infusão por 10 minutos. Coloque as folhas de capim santo em um recipiente com água quente e mantenha abafado.

OBS: A quantidade máxima recomendada é de 3 xícaras de chá morna por dia.

Quarta Receita

A última receita é de um chá de gengibre. Ele auxilia no combate das cólicas graças a sua ação antiinflamatória.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

  • Você deve deixar tudo fervendo por aproximadamente 5 minutos. Depois basta desligar e deixar esfriar um pouco para tomar.

OBS: A quantidade máxima recomendada é de 3 xícara quentes por dia.

Estamos encerrando este artigo e queremos pedir para todas as mulheres compartilharem seus conhecimentos e dicas com as outras que possam ler o nosso site. Deixe um comentário e conte como foi o tratamento ou até mesmo com outra dica que não passamos aqui.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Receita natural para cólica menstrual”

  1. Maria

    O capim santo é muito bom. Realmente alivia as cólicas.

  2. Marcia

    Essas receitas vão me ajudar muito, pois minha filha de 12 anos sente muita cólica e muitas vezes o remédio não resolve.