Embora o chá verde muitas vezes ganhe mais destaque, quando se trata de benefícios para a saúde, se você é um fã do sabor mais rico e cor mais profunda dos chás pretos, você ainda vai estar escolhendo uma das melhores bebidas para a sua saúde. O chá preto tem origens na China, e as exportações começaram por volta de 1.000 anos atrás.

O que é o chá preto?

O chá preto é feito a partir das folhas da mesma planta que o chá verde, oolong e o chá branco, a Camellia sinensis. Ele é considerado um “chá de verdade”, diferenciando-o daquele feito a partir de outras ervas ou plantas. Folhas de chá preto são preparados ao quebrar as folhas ou amassando-as, o que lhes permite oxidar inteiramente em um processo que envolve o oxigênio interagindo com as folhas para produzir os ingredientes ativos necessários. O processo de oxidação, é o mais longo de todos os quatro “verdadeiros chás” e produz a maior quantidade de cafeína de qualquer um do grupo, bem como antioxidantes benéficos. O processo de oxidação também dá às folhas uma cor mais escura, e propriedades únicas à sua saúde.

Combate ao câncer

O chá preto contém poderosos antioxidantes que podem ajudar a reduzir o risco de muitos cânceres diferentes. O benefício já foi relatado muitas vezes, relacionando o chá preto e menores taxas de câncer de estômago, cólon, pulmão, ovários e mamas. Beber o chá não vai garantir que você não desenvolva células cancerosas, mas juntamente com um tratamento do câncer adequado, pode ajudar a matar as células cancerosas mais rapidamente.

Impedindo a Doença de Parkinson

Bebidas com cafeína, incluindo chá preto, podem reduzir os riscos de doença de Parkinson, especialmente entre os fumantes. A redução do risco é maior para os homens quando eles consomem entre 421 e 2.716 miligramas de cafeína por dia. Nas mulheres, o risco de Parkinson parece ser reduzido independentemente de quanto o chá preto é consumido diariamente.

Benefícios do chá preto

Com a mesma origem do chá verde, o chá preto contém uma maior quantidade de alguns nutrientes essenciais para uma boa saúde. (Foto: www.prideofindia.net.in)

Colesterol bom, doenças cardíacas e AVC

Consumir chá preto regularmente pode ajudar a diminuir os vários fatores de risco que contribuem para doenças cardíacas. Com este benefício do chá preto, ele ajuda a reduzir os triglicerídeos e aumenta os níveis de HDL, o colesterol “bom”. O risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral é maior em indivíduos que apresentam disfunção endotelial, uma condição na qual a camada mais interna das células que controlam a dilatação e a constrição dos vasos sanguíneos não funcionam adequadamente. Os flavonóides no chá preto podem melhorar a função endotelial, ajudando a reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Consequências da cafeína

A cafeína traz benefícios, mas pode causar vários problemas no trato digestivo. Ela aumenta a quantidade de ácido no estômago, o que pode lhe dar uma dor de estômago ou causar azia. Ela também tem um efeito diurético, fazendo você eliminar mais líquidos através da urina e podendo causar desidratação. Quando você consumir cafeína, ela estimula os músculos que empurram os resíduos através de seu aparelho digestivo. Embora isso possa ajudar se você estiver constipado, pode resultar em diarreia. A cafeína também pode agravar problemas gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável.

Problemas com o tanino

O chá contém substâncias naturais chamadas taninos, que contribuem na cor e tem um sabor ligeiramente amargo. Se você beber uma quantidade moderada de chá preto, taninos não devem causar problemas. Em grandes quantidades, podem perturbar o seu estômago ou causar náuseas e vômitos. Taninos podem interferir com a absorção do ferro não-heme, que é o tipo de ferro encontrado em alimentos de origem vegetal. No entanto, beber chá não está associado a deficiência de ferro, a menos que você já esteja anêmico ou em um maior risco para o desenvolvimento de uma deficiência.

Preparação adequada do chá preto

O chá preto é melhor preparado esquentando 150 a 250 ml de água e colocando 1 a 2 colheres de chá de folhas de chá preto secas ou um saco preparado de folhas de chá. Deixe de molho por 3 a 5 minutos, certificando-se não passar muito disso, para que o chá não fique muito amargo. A adição de leite é uma opção, mas que pode reduzir os efeitos benéficos do chá preto. Esteja ciente de que um copo de 250 ml de chá preto contém cerca de 40 a 120 miligramas de cafeína, que é de cerca de 30 por cento do copo médio de café.

Considerações finais

Beber até cinco xícaras de chá preto por dia é seguro para a maioria dos adultos. Excesso de cafeína pode levar a efeitos colaterais, incluindo dores de cabeça, irritabilidade, distúrbios do sono e batimentos cardíacos irregulares. Tenha especial cuidado se você tem pressão arterial elevada, diabetes, síndrome do intestino irritável, um transtorno de ansiedade ou de um distúrbio de sangramento, já que a cafeína pode fazer essas condições piores. Converse com seu médico sobre a quantidade de chá preto segura para você beber, se você tem algum problema de saúde ou tem efeitos colaterais indesejáveis. Chá preto descafeinado ainda tem antioxidantes e benefícios para a saúde, o que é uma ótima opção para aqueles sensíveis à cafeína. Se você está em maior risco de deficiência de ferro, beba o seu chá entre as refeições e espere pelo menos uma hora depois de comer antes de beber outro copo.

Você usa o chá preto na sua dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.