Alguns dos sintomas da azia são semelhantes aos de um ataque de coração ou doenças cardíacas. Ela é caracterizada por uma irritação do esófago causada pelo ácido do estômago . Isso pode criar um desconforto de queimação no abdômen superior ou abaixo do osso do peito.

Como acontece a azia?

Com a ajuda da gravidade, uma válvula muscular chamado esfíncter esofágico inferior, que mantém o ácido do estômago no estômago. Esta válvula está localizada onde o esôfago encontra o estômago, abaixo da caixa torácica e ligeiramente à esquerda do centro. Normalmente, abre para permitir que o alimento entre no estômago ou para permitir que gases saiam, em seguida fechando novamente. Mas se ele abre muitas vezes ou não fecha apertado o suficiente, o ácido do estômago pode vir por refluxo ou escoar para o esôfago, causando a sensação de queimação.

Azia pode ser perigosa?

Azia ocasional não é perigosa, mas azia crônica ou doença do refluxo gastroesofágico pode levar a sérios problemas. Azia é uma ocorrência semanal para cerca de 20% da população e muito comum em mulheres grávidas.

Causas da azia

A azia causa uma queimação incômoda no peito e na garganta mas dificilmente é causada por uma doença mais grave. (Foto: www.cruisecontroldiet.com)

O que pode ser a azia?

A causa básica da azia é o esfíncter esofágico inferior que não se fecha como deveria. Dois excessos muitas vezes contribuem para este problema: muita comida no estômago (excessos) ou demasiada pressão sobre o estômago (como obesidade, gravidez ou prisão de ventre). Certos alimentos comumente relaxam o esfíncter, incluindo tomates, frutas cítricas, alho, cebola, chocolate, café, álcool, produtos com cafeína e pimenta. Refeições ricas em óleos e gorduras (animal ou vegetal), muitas vezes levam a azia, como fazem certos medicamentos. Estresse e falta de sono podem aumentar a produção de ácido e pode causar azia. E fumar, que relaxa a válvula e estimula o ácido do estômago, é um dos principais contribuintes.

Ou seja: azia todo dia pode estar muito mais relacionado à sua rotina de alimentação e maus hábitos do que sérios problemas de saúde.

Quando consultar um médico?

Quando a azia é constante durando por mais de 3 dias seguidos, a recomendação após analisar os causadores acima é buscar um médico da especialidade de gastroenterologia e um nutricionista para recomendar exames e o tratamento correto. Não vá se tratando de qualquer jeito sem antes fazer uma consulta correta e que pode realmente te ajudar.

Já teve azia? O que causou sua azia? Como você tratou? Compartilhe, comente e ajude outras pessoas que tem o mesmo problema!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.