Azia todo dia! O que pode ser?
Alguns dos sintomas da azia são semelhantes aos de um ataque de coração ou doenças cardíacas. Ela é caracterizada por uma irritação do esófago causada pelo ácido do estômago . Isso pode criar um desconforto de queimação no abdômen superior ou abaixo do osso do peito.
Como acontece a azia?
Com a ajuda da gravidade, uma válvula muscular chamado esfíncter esofágico inferior, que mantém o ácido do estômago no estômago. Esta válvula está localizada onde o esôfago encontra o estômago, abaixo da caixa torácica e ligeiramente à esquerda do centro. Normalmente, abre para permitir que o alimento entre no estômago ou para permitir que gases saiam, em seguida fechando novamente. Mas se ele abre muitas vezes ou não fecha apertado o suficiente, o ácido do estômago pode vir por refluxo ou escoar para o esôfago, causando a sensação de queimação.
Leia também
Azia pode ser perigosa?
Azia ocasional não é perigosa, mas azia crônica ou doença do refluxo gastroesofágico pode levar a sérios problemas. Azia é uma ocorrência semanal para cerca de 20% da população e muito comum em mulheres grávidas.
O que pode ser a azia?
A causa básica da azia é o esfíncter esofágico inferior que não se fecha como deveria. Dois excessos muitas vezes contribuem para este problema: muita comida no estômago (excessos) ou demasiada pressão sobre o estômago (como obesidade, gravidez ou prisão de ventre). Certos alimentos comumente relaxam o esfíncter, incluindo tomates, frutas cítricas, alho, cebola, chocolate, café, álcool, produtos com cafeína e pimenta. Refeições ricas em óleos e gorduras (animal ou vegetal), muitas vezes levam a azia, como fazem certos medicamentos. Estresse e falta de sono podem aumentar a produção de ácido e pode causar azia. E fumar, que relaxa a válvula e estimula o ácido do estômago, é um dos principais contribuintes.
Ou seja: azia todo dia pode estar muito mais relacionado à sua rotina de alimentação e maus hábitos do que sérios problemas de saúde.
Quando consultar um médico?
Quando a azia é constante durando por mais de 3 dias seguidos, a recomendação após analisar os causadores acima é buscar um médico da especialidade de gastroenterologia e um nutricionista para recomendar exames e o tratamento correto. Não vá se tratando de qualquer jeito sem antes fazer uma consulta correta e que pode realmente te ajudar.
Já teve azia? O que causou sua azia? Como você tratou? Compartilhe, comente e ajude outras pessoas que tem o mesmo problema!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Qual o melhor remédio caseiro para azia?
6 chás bons para enjoo
8 chás bons para dor de estômago
10 dicas para evitar ou melhorar o enjoo
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.