Tenho uma dor de cabeça? Irá aparecer um analgésico. Febre também? Um antitérmico fará todo o trabalho. Dor de garganta ? Eu preciso de um antibiótico. Quantas vezes você já ouviu pessoas fazendo isso? Se a resposta é muitas vezes, eles poderiam muito bem estar em um hábito da automedicação como um monte de outras pessoas educadas que sentem que é bom uma pílula para o problema sem instruções de um médico.

Muitos de vocês podem não estar cientes, mas estas drogas bem-intencionadas não existem sem efeitos colaterais e podem fazer estragos com o seu sistema se tomadas sem aconselhamento profissional. Temos para você os mais comumente abusados medicamentos e seus possíveis efeitos colaterais.

Analgésicos

O que eles são?

Analgésicos são medicamentos usados ​​para aliviar a dor. A maioria deles pertence a uma classe de medicamentos chamados drogas não esteróides anti-inflamatórias que controlam a inflamação, febre e dor leve. Ao toma-los sem consulta, comprá-los uma e outra vez com a mesma receita, tendo uma dupla dose para alívio mais rápido ou usando as sobras de medicamentos depois de sintomas semelhantes pode colocar as pessoas em apuros.

Possíveis efeitos colaterais

Pode causar úlceras e hemorragias no estômago, acidez , náuseas, vômitos, diarreia, constipação, tonturas, erupções cutâneas e dores de cabeça. Pode também ocorrer o aumento da pressão arterial e pode neutralizar o efeito de alguns medicamentos para a tensão arterial. Pode também causar insuficiência cardíaca, além de problemas renais.

Uma alternativa aos analgésicos

Use uma compressa quente ou fria , exercícios , fisioterapia ou descanso, tal como recomendado pelo seu médico para alívio de dores nas costas ou no pescoço, dor de cabeça ou no corpo ao invés de tomar essas drogas com freqüência. Vale lembrar que analgésicos são feitos para aliviar as dores, mas dificilmente tratam da causa delas.

Xaropes para tosse

O que eles são?

Estes são medicamentos utilizados para tratar a tosse e são de dois tipos. Aqueles que são usados ​​para a tosse seca são chamados de supressores de tosse ou antitussígenos, enquanto que aqueles que ajudam a tosse com catarro são expectorantes.

Possíveis efeitos colaterais dos xaropes para tosse

Um coração batendo mais forte ou batimento cardíaco irregular, secura na boca, náusea, dor de estômago, prisão de ventre, tonturas, visão turva , sonolência, zumbido nos ouvidos, inquietação, confusão e uma concentração reduzida.

Uma alternativa aos xaropes para tosse

Tenha mel com água morna para aliviar a tosse ou apenas saboreie a água pura a cada poucos minutos se a sua garganta está rouca. Consulte o seu médico para que ele possa aconselhá-lo sobre o tratamento do problema que está causando a tosse, em vez de tratá-lo com um xarope para a tosse. A tosse é um mecanismo de defesa e seu corpo joga fora o irritante ou a infecção através do catarro então não é aconselhável suprimir a tosse.

Cuidados com a automedicação

A automedicação fará com que você mascare sintomas essenciais para que seu médico faça o diagnóstico correto de seu problema. (Foto: manicdepressiveblog.wordpress.com)

Antibióticos

O que eles são?

Antibióticos são medicamentos utilizados para tratar infecções causadas por bactérias. Normalmente, o sistema imunológico pode combater bactérias e impedi-los de se multiplicar o suficiente para causar uma infecção. Mas há momentos em que a nossa imunidade está baixa e o corpo é incapaz de controlar uma infecção. Ou seja, quando você precisa mesmo de um antibiótico.

O fato é que um sistema imunológico competente pode controlar uma infecção. Isso deveria ser motivo suficiente para as pessoas não consumirem antibióticos regularmente e deixarem seu corpo trabalhar de uma forma natural. Aqueles que tomam antibióticos sem supervisão, em sua maioria, desconhecem o curso apropriado do medicamento e têm uma tendência a parar de tomá-lo assim que se sentem melhor. Mas se você tomar uma dose inadequada em intervalos irregulares, a bactéria pode se tornar resistente à droga e esta será ineficaz para uso futuro, causando a necessidade de medicamentos mais fortes.

Possíveis efeitos colaterais dos antibióticos

Reações alérgicas como inchaço dos lábios, face e língua, fezes moles, náuseas, vômitos, tonturas, Inflamação do intestino grosso (especialmente em idosos), infecção vaginal em mulheres causada pelo crescimento de fungos devido à supressão de “boas bactérias”. Certos antibióticos podem reduzir a eficácia dos contraceptivos orais .

Uma alternativa aos antibióticos

Deixe o seu médico usar sua experiência para decidir qual o antibiótico que você precisa, ou se você realmente precisa de um.

Remédios homeopáticos

Homeopatia oferece soluções de tratamento para indivíduos com base em apenas seus sintomas específicos. Um homeopata mantém em mente psicologia, hábitos do paciente, gostos, desgostos e temperamento antes de prescrever um determinado medicamento. Isto por si só conduz à importância da instrução correta antes do consumo de um medicamento.

Além disso, esses medicamentos não são desprovidos de efeitos colaterais, como comumente se acredita. Ainda que eles sejam feitos a partir de recursos naturais e seus efeitos colaterais podem não ser letais, podem causar problemas de estômago e palpitações se tomados inadvertidamente por muito tempo. Na verdade, você também pode ter uma doença medicinal, ou seja, os sinais e sintomas causados pelo próprio medicamento.

Às vezes um certo medicamento pode dar alívio suave e uma pessoa pode continuar a tomar dosagens mais elevadas do mesmo por períodos mais longos, em antecipação de tratamento completo, sem perceber que não é o tratamento certo. Isso agrava os efeitos colaterais, o que pode exigir intervenção médica.

Medicamentos ayurvédicos

Estes também são derivados de produtos naturais e muitos deles estão disponíveis sem receita, mas não devem ser tomados sem orientação de um médico ayurvédico qualificado. Eles devem ser prescritos com base no tipo corporal do paciente, idade, estilo de vida, hábitos alimentares e a duração da doença. A dosagem, duração, restrições alimentares e até mesmo o tempo de administração são importantes para obter o melhor benefício e evitar quaisquer efeitos colaterais. Os efeitos colaterais vão desde erupções cutâneas até flatulência a dependência do medicamento.

Considerações Finais

Medicamentos são substâncias que têm efeitos variados em seu sistema, muitos deles sendo indesejáveis. Um médico somente depois de ter estudado de forma tão extensa, torna-se capaz de avaliar o seu corpo e os riscos e benefícios envolvidos na oferta de medicação. Assim, a tarefa de prescrever um medicamento é melhor deixar para ele e cuidar de seu estilo de vida para que você mude hábitos que estão causando o problema.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.