Uma tosse pode afetar seu trabalho e até seu sono, além de incomodar os outros ao seu redor. Um expectorante é algo que ajuda a afrouxar o muco para que você possa parar de tossir. Ele faz isso aumentando o teor de água do muco, diminuindo-o e tornando a tosse mais produtiva e limpará melhor sua garganta. Um expectorante não tratará a infecção que está causando seus sintomas, mas isso irá ajudá-lo a dormir uma boa noite e fazer você se sentir um pouco melhor enquanto seu sistema imunológico estiver fazendo seu trabalho. Os expectorantes comerciais nem sempre são eficazes, e muitas pessoas se voltam para tratamentos naturais. Mas quais são os expectorantes naturais caseiros mais eficazes?

A umidade é um excelente expectorante caseiro

Uma maneira simples e natural de afrouxar o congestionamento do peito é tomar um banho quente e vaporoso. O ar quente e úmido pode ajudar a aliviar uma tosse persistente afrouxando o muco na via aérea. Você também pode tentar usar um umidificador para adicionar umidade ao ar que você respira em casa, ou fazer uma vaporização para os melhores resultados..

Expectorante natural caseiro com a hidratação adequada

Manter o seu corpo hidratado irá ajudá-lo a funcionar no seu melhor. Aumente a ingestão de líquidos quando tiver tosse ou resfriado. Beber água ou chá de ervas é uma ótima maneira de obter mais fluidos. Tente evitar a cafeína e o álcool enquanto você tem tosse. Em vez disso, escolha água ou suco. O uso moderado de cafeína não é um problema quando você está saudável, desde que beba bastante água.

Expectoração

O mel e a umidade são dois remédios excelentes para a expectoração e para melhorar a tosse. (Foto: Step To Health)

Mel é um xarope natural expectorante

O mel é delicioso, natural e calmante. Pode até afrouxar o muco do seu peito. No entanto, poucos estudos foram realizados para testar a eficácia do mel no tratamento da tosse. Um estudo em crianças com infecções respiratórias superiores encontrou que o mel aliviou a tosse e melhorou o sono das crianças. No entanto, o estudo coletou dados de questionários coletados pelos pais, que às vezes podem ser tendenciosos ou imprecisos. Tente misturar uma colher de chá de mel com uma xícara de leite quente ou chá ou simplesmente consumir uma colher de chá antes da cama. O mel não deve ser administrado a crianças menores de 1 ano devido ao risco de botulismo.

Chá expectorante natural com hortelã

O hortelã é usado frequentemente como um aroma para chicletes, balas, pasta de dente e em chás, mas também pode ser exatamente o que você estava procurando para tratar sua tosse. O hortelã contém um composto conhecido como mentol. O mentol pode ajudar a diminuir o muco e afrouxar o flema. O chá de hortelã é amplamente disponível nas lojas e é considerado seguro. Você também pode simplesmente adicionar algumas folhas frescas de hortelã a água quente para fazer seu próprio chá. Não tem efeitos colaterais e não representa nenhum perigo, a menos que você seja alérgico. O mentol puro é considerado venenoso e nunca deve ser ingerido. Mentol ou óleo de hortelã aplicado na pele pode provocar uma erupção cutânea em algumas pessoas. Se você decidir aplicar um óleo diluído na sua pele, teste uma pequena área primeiro e espere 24 a 48 horas para ver se há uma reação. Adicione mel no chá de hortelã para ainda melhores resultados.

Folha de hera como expectorante natural

A folha da hera se mostra como um expectorante eficaz. Os clínicos acreditam que as saponinas presentes na folha de hera ajudam a tornar as mucosas menos espessas para que você possa tossir. Os chás de folha de hera podem ser encontrados facilmente. Um pequeno estudo descobriu que uma combinação de ervas consistindo em extrato de folha de hera seca, tomilho, anis e raiz de marshmallow melhoraram os sintomas de tosse. Vários outros estudos mostraram que a folha de hera é efetiva no tratamento da tosse.

Cuidados no uso de expectorantes

A tosse causada por infecções respiratórias, como o resfriado comum é uma das maiores queixas encontradas pelos médicos, especialmente os pediatras. Os objetivos de um expectorante são afrouxar o muco no peito e ajudar a tornar sua tosse úmida mais produtiva. Esses efeitos ajudam você a se sentir melhor enquanto seu corpo luta contra a infecção.

Quais outros expectorantes naturais você conhece? Quais usa com mais frequência?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.