A maioria das cãibras musculares acontece nos músculos das pernas, especialmente os músculos da panturrilha. Além da, súbita dor aguda, você também pode ser capaz de sentir ou ver um nódulo duro do tecido muscular abaixo de sua pele, quando uma câimbra estiver ocorrendo. Em muitos casos, a câimbra torna impossível o movimento do membro que está sofrendo da crise.

Quando consultar um médico por causa de câimbras?

Cãibras musculares geralmente desaparecem por conta própria e raramente são suficientemente graves para necessitar de cuidados médicos. No entanto, consulte o seu médico se as suas cãibras:

Causam desconforto grave

Estão associados inchaço nas pernas, vermelhidão ou alterações cutâneas

Estão associadas com fraqueza muscular

Acontecem com freqüência

Não melhoram com cuidados caseiros

Não estão associados a uma causa óbvia, como a prática de exercícios físicos

Câimbra constante na perna ou outros membros: causas possíveis

O uso excessivo de um músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente ficar em uma mesma uma posição por um período de tempo prolongado, pode resultar em cãibras musculares. Em muitos casos, no entanto, a causa exata de uma câimbra no músculo não é conhecida.

Cuidados com as Câimbras constantes

Câimbras musculares podem causar uma dor extenuante, e impossibilitar até que você se mova da cama, por exemplo. Com o tratamento adequado, você pode evitar que elas atrapalhem seu dia a dia. (Foto: www.homeremedyhacks.com)

Embora a maioria das cãibras musculares sejam inofensivas, algumas câimbras podem estar relacionadas com outros problemas de saúde, tais como:

Fornecimento de sangue inadequado – Isso pode ser causado pelo estreitamento das artérias que fornecem sangue para as pernas, bem como dor nas pernas e pés. Esse tipo de câimbras geralmente desaparece logo depois que você para de se exercitar.

Compressão dos nervos – A compressão de nervos em sua coluna, que pode ser causado por hérnias de disco ou protusões dicais, também pode causar câimbras, bem como dores nas pernas. A dor geralmente piora quanto mais tempo você anda.

Andar ou ficar em pé em uma posição ruim durante muito tempo – Pode ser por estar carregando peso, ou estar usando calçados impróprios para caminhadas,

Depleção mineral – Muito pouco potássio, cálcio ou magnésio em sua dieta pode contribuir para cãibras nas pernas. Diuréticos também podem esgotar esses minerais.

Como ajudar seu médico em um diagnóstico sobre câimbras musculares?

Faça uma consulta com seu médico se você tem cãibras musculares que são graves, frequentes e não fica melhor com cuidados especiais. Quando você for visitar seu médico, faça uma lista de suas informações médicas chave, incluindo quaisquer alergias ou problemas de saúde, e os nomes de todos os medicamentos, vitaminas e suplementos que você está tomando.

O seu médico vai fazer algumas perguntas para ajudar a determinar se você precisará fazer outros testes, tais como:

Quando você começou a desenvolver cãibras?

Quão frequentes e graves são as suas cãibras?

Alguma coisa precede suas cãibras, como a prática de exercícios físicos?

Você sempre tem cãibras enquanto está descansando?

O alongamento alivia suas câimbras?

Você tem outros sintomas, incluindo fraqueza muscular, dor, ou a sensação de que um pé, ou mão membro adormeceu?

Será que algum de seus parentes próximos do sangue têm uma história de cãibras musculares?

Você já notou qualquer alteração na sua urina após a prática de exercícios físicos?

Você usa algum tipo de drogas recreativas ou anabolizantes?

Câimbras: tratamento

Geralmente, é possível tratar cãibras musculares com cuidados caseiros simples. O seu médico pode te dar alguns exercícios de alongamento que podem ajudar a reduzir suas chances de ter cãibras musculares. Certifique-se que você fica bem hidratado, o que ajuda bastante no tratamento preventivo das câimbras. Para as câimbras recorrentes que perturbam seu sono, o médico pode prescrever uma medicação para relaxar os músculos, ou você pode precisar também consultar um médico do sono para as possíveis causas de seu problema.

Você tem câimbras? Já teve que fazer algum tipo de tratamento? Qual foi o tratamento que você fez e quão eficiente foi ele?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.