Uma cãibra é uma contração involuntária de dois ou mais músculos, podendo acontecer durante o dia ou durante a noite. Geralmente ocorre durante a prática de atividades físicas, como correr ou andar de bicicleta. Às vezes, cãibras nas pernas podem ser causadas por desidratação ou às vezes pode ocorrer devido a problemas de saúde graves, como doenças renais. Ela dura pelo menos 10 a 15 minutos e pode ser evitada usando alguns remédios caseiros.

Remédio caseiro para câimbra para alívio imediato

No momento em que ocorrem cãibras, esfregue a área imediatamente para relaxar instantaneamente a cãibra. Também estique a área afetada e deixe por algum tempo na posição estivada. Você também pode tentar caminhar com o músculo tensionado. Lentamente, a cãibra ou o músculo contraído desaparecerão.

Remédio caseiro para cãibra: óleo de coco

O óleo de coco é um remédio efetivo para aliviar a dor causada devido às cãibras. Massageie suavemente aplicando o óleo de coco na área apertada para relaxar lentamente o músculo. Tem o efeito calmante e tem um cheirinho delicioso.

O chá verde é um eficiente remédio caseiro para câimbras

O chá verde é muito bom para vários problemas de saúde e é benéfico para a saúde geral do corpo. Você pode aliviar a dor causada devido às câimbras, bebendo o chá de ervas diariamente. Ervas como gengibre e cravo podem também ser adicionadas para resultados positivos.

Como curar câimbras musculares

Se você estiver sentindo câimbras musculares, use certos remédios naturais para conseguir melhorar o problema. (Foto: Authority Remedies)

Legumes e sucos de frutas também são remédios naturais para câimbras

Quando você está enfrentando câimbras frequentes, entenda que seu corpo precisa de mais ingestão de nutrientes. Cãibras também ocorrem devido à falta de potássio e cálcio no organismo. Estes minerais ajudam no bom funcionamento dos nervos e dos músculos, além de também funcionarem para o relaxamento muscular. Por isso, é importante aumentar o consumo de batatas, iogurte, bananas e leite com baixo teor de gordura. Você também pode misturar repolho, abacate e brócolis para extrair o suco e beber para aliviar a cãibra das pernas.

Remédio natural para caibras: limão

O limão é rico em vitamina C e sua natureza ácida ajuda a curar vários problemas de saúde. As cãibras causadas por exercícios podem ser tratadas tomando um suco de limão com sal adicionado. Só tome cuidado com o consumo de limão se você tem algum problema de estômago, pois a acidez pode prejudicar sua saúde.

Como evitar cãibras: vinagre

O vinagre também atua como um remédio caseiro para reduzir a dor devido as cãibras. Esfregue ou massageie a área afetada com um pano embebido no vinagre. Ele relaxa a cãibra e faz você se sentir aliviado.

Alimentos que curam a câimbra: mostarda

A mostarda amarela atua como um excelente remédio para tratar as câimbras. Quando você está com os músculos doloridos, apenas tente engolir uma colher de chá de mostarda amarela, que vai atuar como um estimulante para os músculos relaxarem.

Banho quente alivia câimbras

Tomar um banho de água quente e beber um copo quente de leite antes de deitar são os remédios caseiros simples para se livrar das cãibras. O banho de água quente relaxa os músculos tensos e melhora a circulação sanguínea. Além disso, o teor de cálcio no leite mantém o equilíbrio mineral e torna os músculos flexíveis o suficiente para exercícios.

Beba muita água para evitar câimbras

Não beber água o suficiente ao longo do dia torna o corpo desidratado e pode provocar muitas contrações musculares. Por isso, é sempre bom beber uma boa quantidade de água durante o dia. Aumente a quantidade se estiver muito quente ou se o clima estiver muito seco.

Faça exercícios simples em casa para tratar as câimbras

Para obter alívio das cãibras, faça exercícios simples, esticando e alongando os músculos o máximo possível. Também tente caminhar por alguns minutos. A prática de exercícios reduz gradualmente a ocorrência de cãibras nas pernas, desde que sejam feitos com o alongamento e aquecimento adequados.

Estes são os alguns dos remédios caseiros para tratar as câimbras. Juntamente com estes remédios caseiros, você também deve ter uma dieta equilibrada e ter um bom sono. Caso ainda esteja com as cãibras nas pernas, tente consultar um médico.

Como vocês tratam suas câimbras?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.