A sálvia é uma erva que contém diversos nutrientes, dentre os quais os principais são as vitaminas A, B1, B2, B3, C, E e K, bem como cálcio, cobre, fibra, ferro e magnésio, tornando-a procurada para aplicações medicinais, particularmente após as folhas terem sido mergulhadas em água fervente para fazer um chá. Quando você está atormentado por estresse, ansiedade, problemas digestivos ou os efeitos da menopausa, pegue uma caneca e prepare um copo de chá de sálvia, e ela vai te fornecer diversos benefícios para a saúde.

Benefícios do chá de sálvia para desintoxicação

A sálvia funciona como um diurético natural, estimulando os rins e o fígado, o que significa que mais toxinas são lavadas pelo organismo por meio da micção. Da mesma forma, a sálvia também ajuda a promover a saúde renal e hepática. Uma vez que o chá de sálvia desencadeia a transpiração, o corpo é ainda desintoxicado através da pele.

Chá de sálvia e propriedades calmantes para a menopausa

Sálvia é pensada como responsável por equilibrar os hormônios, então as mulheres na menopausa geralmente bebem chá de sálvia para reduzir as ondas de calor e as mudanças de humor. O chá também pode ser efetivo para acalmar cólicas menstruais e bexigas hiperativas.

Sálvia para um chá que aumenta o foco

O chá é um estimulante, então beber pode levar a um maior foco e memória. Ao mesmo tempo, o chá de sálvia pode funcionar como relaxante, acalmando aqueles que sofrem de nervosismo crônico ou ansiedade, além de dores de cabeça de tensão.

Chá de sálvia

O chá de sálvia traz uma série de benefícios para a sua saúde, e pode ser uma ótima adição para sua lista de plantas medicinais. (Foto: Organic Facts)

Benefícios do chá de sálvia para fome e reduzir o colesterol

É difícil não gostar de uma erva que possa estimular o seu apetite, mas reduzir o seu nível de colesterol LDL ao mesmo tempo.impulsionar seus impulsos gustativos pode ser importante para as pessoas que precisam ganhar peso, como aquelas que, após acidentes, cirurgias ou doenças debilitantes, perderam muito peso. E manter o colesterol sob controle é vantajoso para todos, mas especialmente para aqueles com excesso de peso ou com hipertensão.

Melhorando a digestão com a sálvia no chá

Os antioxidantes na sálvia podem acalmar um estômago irritado e aliviar inchaço, constipação, cólicas, diarreia, flatulência e azia. Com ou sem mel, o chá de sálvia encontra uma casa natural no trato digestivo, provocando secreções saudáveis, fluxo biliar e mobilidade intestinal.

Benefícios do chá de sálvia contra a gripe, infecções e bactérias

As propriedades anti-inflamatórias no chá de sálvia tornam ela uma boa opção no tratamento de resfriados, febres, dor de garganta e até mesmo enxaquecas. As propriedades anti-sépticas e antibacterianas do chá significam que pode funcionar contra gengivas, mucosas e abscessos infectados e, quando aplicado topicamente, pode reduzir o inchaço e prevenir a infecção por picadas de insetos e picadas de abelhas.

Como consumir o chá de sálvia?

Você pode comprar sacos de chá de sálvia ou fazer sua própria bebida com 2 colheres de sopa de folhas de sálvia fresca ou 1 colher de sopa de folhas secas. Encha uma caneca com 1 xícara de água fervente, adicione a sálvia e deixe a erva em imersão por cinco a sete minutos. Coloque mel ou limão na mistura, se desejar. Consuma entre três e seis xícaras de chá de sálvia por dia. Enquanto a sálvia é segura, ela contém substâncias que podem ser prejudiciais se consumidos em excesso. Os especialistas recomendam começar com 1 xícara de chá de sálvia por dia e gradualmente adicionar 1 xícara até seu nível de conforto.

Você toma chá de sálvia? Quais os resultados já obteve? Quais os efeitos da sálvia para sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.