Nativa da região do Mediterrâneo, a sálvia tem uma longa história de uso medicinal e culinário. E com lindas folhas verde-prateadas e flores muito azuis, a planta de sálvia é tão bonita quanto funcional. É por isso que ela merece um lugar em todos os jardins hoje em dia. Mas por que ter a sálvia no seu jardim é uma boa ideia?

Plantio da sálvia no seu jardim

Este arbusto perene é fácil de plantar e, uma vez estabelecido, ainda mais fácil de cuidar. É melhor em pleno sol e solo bem drenante. Você pode plantar a sálvia ao lado da família Brassica, que inclui brócolis, repolho e couve-flor. Certifique-se de escolher uma variedade comestível de sálvia para crescer em seu jardim de ervas.

Plante um jardim verdadeiramente aromático, adicionando os tons de terra distintivos da planta de sálvia à mistura. Principalmente próximas a janelas, as sálvias podem dar um ar muito agradável para sua casa. Plantar as sálvias ao ar livre também funciona para manter pragas longe da vegetação. Sálvias também atraem polinizadores como abelhas, borboletas, e beija-flores para o seu jardim.

Sílvia: para que serve na cozinha?

Com um sabor intenso que lembra o eucalipto, o limão e a hortelã, a sálvia é uma erva culinária fantástica. Use com moderação na cozinha para adicionar sabor aos seus pratos das seguintes maneiras.

Azeites infundidos

Infunda o óleo puro com o aroma terroso e o sabor da sálvia para preservar sua colheita. Essas infusões levam apenas alguns minutos para se preparar, não requerem nenhum equipamento especial e fazem fantásticos presentes artesanais. Basta colocar a sálvia no azeite e deixar o processo de infusão ocorrer.

Sálvia

A sálvia é uma erva cheia de benefícios para a saúde, e pode ser o que você precisa para melhorar ainda mais sua dieta. (Foto: Weekly Fig)

Manteiga erval

Leve a sua manteiga para o próximo nível adicionando a sálvia. É ótimo no topo de frango ou peixe grelhado ou combinada com vegetais cozidos no vapor. Você pode enriquecer ainda mais a mistura com outras ervas, se preferir. Essa manteiga é perfeita para temperar carnes.

Tempero de alecrim com sálvia

Esta fantástica combinação de sabor pode acrescentar muito mais interesse a qualquer prato, seja ele um pedaço de carne, sopas e ensopados, ou polvilhado com legumes assados ​​e ovos mexidos. Misture a sálvia, alecrim, e sal em proporções que te agradem para os melhores resultados.

Recheio de sálvia e cebola

Talvez um dos usos mais comuns é usar a sálvia em recheios para alimentos, como frangos, perus, e outros. Combine a sálvia com a cebola para um brilhante recheio com uma excelente quantidade de nutrientes e claro, uma doce maior ainda de sabor.

Sálvia em molhos e sopas

A sálvia funciona em todos os tipos de sopas e molhos. Quando combinada com a salsa italiana, faz um molho poderoso. A sálvia adiciona outra dimensão a um molho de tomate clássico e é perfeita em diversos molhos para massas.

Saladas com sálvia

Enquanto a sálvia não é uma erva de salada tradicional como o manjericão ou o coentro, pode funcionar quando combinada com os ingredientes certos. Você pode combinar as folhas de sálvia com as mais diversas variedades de legumes e verduras.

Pães e massas com sálvia

Pães e massas caseiras podem ser facilmente aromatizados com um pouco de óleo infundido de sálvia ou a manteiga de sálvia. A planta também pode ser misturado na massa para uma explosão de sabor. Por que não tentar combinar a sálvia e uma cebola em uma pasta para aplicar em um pão ou qualquer outro tipo de massa?

Sobremesas com sálvia

Todas as formas de ervas podem dar uma perfumada a deleites doces. Aproveite a sálvia em um bolo de limão, um sorvete doce ou até uma mousse. Seja criativo com o uso da sálvia e você será premiado com diversas combinações saborosas.

Bebidas com sálvia

Sage adiciona um nível extra de refresco para tudo, desde sucos de desintoxicação até favoritos de coquetéis. Se refresque com uma infusão de laranja, limão e sálvia; um chá gelado ou um jarro de limonada com sálvia. À noite, combine água tônica, vodka de laranja e sálvia para uma bebida relaxante.

Sálvia como erva medicinal para sua saúde

Historicamente usada para doenças que vão desde transtornos mentais até desconforto gastrointestinal, hoje ainda acredita-se que a sálvia melhore a saúde e o bem-estar de várias formas:

Óleo curativo de sálvia

Aproveite os potentes poderes de cura da sálvia em um óleo caseiro. Embora seja um processo complexo, destilar seus próprios óleos essenciais pode ser muito gratificante. Para fazer um óleo de sálvia um pouco menos potente, um processo muito mais simples, infunda a erva seca em um óleo transportador como jojoba ou azeite por três a seis semanas. Este óleo anti-inflamatório e antibacteriano pode ser usado para melhorar a memória e a atenção, como um gargarejo para dor de garganta e para dar uma massagem que elimina dores localizadas.

Sálvia para problemas na boca e garganta

A sálvia é comumente usada em chás ou como um gargarejo para matar a dor de dor de garganta, feridas na boca, gengivite, laringite e tosse graças às suas qualidades adstringentes, anti-sépticas e antibacterianas. Se você tem uma dor de dente, misture uma colher de sopa de sal marinho com duas colheres de sopa de sálvia seca com um pouco de água. Bocheche isso em torno de sua boca por alguns minutos antes de cuspir.

Auxílio da função digestiva

Uma xícara de chá de sálvia após as refeições pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como gases ou inchaço. Uma colher de óleo de azeite infundida de sálvia pode ajudar a aliviar contra a constipação.

Memória e intervalo de atenção aprimorados

Vários estudos demonstraram a capacidade da sálvia para melhorar a memória, a capacidade de atenção, o estado de alerta e o humor. Mesmo aqueles com doença de Alzheimer demonstraram ter uma melhor função cognitiva e comportamento após quatro meses de tratamento com a sálvia. Adicione o óleo de sálvia a um difusor de aromas, ou inspire o cheiro de uma panela de chá de sálvia para maior atenção e cognição.

Desodorante natural do corpo

O uso de antitranspirantes convencionais e desodorantes pode simplesmente adicionar mais produtos químicos à sua carga tóxica. Para melhorar a saúde e o bem do ambiente, abrace maneiras naturais de cheirar bem, inclusive comendo mais sálvia; Ervas como a sálvia, manjericão, salsa, hortelã e alecrim são ditos serem desodorantes corporais naturais quando comidos ou consumidos como suco regularmente.

Sálvia para limpar o ar de impurezas

A queima de ervas tem sido usada há milhares de anos para limpar o ar de impurezas como bactérias e vírus. O manuseio também é usado como um ritual místico tradicional, mudando, limpando e deslocando o ar circundante, e muitas vezes é usado para elevar as vibrações do lar. A sálvia é, de longe, a erva mais popular para esse procedimento. Simplesmente pegue um feixe seco de sálvia, acenda-o, apague rapidamente a chama e permita que a fumaça flua em torno da casa.

Sálvia para reduzir os sintomas da menopausa

Algumas pesquisas sugerem que tomar um extrato de sálvia comum por oito semanas pode melhorar os sintomas da menopausa, especialmente ondas de calor.

Aliviar o congestionamento nasal

Sage trabalha de forma semelhante ao eucalipto para aliviar bronquite e congestão afrouxando o muco, evitando o crescimento bacteriano e aliviando o revestimento irritado dos tubos brônquicos. Adicione uma colher de sopa de sálvia seca, um punhado de folhas frescas ou algumas gotas de óleo de sálvia para três xícaras de água e leve a ferver. Transfira imediatamente para uma grande tigela. Coloque uma toalha sobre sua cabeça e incline-se sobre a tigela, respirando os vapores curativos por até dez minutos. Esse processo pode ser repetido várias vezes ao dia até que os sintomas melhorem.

Limpador doméstico natural

Graças aos seus efeitos antimicrobianos e antifúngicos, a sálvia faz uma limpeza cozinha eficaz e totalmente natural como agente de limpeza do banheiro, especialmente quando combinada com vinagre branco. A pesquisa até mostrou que a sálvia era efetiva contra E. coli e salmonella. Faça sua mistura e tenha uma limpeza ótima em casa.

Escureça o cabelo cinza com a sálvia

Faça o seu próprio enxágue de vinagre para esconder os cabelos grisalhos sem o uso de corantes ásperos. Misture a sálvia ou o óleo de sálvia em uma máscara para os cabelos 1 a 3 vezes por semana e comece a ver os resultados rapidamente.

Benefícios para a pele pele

Use o óleo de sálvia topicamente para diminuir os sinais de envelhecimento, prevenir cicatrizes e crescimento bacteriano e como uma loção hidratante natural.

Como vocês usam a sálvia? Que outras utilidades ela tem em suas rotinas?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.