Abandonar o açúcar refinado pode ser difícil. Mas dado que o nível de açúcar pode ser incrivelmente prejudicial, definitivamente vale o esforço. Felizmente, há alguns adoçantes que são realmente bons para sua saúde. Eles são baixos em calorias, baixos em frutose e saboreiam muito doce.

Sabendo que não existe apenas 1 melhor adoçante, elegemos os melhores para que vocês escolham aquele com o melhor gosto para seus alimentos.

Qual o melhor adoçante: stevia

A stevia é um adoçante muito popular em baixas calorias. É extraído das folhas de uma planta chamada Stevia rebaudiana. Existem vários compostos doces encontrados nas folhas de Stevia, e alguns deles são muitas vezes mais doces que o açúcar. A vantagem da stevia é que é muito doce, mas praticamente não possui calorias.

Existem alguns estudos em seres humanos que mostram Stevia para ter benefícios para a saúde: Quando a pressão arterial é alta, Stevia pode diminuí-la em 6% a 14%. No entanto, não tem efeito sobre a pressão arterial normal ou apenas levemente elevada. A Stevia demonstrou diminuir os níveis de açúcar no sangue em diabéticos. Há também estudos em ratos que mostram que stevia pode melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir o colesterol LDL oxidado e reduzir a formação de placa nas artérias.

Se você precisar adoçar algo, stevia pode ser a escolha mais saudável. No entanto, muitas pessoas realmente odeiam o sabor da Stevia. Depende da marca, porém, e você precisará experimentar para encontrar uma que você gosta.

Em resumo, a estevia é um adoçante natural, sem calorias, que pode diminuir a pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue.

Qual o melhor adoçante: eritritol

Eritritol é outro edulcorante com baixas calorias. É um álcool de açúcar que é encontrado naturalmente em certas frutas, mas se você está comprando eritritol em pó, provavelmente será feito através de um processo industrial.

Contém 0,24 calorias por grama, ou cerca de 6% das calorias como açúcar, com 70% da doçura. O eritritol não aumenta os níveis de açúcar no sangue ou de insulina e não tem efeito sobre biomarcadores, como colesterol ou triglicerídeos. É absorvido no corpo pelo intestino, mas eventualmente excretado dos rins inalterados.

Estudos mostram que o eritritol é muito seguro. No entanto, assim como com outros álcoois de açúcar, pode causar problemas digestivos se você consumir demais de cada vez. Ele tem um sabor muito parecido com o açúcar, embora possa ter um sabor suave que persiste após o consumo.

O eritritol não é “saudável”, por assim dizer, mas certamente não parece prejudicial de nenhuma maneira e parece ser melhor tolerado do que a maioria dos outros álcoois de açúcar.

Em resumo, o eritritol é um álcool de açúcar que é muito doce, mas baixo em calorias. Estudos mostram que é muito seguro consumir, embora possa causar problemas digestivos em altas doses.

Adoçantes

O adoçante certo adicionará um bom gosto para suas bebidas e também trará mais saúde para você e sua família. (Foto; The Daily Meal)

Qual o melhor adoçante: xilitol

O xilitol é um álcool de açúcar com uma doçura semelhante ao açúcar. Contém 2,4 calorias por grama, ou cerca de dois terços do valor calórico do açúcar. O xilitol parece ter alguns benefícios para a saúde dentária, reduzindo o risco de cáries. Também pode melhorar a densidade óssea, ajudando a prevenir a osteoporose. O xilitol não aumenta os níveis de açúcar ou de insulina no sangue.

No entanto, como com outros álcoois de açúcar, pode causar efeitos colaterais digestivos em doses elevadas. Se você tem um cachorro em sua casa, então você pode querer manter o xilitol fora da casa porque é altamente tóxico para cães.

Em resumo, xilitol é um adoçante muito popular. É um álcool de açúcar, com cerca de 2,4 calorias por grama. Possui alguns benefícios dentários e pode melhorar a densidade óssea e reduzir o risco de osteoporose.

Qual o melhor adoçante: xarope de Yacon

É colhido da planta de Yacon, que cresce nativamente nos Andes na América do Sul. Este adoçante recentemente tornou-se popular como um suplemento de perda de peso, porque um estudo descobriu que causou perda significativa de peso em mulheres com sobrepeso.

É muito alto em fruto-oligossacarídeos, que funcionam como fibras solúveis que alimentam as bactérias boas no intestino. O xarope de Yacon pode ajudar contra a constipação e tem vários benefícios devido à alta quantidade de fibra solúvel. Mas não coma demais de cada vez, pois pode causar problemas digestivos.

Em resumo, o xarope de Yacon é muito alto em fruto-oligossacarídeos, que alimentam as bactérias boas no intestino. Pode ser útil contra a constipação e pode ajudá-lo a perder peso.

E quanto aos açúcares “menos ruins” como o mel?

Existem vários adoçantes populares que as pessoas conscientes da saúde costumam comer em vez de açúcar. Isso inclui açúcar de coco, melado, mel e xarope de bordo. Mas eles realmente não são muito diferentes do açúcar.

Eles podem conter quantidades ligeiramente menores de frutose e uma pequena quantidade de nutrientes, mas seu fígado realmente não será capaz de dizer a diferença.

No entanto, os efeitos nocivos do açúcar dependem completamente do contexto. A maioria dos estudos é feito em pessoas que já estão comendo uma dieta de carboidratos com alto teor de carboidratos.

Para essas pessoas, especialmente aqueles com excesso de peso e/ou resistentes à insulina, grandes quantidades de açúcar são francamente tóxicas.

Existem algumas pessoas que podem querer evitar os adoçantes à base de açúcar por completo. Isso inclui os viciados em alimentos, comedores compulsivos e pessoas que estão em uma dieta muito baixa em carboidratos e cetogênicos.

Outras pessoas podem comer açúcar em pequenas quantidades sem se prejudicar. Ainda são calorias vazias e ainda será ruim para seus dentes, mas isso não irá prejudicar seu metabolismo, te causar gorduras no fígado ou acabar destruindo sua saúde.

Se você é uma daquelas pessoas que comem coisas saudáveis, mas gosta de assar coisas com ingredientes saudáveis, então não vejo um problema com o uso de adoçantes naturais à base de açúcar, como o mel, desde que a maioria da sua dieta seja baseada em comida real. No contexto de uma dieta saudável, baseada em alimentos reais, pequenas quantidades desses açúcares naturais não causarão danos.

Qual adoçante você usa? Por que?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.