Todo mundo arrota. O gás é uma parte normal da vida. É como seu sistema digestivo expele o excesso de ar para que você não exploda como um balão toda vez que bebe um refrigerante. Um arroto choco, porém, são arrotos que cheiram a ovos podres. A maioria dos arrotos vem do ar engolido que fica preso no esôfago e volta para a frente, sem nunca chegar ao estômago. Mas parte do ar que você engole passa pelo esôfago até o estômago, onde se mistura com os gases digestivos antes de ser repicada. Esses gases digestivos, ou seja, gás sulfídrico, são a fonte do seu odor de arroto. Arrotos chocos são normalmente inofensivos, mas se o seu arroto se torna excessivo, pode sinalizar um problema digestivo subjacente.

Consulte um médico se o problema é frequente antes de buscar qualquer tratamento natural.

Arroto choco: causas

Existem várias condições que podem causar arrotos que cheiram a enxofre. Esses incluem:

Alimentos ricos em enxofre

A maioria dos arrotos de enxofre é causada por algo que você comeu. Certos alimentos são mais ricos em enxofre do que outros. Quando seu corpo quebra esses compostos de enxofre, seu gás pode cheirar pior.

Infecção bacteriana

Há uma infecção estomacal comum causada por um tipo de bactéria chamada Helicobacter pylori (H. pylori). É tão comum que possa estar presente em mais da metade da população mundial. Por razões desconhecidas, apenas algumas pessoas apresentam sintomas. Os sintomas de uma infecção por H. pylori podem incluir arrotos frequentes, inchaço, náusea e dor abdominal.

DRGE

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é um tipo de refluxo ácido crônico. O ácido do estômago, que pode cheirar a enxofre, sobe para o esôfago, causando azia. Às vezes, o conteúdo do estômago é parcialmente regurgitado.

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal (DII) é um grupo de distúrbios que causam inflamação no trato digestivo, incluindo a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Os sintomas digestivos dessas condições podem ser bastante graves.

Intolerâncias alimentares

As intolerâncias alimentares ocorrem quando o sistema digestivo reage mal a um determinado alimento, causando sintomas de desconforto digestivo, como gases, náuseas e diarréia. A lactose, que é encontrada no leite e outros produtos lácteos, é um irritante digestivo comum. Muitas pessoas também são intolerantes ao glúten, que é encontrado no trigo, cevada e aveia.

Síndrome do intestino irritável

Síndrome do intestino irritável é uma condição digestiva crônica que afeta o intestino grosso. Os sintomas incluem gases, inchaço, dor abdominal, cólicas e diarreia ou constipação.

Arroto choco

O arroto choco pode prejudicar seu dia a dia, e um bom cuidado pode evitar esse incômodo. (Foto: Doctors Health Press)

Arroto choco: como melhorar?

Veja algumas soluções práticas para melhorar seu arroto choco e acabar com o problema.

Cúrcuma/Açafrão

Açafrão é um tempero popular indiano que tem sido usado na medicina tradicional Ayuvérdica por mais de 4.000 anos. Entre outras coisas, é usado para reduzir o gás e aliviar a azia. Um estudo descobriu que as pessoas que tomam suplementos de açafrão apresentaram melhora estatisticamente significativa na flatulência e nos sintomas de azia. Em um estudo, os sintomas da síndrome do intestino irritável melhoraram em dois terços dos participantes do estudo que tomaram extrato de cúrcuma.

Chá verde

O chá verde ajuda na digestão e promove a saúde geral. Em muitas culturas, o chá de hortelã é o melhor tratamento para uma indisposição estomacal. Um chá verde com sabor de menta tem a vantagem de refrescar o hálito. O chá de camomila é outro remédio natural para o gás. Também pode ajudá-lo a relaxar e ter uma noite de sono tranquila.

Erva-doce/Funcho

O funcho é um tratamento tradicional para fortalecer e acalmar o sistema digestivo. Muitas pessoas na Índia mastigam sementes de funcho depois de cada refeição. O funcho também pode ser tomado como um chá para reduzir o gás e o inchaço. Até refresca a respiração.

Cominho

Um estudo de sugeriu que o extrato de cominho melhorou os sintomas da síndrome do intestino irritável, incluindo gases e inchaço. Outro estudo sugeriu que o cominho preto funciona efetivamente como um antibiótico para combater a infecção digestiva comum H. pylori. Pode também tratar os sintomas da dispepsia (azia).

Anis

Anis é uma planta que tem gosto de alcaçuz preto. Pode ajudar a combater o gás e tem propriedades antimicrobianas comprovadas que podem ajudar a prevenir infecções digestivas. É melhor tomar chá ou extrato.

Alcaravia

As sementes de alcaravia foram usadas na cura medicinal desde os tempos dos antigos gregos. As pessoas ainda as usam hoje em todo o mundo para uma variedade de propósitos diferentes, incluindo flatulência, indigestão e azia. Tente preparar uma colher de chá de sementes de cominho em 1 litro de água fervente para fazer um chá calmante. As sementes de alcaravia também têm um efeito antibiótico e mostraram-se promissoras no tratamento de infecções digestivas comuns, como H. pylori.

Gengibre

O gengibre é uma cura comum do tipo “faça você mesmo” para o gás. Tente preparar um delicioso chá de gengibre ou trabalhe um pouco de gengibre fresco na sua próxima receita. Mas pule o ginger ale, que pode realmente aumentar a quantidade de gás no corpo. Aqui estão os fatos sobre gengibre e refluxo ácido.

Probióticos

Os probióticos contêm boas bactérias que promovem a digestão saudável. Essas boas bactérias podem substituir algumas das bactérias ruins que causam esse subproduto de gás fedorento.

O que é bom para evitar o arroto choco?

Eliminar os alimentos ricos em enxofre da sua dieta pode ajudar a reduzir o odor dos seus arrotos. Legumes e alimentos ricos em enxofre incluem:

  • Brócolis
  • Couve de Bruxelas
  • Couve
  • Rúcula
  • Vouve-flor
  • Bok choy
  • Mostarda verde
  • Repolho
  • Rabanete
  • Nabo
  • Agrião
  • Cerveja
  • Ovos
  • Carnes
  • Aves domésticas
  • Peixe
  • Lentilhas e feijões
  • Nozes
  • Sementes
  • Tofu

Evite certas atividades para evitar a deglutição de ar, tais como:

  • Beber bebidas carbonatadas (refrigerante e cerveja)
  • Engolir ar antes de arrotar
  • Usando dentaduras mal ajustadas
  • Goma de mascar
  • Chupando balas duras
  • Fumar
  • Comer ou beber muito rapidamente
  • Beber de um canudo

Os arrotos chocos podem ser irritantes, mas eles raramente são um sinal de um problema sério. Alguns remédios alternativos tem sido usados ​​há milhares de anos para tratar uma variedade de problemas no estômago e na digestão. Veja se essas opções ajudam você.

Quase todos os casos de arrotos fedorentos não são nada para se preocupar. No entanto, se você tiver algum sintoma novo ou houver alterações súbitas, consulte seu médico.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.