Refluxo ácido, ou refluxo gastroesofágico, é uma condição onde ácidos no estômago “sobem” para o esôfago. O esfíncter esofágico atua como uma válvula localizada entre o estômago e o esófago. Quando a válvula não fecha corretamente depois de comer certos alimentos, o ácido do estômago não permanece no estômago e flui de volta para o esôfago. Os sintomas associados com refluxo de ácido incluem um gosto amargo na parte de trás da boca ou vômitos. A doença do refluxo gastroesofágico é muitas vezes considerado um tipo de refluxo ácido, mas é realmente uma condição mais crônica. Os mesmos sintomas estão associados, mas também pode incluir tosse ou dificuldade em engolir. A doença do refluxo pode levar a problemas mais graves, como úlceras ou estreitamento do esôfago. Por último, indigestão ácida está intimamente relacionada com o refluxo ácido e a doença do refluxo, mas os sintomas diferem ligeiramente. Indigestão ácida geralmente provoca uma sensação de queimadura no peito ou na garganta e é devido a um refluxo de ácido no estômago, muitas vezes referida como azia.

Se não tomados os cuidados apropriados, até as cordas vocais podem ser afetadas pela acidez do refluxo. Por isso, além de adotar receitas naturais para refluxo e remédios naturais para aliviar o refluxo, o acompanhamento médico é importante para direcionar o tratamento de forma apropriada e acompanhar os tratamentos naturais para refluxo que você tem feito em casa.

Evite as causas do refluxo

Existem muitas causas de refluxo ácido. No entanto, os medicamentos e as escolhas alimentares são as causas mais comuns. Certos medicamentos, como aspirina, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, podem causar problemas gástricos crônicos. Juntamente com medicamentos, alimentos fritos ou gordurosos, chocolate, bebidas carbonatadas e cafeína podem contribuir para os sintomas de refluxo do ácido. Fatores de estilo de vida, tais como obesidade, tabagismo e estresse são outras causas conhecidas de refluxo ácido. Condições médicas, como a gravidez ou hérnia de hiato podem aumentar o risco de ocorrência de sintomas de refluxo ácido. Trocar tais medicamentos e adotar uma dieta mais equilibrada são eficientes tratamentos naturais para o refluxo podendo, inclusive, curar completamente o problema.

Refluxo e outras doenças

Em alguns casos, o refluxo pode estar associado a problemas de saúde mais graves, tais como uma alimentação pobre em nutrientes ou estresse grave. (Foto: turbocharged.us.com)

Previna o refluxo naturalmente

Um remédio para prevenir o refluxo ácido pode ser tão fácil quanto mudar o seu guarda-roupa. Roupas que se encaixam e apertam em torno do abdômen podem apertar o estômago e forçar comida contra o esfíncter esofágico. Este, por sua vez, provoca o ácido alimentar a voltar e o refluxo no esôfago. Ao escolher roupas, não use cintos apertados ou calças de brim, ou roupas de baixo modeladoras que possam espremer o estômago. Vestie roupas apertadas depois de comer uma grande refeição pode especialmente induzir os sintomas de refluxo ácido. Roupas bem ajustadas, mas não muito apertadas, são ideais para evitar o refluxo.

Alimentos que causam o refluxo

O melhor remédio natural contra o refluxo é a prevenção. Como mencionado acima, os alimentos são frequentemente a causa mais comum dos sintomas de refluxo. Os alimentos que causam refluxo são bebidas com cafeína, como café e chás, álcool, frituras ou alimentos gordurosos, chocolate e sucos cítricos. Alimentos apimentados são muitas vezes considerados responsáveis pelo refluxo, mas isso nem sempre é verdade. Às vezes, comer grandes porções podem contribuir para sintomas de refluxo. Para aqueles que sofrem com azia ou outras condições de refluxo, comer porções menores e ser seletivo sobre as escolhas alimentares são as formas mais eficazes para curar o refluxo de forma natural. Acompanhando o consumo de alimentos com um diário alimentar é recomendando, pois ajuda a determinar quais os alimentos que mais freqüentemente causam os sintomas de refluxo ácido e azia. Limitar o consumo dos alimentos desencadeantes é um método eficaz para evitar o refluxo. Além disso, sentar-se por 45 minutos após uma refeição pode ajudar a reduzir a incidência de refluxo. Da mesma forma, comer pelo menos duas a três horas antes de deitar pode diminuir os sintomas de refluxo ácido noturno.

Alimentos para curar o refluxo

Assim como determinados alimentos podem contribuir para a azia, existem outros alimentos que podem ajudar a curar o refluxo. Iogurte, probióticos e kefir são os alimentos mais conhecidos que podem inibir o refluxo gástrico, devido à presença de bactérias saudáveis. Alguns legumes, como cenouras e brócolis, também podem curar naturalmente refluxo. Brócolis contém um composto chamado sulforafano que inibe o crescimento de certas bactérias que causam doenças gastrointestinais. O tratamento com brotos de brócolis ricos em sulforafano parece aumentar a mucosa gástrica contra os danos e agressões de bactérias e do ácido gástrico. Inclua boas doses destes alimentos no seu cardápio semanal para evitar o refluxo.

Probióticos

As culturas de bactérias em probióticos, tais como Lactobacillus, são conhecidas por auxiliar numa variedade de doenças do estômago, incluindo azia e refluxo. Os probióticos são bactérias saudáveis e amigáveis ​​que revestem o trato intestinal. Probióticos podem ajudar a manter um equilíbrio no sistema digestivo entre bactérias boas e bactérias nocivas. Alguns suplementos probióticos precisam ser refrigerados para obter melhores resultados no tratamento natural ao refluxo.

Remédios naturais de ervas para refluxo

Alcaçuz e hortelã podem promover a cura natural para refluxo. O alcaçuz ajuda a proteger contra danos no estômago causados por medicamentos anti-inflamatórios, protegendo contra úlceras gástricas causadas por alguns medicamentos. A dosagem recomendada de extrato de alcaçuz é de 250 a 500 mg, três vezes por dia, mastigados ou uma hora antes ou duas horas depois das refeições. Óleo de hortelã-pimenta também é recomendado para o alívio natural das condições gástricas. O tratamento com óleo de hortelã-pimenta melhora os sintomas de problemas abdominais, tais como gases e refluxo. Hortelã-pimenta pode ser consumido em uma pastilha de duas a três vezes por dia, ou em sucos verdes batidos, incluindo probióticos.

Quais receitas naturais você recomenda para o refluxo? O que já funcionou e o que piora seu refluxo?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.