O queijo pode ser delicioso e uma grande fonte de proteína magra, cálcio, fósforo e outros benefícios para a saúde, se você escolher as variedades certas. Escolhemos 5 dos queijos mais saudáveis para sua dieta. Vale lembrar: consulte um nutricionista antes de fazer mudanças na dieta, garantindo que você está recebendo todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.

Queijo saudável para dieta: Queijo Minas

Um componente chave da culinária mineira, o queijo Minas é menor em gordura e calorias do que a maioria dos queijos. 1 porção de 30 gramas tem 4,5 gramas de proteína e apenas 63,6 calorias.

O sabor suave do queijo Minas significa que você pode incluí-lo nas mais diversas receitas sem o perigo delas ficarem todas com um gosto forte de queijo. É uma ótima escolha para uso em saladas, sopas, e lancher. Também combina bem com produtos mais doces, como uma deliciosa goiabada ou doce de leite.

Queijo de corda, cabacinha, queijo trançado

Para começar, se você escolher o queijo de corda feito de mussarela parcialmente desnatada, ele é baixo em calorias e rico em proteínas: uma porção de 30 g tem 71 calorias e 7 gramas de proteína.

O que é melhor, queijo de corda não é um queijo processado. Apenas certifique-se de comprar queijo de corda que é 100 por cento mussarela. O queijo trançado é rápido e fácil para consumo, e derrete com muita facilidade, tornando-o apropriado para lanches que podem ser esquentados e molhos.

Tipos de queijo para consumo

Geralmente, os queijos brancos são mais saudáveis, enquanto os queijos amarelos possuem mais calorias. É bom variar entre eles um pouco, porém, para diversificar sua dieta e nutrientes ingeridos. (Foto: Flexitarian Bristol)

Queijo parmesão para sua dieta saudável!

O parmesão é uma ótima escolha porque pequenas quantidades carregam um sabor forte. O parmesão é relativamente baixo em calorias, com 110 em uma porção de 30 g, mas é alto em sódio, com 449 miligramas para o mesmo tamanho de porção. Por isso, consuma com moderação. Experimente raspar pedaços em uma salada ou comer pequenas fatias com maçãs maduras ou peras, além de ralar sobre massas e pizzas.

Queijo light caseiro: queijo suíço!

O suíço é outro queijo forte que é bom para você. A textura cheia de buracos é uma das mais clássicas, com aquele sentimento de “lar, doce lar” dos filmes e desenhos animado de infância. É um queijo popular, e há versões de vários tipos, desde baixo teor de sódio até versões light com baixo teor de gordura; É fácil encontrar uma versão que se adapta às suas necessidades dietéticas.

Como um queijo duro, o queijo suíço também é mais rico em fósforo do que quase todos os queijos macios. Cálcio e fósforo são fundamentais para a formação óssea e para a manutenção da densidade óssea, algo essencial principalmente para as mulheres de qualquer idade.

Experimente adicionar uma fatia ao seu sanduíche ou ralar alguns pedaços com ovos. As fatias pequenas ou os cubos fazem dele um bom lanchinho, especialmente com frutas em vez dos biscoitos.

Tipos de queijo branco magro: queijo cottage

Há uma razão pela qual nutricionistas amam o queijo cottage: é alto em proteína, baixo em gordura, e versátil o suficiente para adicionar a qualquer refeição ou lanche. Você pode comê-lo com quase qualquer coisa: legumes para um prato salgado, ou adicionar frutas e canela e torná-lo doce.

Uma porção de 30 g de queijo cottage de baixo teor de gordura tem 3 gramas de proteína e apenas 20 calorias. Como todos os queijos, também é rico em cálcio.

O queijo cottage pode ter uma grande quantidade de sódio, especialmente quando é de baixo teor de gordura Certifique-se de verificar o rótulo de nutrição no recipiente antes de comprá-lo. Algumas empresas, fazem versões sem sal adicionado.

Mas e os outros queijos?

Você deve ter sentido falta da ricota, do queijo coalho, ou de comparações entre outros tipos de queijo, sobre qual é mais saudável. Mas conversando com nutricionistas para fazer esse artigo, eles foram unânimes sobre uma coisa: qualquer queijo é saudável, desde que consumido com moderação. Os queijos da lista ganharam destaque principalmente pela alta quantidade de proteína, e pelo sabor diversificado. Não significa que uma mussarela é sempre menos saudável que o queijo cottage, por exemplo, Só mostra algumas opções que tem mais nutrientes essenciais do que outros. Mas diversificando e controlando a dieta, que mal tem misturar vários queijos? Nenhum!

Você consome quais queijos na sua dieta? Quais queijos você mais gosta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.