Você pode até entrar em dúvidas, mas estes três alimentos, apesar de nomes e até gostos parecidos. Porém, castanha de caju, castanha do Pará e nozes são 3 alimentos diferentes e vamos explicar um pouco de cada uma delas com este artigo para que você consiga incrementar mais sua dieta.

Castanha de caju

A castanha de caju é um petisco e fonte de alimento popular. Castanha de caju, ao contrário de outras “nozes oleosas”, contêm amido em cerca de 10% de seu peso. Isso as torna mais eficazes do que outras nozes em espessamento de pratos à base de água, como sopas, guisados ​​de carne e algumas sobremesas à base de leite. Muitos pratos do sudeste asiático e cozinhas asiáticas usam a castanha do caju para esta característica incomum, ao invés de outras opções parecidas. A casca da castanha de caju é tóxica, razão pela qual a casca é removida antes de ser vendida aos consumidores.

Castanha do Pará

A árvore de castanha do Pará é nativa das Guianas, Venezuela, Brasil, leste da Colômbia, leste do Peru e leste da Bolívia. Ela ocorre como árvores espalhadas em grandes florestas nas margens do Amazonas, Rio Negro, Tapajós e o Orinoco.

A castanha do Brasil é uma grande árvore, chegando a 50 metros de altura e com um tronco de 1 a 2 metros de diâmetro, tornando-se entre as maiores árvores da floresta amazônica. Pode viver por 500 anos ou mais, e de acordo com alguns especialistas, frequentemente chega a uma idade de 1.000 anos. O caule é reto e geralmente sem ramos para bem mais de metade da altura da árvore, com uma grande coroa emergente de ramos longos acima.

O famoso alimento Castanha do Pará tem 18% de proteína, 13% de carboidratos, e 69% de gordura, em peso, e 91% das calorias provenientes da gordura. A quebra de gordura é em cerca de 25% saturada, 41% monoinsaturada e 34% poliinsaturada. Devido ao seu alto teor de gordura poliinsaturada, principalmente em ácidos graxos ômega-6, a castanha do Pará em breve se torna rançosa.

Diferenças entre frutas oleosas

Estas frutas são deliciosas e bem diferentes umas das outras. (Foto: www.blogdocatarino.com)

Nutricionalmente, castanhas do Pará são uma boa fonte de algumas vitaminas e minerais. Um copo (133 gramas) de castanhas contém a vitamina tiamina (0,8 mg-55% do valor diário) e vitamina E (7,6 mg, 38% do valor diário); minerais: cálcio (213 mg-21% do valor diário), magnésio (500 mg-125% do valor diário), fósforo (946 mg, 96%do valor diário), cobre (2,3 mg, 116% do valor diário) e manganês (1,6 mg, 81% do valor diário). Elas são, talvez, a fonte mais rica de selênio na dieta com 28g a cada 6 castanhas e podem conter até 544 mg.  Isto é 10 vezes o permitido para adultos, mais até do que a superior tolerável nível de ingestão, embora a quantidade de selênio dentro de lotes de castanhas do Pará varia muito.

Nozes

A noz é uma semente comestível de qualquer árvore do gênero Juglans, especialmente nogueiras persas ou inglesas. Os frutos quebrados da noz preta oriental da árvore de Juglans nigra também estão disponíveis comercialmente em pequenas quantidades.

Nozes são uma fonte de alta densidade de nutrientes, particularmente proteínas e ácidos graxos essenciais. Nozes, como outras sementes, devem ser processadas ​​e armazenadas adequadamente. Armazenamento pobre faz nozes suscetíveis à infestação de insetos, fungos e mofo, este último produzindo a aflatoxina, um potente cancerígeno. Um infestado lote de sementes de nogueira não devem ser consumidos, todo o lote deve ser descartado.

Nozes são arredondadas, com sementes únicas de frutas de caroço da nogueira. O fruto de nogueira é cercado por uma casca verde, dura . Esta casca não é comestível. Após a colheita , a remoção da casca revela o enrugado de casca de noz, o qual está dividido em duas metades. Este escudo é duro e envolve o núcleo, que também é constituído por duas metades separadas por uma divisória . Os grãos de sementes, geralmente disponíveis como nozes sem casca, são colocados em um revestimento de semente marrom, que contém antioxidantes. Os antioxidantes protegem a semente rica em óleo do oxigênio atmosférico, impedindo assim o ranço.

Considerações finais

O importante aqui é que elas tem propriedades nutricionais parecidas. Ou seja, comer de todas elas pode acabar te dando uma indigestão ou problemas intestinais. Todo cuidado é pouco na hora da alimentação e o ideal é você se consultar com um nutricionista antes de inserir essa quantidade de sementes nela.

Alguma dúvida ficou? Se ficou, não deixem de comentar no espaço abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Castanha de Caju, Castanha do Pará e Nozes são as mesmas coisas?”

  1. Maria

    Boa tarde.

    Uma duvida, a castanha, e a nozes não contem gordura, para,
    Quem tem colesterol alto?
    ATT:
    Maria!