Se você está preocupado com o seu colesterol, doença cardíaca ou outra doença crônica, considere a adição de farelo de aveia na sua dieta. O farelo ou farinha de aveia é um alimento rico em fibras, que pode reduzir o colesterol e proporcionar uma série de outros benefícios para a saúde. Para obter o máximo de benefícios para a saúde com o farelo de aveia integral, torne-o uma parte de sua dieta diária. Antes de modificar sua dieta, verifique com seu nutricionista ou médico para descobrir a quantidade certa e saudável para você.

Farelo de aveia: Benefícios

Vamos destacar os benefícios do farelo de aveia que já foram comprovados em pesquisas.

Farelo de aveia para reduzir o colesterol

Um dos principais benefícios do farelo de aveia é a sua capacidade de reduzir o colesterol. Em um estudo realizado, a beta-glucana, principal fibra solúvel no farelo de aveia, mostrou níveis de colesterol total e LDL significativamente menor (ou colesterol “ruim”). A fibra de farelo de aveia se liga com a bílis rica em colesterol para aumentar a quantidade de colesterol que é excretado. O farelo de aveia também ajuda a reduzir a quantidade de colesterol absorvida a partir dos alimentos que você come. Reduzir o colesterol pode ajudar a prevenir o acúmulo de placas perigosas em suas artérias.

Farelo de aveia e Doenças Cardiovasculares

Uma segunda vantagem de farelo de aveia é a prevenção de doenças cardiovasculares. Em um estudo de pacientes com um risco aumentado para a doença cardíaca coronária, descobriu-se que o farelo de aveia reduziu total e lipoproteína de baixa densidade. Altos níveis de colesterol podem resultar no acúmulo de placas nas artérias e levar a pressão arterial alta e doenças cardíacas, o que pode resultar em um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. O farelo de aveia tem sido mostrado para reduzir estes riscos.

Farelo de aveia e diabetes

Um terceiro benefício de farelo de aveia é a sua capacidade para produzir melhorias a longo prazo em seu nível de açúcar no sangue após uma refeição, como foi demonstrado em um estudo. Farelo de aveia ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue longe de ficar muito altos depois de uma refeição, diminuindo a digestão dos carboidratos e reduzindo a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea. Ele também pode melhorar os níveis de açúcar no sangue , aumentando a sensibilidade à insulina, que ajuda a limpar o açúcar do sangue.

Consumindo o farelo de aveia

Para maiores benefícios, consuma o farelo de aveia integral em porções espalhadas pelas refeições durante o dia. (Foto: www.purcellmountainfarms.com)

Farelo de aveia para prisão de ventre

A fibra de farelo de aveia pode mantê-lo longe de tornar-se constipado, aumentando o volume de suas fezes e ajudando a mantê-la macia . Em um estudo, os pesquisadores descobriram que a adição de biscoitos de farelo de aveia à dieta diária dos pacientes produziram uma melhora acentuada na frequência intestinal e consistência. Você pode tornar-se constipado se sua dieta é carente em fibras. Não beber bastante líquido em uma dieta rica em fibras também pode levar à constipação . Por outro lado, a adição de farelo de aveia para refeições e lanches e muita bebida de líquidos pode ajudar a prevenir a constipação, mantendo suas fezes moles e fáceis de se mover.

Farelo de aveia: Calorias

Em 1/4 de xícara de farelo ou farinha de aveia, você tem apenas 58 calorias.

Farelo de aveia engorda?

Se você está tentando perder peso, comer farelo de aveia pode ajudar. A fibra pode ajudar a promover a perda de peso através da absorção de água, o alimento passa através do intestino, causando um aumento na massa e criando uma sensação de plenitude. Fibra também retarda a digestão e absorção dos alimentos, retardando a fome. Como resultado, você pode consumir menos calorias, o que pode ajudar na perda de peso. Além disso, ao ajudar no controle do açúcar no sangue, o farelo de aveia contribui para manter a gordura acumulada longe.

Farelo de aveia: Como consumir?

Você pode buscar por receitas com farelo de aveia que são bem diversas e saborosas. Ou você pode consumir o farelo de aveia misturando com sua alimentação normal, seja em vitaminas, sucos, saladas de frutas e os mais diversos pratos. Geralmente, são mais usados para fazer massas de pães e bolinhosraramente usados em receitas salgadas. Mas quem sabe você não varia uma receita e cria uma versão salgada para o farelo de aveia ser usado?

Farelo de aveia: Onde comprar?

Supermercados, lojas de alimentos naturais e online. A aveia é um suplemento natural muito popular e que está disponível em suas mais diversas formas em todos os lugares. Você pode comprar a aveia integral inteira e depois triturar em um liquidificador, triturador ou processador de alimentos.

Quais receitas com farelo de aveia você recomenda? Onde e como você usa o farelo de aveia na sua dieta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.