Você acorda de mau humor? Você vive com alguém que acorda de mau humor? Eu odeio ser acordado por um despertador, uma pessoa, a luz do sol ou mesmo pela minha própria cabeça. Eu odeio acordar e eu particularmente odeio essas pessoas que acordam instantaneamente, felizes, cantando e dançando nas primeiras horas da manhã. Acontece que eu já convivi com uma das pessoas “felizes” pela manhã, mas de alguma forma eu consegui não estrangulá-las por todo o tempo que moramos juntos.

É um choque para mim saber que a maioria das pessoas são alegres ao acordar. De fato, um estudo realizado por pesquisadores determinaram após analisar milhões de tweets que as pessoas são mais alegres logo depois de acordar. Pessoalmente, eu acho que eles podem ter falhado a perceber que aqueles de nós que não são felizes quando acordamos não têm absolutamente nenhum uso para twittar e mal podem ser civis quando falam, muito menos quando escrevem. No entanto, isso me incomoda que, talvez, algo está errado comigo, porque eu não estou de bom humor quando eu acorde. Portanto, eu decidi pesquisar meu próprio comportamento de dormir e humores matinais para determinar se há algo de errado comigo ou se quem é alegre pela manhã é uma singela aberração da natureza.

Aqui então estão os motivos para o mau humor, as possíveis soluções e minha experiência com cada tentativa.

A falta de sono

Todo mundo sabe que não dormir o suficiente pode causar fadiga, a doença física e, certamente, um estado de espírito negativo na parte da manhã. No entanto, eu durmo pelo menos oito horas por noite, então eu descarto a falta de sono como uma razão para o meu mau humor ao acordar. Discipline melhor seu sono e talvez, essa situação pode melhorar.

Falta de vitamina D

Luz solar e vitamina D são essenciais para os seres humanos para serem saudáveis física e mentalmente. Na verdade, o leite contém um aminoácido (triptofano), que é usado para produzir a serotonina no cérebro (um produto químico que ajuda a evitar a depressão e eleva o humor). Eu tomo um suplemento de vitamina D, bebo bastante leite e, pelo menos, vou para fora no sol duas ou três vezes por dia. Ainda assim, eu odeio acordar pela manhã. Vale a pena dar uma turbinada nas suas vitaminas, principalmente consultando um nutricionista.

Despertador estridente

Quem poderia estar em um bom humor quando um alto, estridente despertador é o que te desperta de sono tranquilo todas as manhãs? Infelizmente, eu tenho que ter o som estridente de um despertador (sentado do outro lado da sala, então eu não acertar as várias sonecas de cinco minutos) para me forçar para fora da cama todas as manhãs. Eu tentei os sons tranquilos do oceano como um despertador, mas eu simplesmente ficava dormindo e sonhava que eu estava no Havaí. Aqui, a solução vai variar dependendo da pessoa.

Acordando de mau humor

Acordar de mau humor pode começar bem cedo. Mas quanto mais cedo você tratar, melhor. (Foto: www.flickr.com)

Evite estimulantes várias horas antes de deitar

Se eu não posso ter uma xícara de café ou um pedaço de bolo de chocolate depois do jantar, isso só me faz irritadiço à noite. Eu também gosto de relaxar um pouco antes de ir para a cama assistindo algo na Internet ou lendo. No entanto, deixei estes hábitos por uma semana para ver se isso foi a causa do meu mau humor matinal. Eu não me sinto mais descansado, mas odiava acordar e sair da cama, tanto quanto antes. Cortei o café, cortei o Mate e qualquer tipo de energético.

Efeitos colaterais dos medicamentos

Alguns medicamentos podem causar-lhe arremessar e virar durante a noite, fazer-lhe mal quando você acorda pela manhã. Eu chequei meus medicamentos e nenhum deles tem quaisquer efeitos secundários adversos que poderiam resultar em uma má noite de sono ou um mau humor matinal. Pena que eu não posso culpar o mau humor sobre eles. Consulte seu médico paramais informações e soluções.

Demasiada luz

Acredite ou não, muita luz durante a noite pode causar-lhe ter um sono inquieto e estar cansado no dia seguinte. Nossos corpos são naturalmente ligados a dormir quando está escuro e estar acordados quando ele há luz. Ter muita luz durante a noite pode ser sinal para seu corpo que é hora de acordar. Desligo todas as luzes em toda a casa à noite, então eu sei que isso não é a causa do meu humor de manhã.

Exercício demais perto da hora de dormir ou muito vigorosamente antes de dormir

Esta pode ser a razão pela qual algumas pessoas têm uma má noite de sono e acordam de mau humor, no entanto, claramente não se aplica a mim.

Doenças

Algumas doenças, como doença cardíaca, hipertireoidismo, síndrome de pernas inquietas, asma e diabetes podem causar problemas de sono. Felizmente eu não sofro destes, para que eu possa culpá-los pelo o meu mau humor pela manhã. Vale novamente a consulta com um médico para mais informações.

Considerações finais

Infelizmente, eu não consigo encontrar nenhuma explicação para o meu mau humor pela manhã, exceto uma: eu mesmo. Eu sabia que eu posso reduzir o meu mau humor pela manhã, removendo a única coisa que me irrita mais: as pessoas felizes quando eu acordo. Quando me mudei de casa, eu passei a ficar pronto em uma zona calma e não precisar me comunicar com ninguém até que eu tiver tempo de acordar e tomar meu café da manhã. Quando tem alguém feliz em casa, ele está cantarolando, assobiando ou cantando, enquanto no chuveiro e depois quer conversar, falar da rotina e tudo mais. Lógico, quando eu arrumar uma esposa, a tarefa de superar o mau humor começará de novo. Mas até lá, deixa eu quietinho no meu canto com meu mau humor matinal.

O que resolveu seu mau humor? Deixe nos comentários sua experiência com o mau humor matinal.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

3 comentários para “Acorda sempre de mau humor? Veja como mudar isto!”

  1. Roby

    Será que existe uma pilula magica?

  2. Tatiana

    Sou assim também, desde que eu era um bebê minha mãe precisava me acordar para me fazer mamar senão eu morreria de fome dormindo. Depois eu cresci e o problema permaneceu até os dias de hoje onde moro com o meu noivo que é irritantemente feliz ao acordar não importando em dormir 1 hora ou 8 horas, e eu o oposto de mau humor mesmo que eu durma 24 horas seguidas. Aliás qual seria o recorde de maior tempo dormindo? Sei como se sente e o quanto as pessoas confundem esse problema de mau humor matinal com vagabundagem, mas o que mais me deixa triste é não entender como alguém consegue acordar feliz.

  3. Adriana

    O que mai me irrita é que eu não gosto de ficar falando pela manhã, meu marido quer conversar e meu filho fica assoviando enquanto toma banho e a chata sempre sou eu… Estou começando a achar que a solução é viver sozinha ;(