As pessoas têm cada dia mais buscado à corrida como uma modalidade esportiva diária. Os motivos podem ser variados, não há grandes investimentos, pode ser realizada em diversos lugares.

Apesar desta certa liberdade o corredor deve se atentar para alguns pontos importantes. Neste artigo vamos falar melhor sobre estes pontos e te ajudar a definir qual é a melhor opção para seu caso.

A pergunta foco de nosso artigo de hoje é qual o melhor horário para correr? Vantagens e desvantagens de quem corre de dia e a noite. Existe um horário ideal para correr?

Na sequencia de nosso artigo vamos apresentar os 7 fatores determinantes para decidir entre correr durante o dia ou a noite. Observe atentamente cada um deles e veja quais são os que mais se enquadram no seu ambiente.

Avaliar a temperatura para correr

Manhã – As primeiras horas do dia são as melhores para quem vai correr durante o dia, uma vez que a temperatura é mais amena e permitirá uma pratica mais saudável. Após as 10 horas da manhã, o calor já é excessivo e o desgaste físico será muito maior. Nestas condições pode acontecer um hiperaquecimento corporal e em alguns casos provocar até desmaio.

Noite – O período da noite é naturalmente mais frio, mas esta condição costuma deixar a musculatura mais contraída, ou seja, é muito importante realizar um alongamento completo antes de começar a correr.

Avaliar a umidade do ar para correr

Manhã – Busque sempre os horários em que a umidade do ar esteja razoável, esta variação é enorme durante o dia. Quando a umidade estiver baixa, ela poderá afetar diretamente no desempenho do corredor, principalmente se o mesmo sofre de problemas respiratórios.

Noite – Durante a noite, a umidade do ar pode estar bem baixa e naturalmente terá as mesmas complicações citadas anteriormente. O oxigênio é um dos combustíveis para a atividade física, se a pessoa não consegue respirar bem, certamente haverá interferência no ritmo.

Vantagens e desvantagens de correr de dia

Qual o melhor horário para correr?

Avaliar a poluição para correr

Manhã – A poluição é algo real para a maioria da população, nestes casos você deve evitar os momentos que o ar está mais poluído. O período da manhã é o melhor horário durante o dia, uma vez que a movimentação de carros é menor durante a madrugada.

Noite – Neste aspecto o período noturno perde de goleada, isso acontece pelo acumulo de poluição durante todo o dia. Os carros soltam gás carbônico e outros poluentes durante todo dia e nas primeiras horas da noite é onde existe o maior pico de poluição.

Existem variações entre os dias de semana e os fins de semanas, justamente pela redução do número de automóveis circulando e liberando gases poluentes.

Dica para amenizar os efeitos da poluição

Para as pessoas que podem correr em parques ou ambientes com muitas árvores, não percam essa chance, mesmo que este ambiente seja mais distante do que seu local normal de correr.

Avaliar os riscos para correr

Manhã – Não existe diferença quanto ao risco de acidentes com carros, uma vez que o desrespeito dos motoristas é algo cada vez maior infelizmente. Durante o dia o volume de carro é maior, mas você consegue visualizar os obstáculos com mais facilidade.

Noite – O período noturno oferece um tráfego menor de veículos, porém a visibilidade é muito prejudicada aumentando os riscos de acidentes. Em ambos os horários, o mais aconselhado é optar por parques ou praças que sejam bem iluminados.

Escolher a roupa certa para correr

Manhã – É muito importante escolher as roupas certas para correr. Durante o dia é indicado sempre roupas claras e bem leves, elas absorvem menos calor. O uso do protetor solar também é indispensável, mesmo nos dias nublados. Utilizar bonés e óculos também protege o corredor durante a corrida.

Noite – Não existe restrição de cor, mas é importante escolher sempre roupas leves e próprias para a corrida. Utilizar peças muito justas pode impedir a boa movimentação, peças de algodão podem atrapalhar na transpiração.

Como é alimentação para correr?

Manhã – A maioria das pessoas que correm pela manhã tem uma rotina árdua e este é o único período que elas têm para praticar atividade física. Muitas partem imediatamente para o trabalho ou faculdade logo após a corrida.

Até aí nada de errado, o problema aparece quando o corredor perde a hora e decide treinar sem o café da manhã. Apesar de não parecer, o seu corpo gasta energia durante a noite e a primeira refeição do dia é muito importante para a sua saúde.

Se for praticar alguma atividade física, esta refeição torna-se ainda mais importante, uma vez que você irá exigir do seu organismo movimentos que requerem muita energia, de onde ele vai tirar a energia se você não alimentou?

Noite – Para quem corre a noite, existem mais vantagens quanto à alimentação, uma vez que o corredor terá refeições ao longo do dia e um tempo maior para planejar a sua rotina caso haja um imprevisto.

Respeitar o seu corpo

Manhã – Algumas pessoas não conseguem funcionar no período da manhã por características biológicas. Este fator implica diretamente em sua rotina e atividades exercidas.

A atividade física requer atenção e concentração, mesmo quando é praticada de forma lúdica. Para essas pessoas com dificuldades diurnas, a indicação é correr sempre à noite, porque neste período a sua concentração é maior e seu desempenho certamente será melhor.

Noite – Agora se você é daqueles que não tem tempo algum durante o dia, certamente não tem como escolher a opção diurna e costuma ser mais ativo no período noturno. A corrida nem sempre é positiva, isso acontece pelos erros e exageros do próprio praticante.

Considerações finais

É muito importante conhecer seu corpo, suas condições físicas e adaptar a atividade física para sua rotina. Jamais deixe a atividade física de lado, uma vez que ela te ajuda a aliviar o estresse diário e ainda previne você de várias doenças relacionadas a uma vida sedentária.

Por fim, lembramos sempre que você jamais deve iniciar qualquer atividade física sem consultar um médico e realizar os exames para saber se você está apto para praticar exercícios físicos sem riscos.

Convidamos para continuar em nosso site, existem diversos artigos falando de dieta, atividade física, vestuário adequado e muitas outras dicas para manter sua saúde cada vez melhor. Obrigado pela atenção e volte sempre!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.