Reduzindo o cortisol do seu organismo vai deixá-lo mais calmo, e sofrendo menos os efeitos do estresse. Contudo, pode ser difícil dar um bom começo a essa redução no cortisol. Mas temos as dicas certas de alimentação, exercícios, e rotina que ajudam a combater o hormônio do estresse.

Cortisol alto: o que significa? Que talvez você esteja consumindo muita cafeína!

Reduzir o consumo de cafeína é a maneira mais rápida de reduzir a produção de cortisol e elevar a produção do principal hormônio anabólico da juventude. 200 mg de cafeína (350 ml de café) aumenta os níveis de cortisol no sangue em 30% em uma hora. O cortisol pode permanecer elevado por até 18 horas no sangue. Este é o passo mais fácil para diminuir o seu metabolismo catabólico e aumentar o seu metabolismo anabólico, essencial para deixar seus níveis de estresse sob controle.

Cortisol alto engorda, principalmente se você não dormir bem

Quanto mais velho você é, maiores são os níveis de cortisol no sangue. A melatonina, um hormônio natural produzido à noite que ajuda a regular os ciclos de sono/vigília, pode ser um excelente suplemento, se seu médico não tiver contra indicações. Você pode tomar antes de ir dormir para aumentar a sua própria produção de melatonina, algo que também diminui com a idade. Você pode não precisar dela todas as noites, mas se você está acordando no meio da noite ou muito cedo na manhã, a melatonina pode ajudá-lo a dormir mais profundamente e alongar o seu ciclo de sono. Se você ficar sonolento durante o dia, embora você tenha tido muito descanso, tome menos dela, pois a sonolência é um sinal de que você está exagerando na quantidade. Siga as recomendações médicas para esse suplemento. O bom sono também ajuda na perda de peso, o que é ótimo para quem se preocupa com o corpo.

Como controlar o cortisol

A meditação é também uma forma eficiente de controlar os níveis de cortisol no sangue. (Foto: Renegade Health)

Como baixar o cortisol e emagrecer? Exercícios físicos regulares!

Exercícios regulares para constroem massa muscular e aumentam a produção de serotonina e dopamina, substâncias químicas cerebrais que reduzem a ansiedade e a depressão. A recomendação é fazer exercícios físicos pelo menos 5 vezes por semana, com intensidade moderada a alta, por 20 minutos pelo menos. Se você quer otimizar ainda mais esses ganhos, consulte-se com uma nutricionista para uma alimentação balanceada, e veja se há algum suplemento que pode te ajudar nos ganhos musculares.

Controle o açúcar no sangue para combater o cortisol

Mantenha o açúcar no sangue estável. Evitar o açúcar na dieta e carboidratos refinados vai ajudar a evitar um aumento na sua produção de insulina. Coma pequenas refeições frequentes equilibradas em proteínas, carboidratos e gorduras boas como azeite e óleo de linhaça. Dietas ricas em carboidratos complexos (como os que vem de alimentos integrais) mantém os níveis de cortisol mais baixos. Também se mantenha bem hidratado, pois a desidratação coloca o corpo em estresse e aumenta os níveis de cortisol. Mantenha água perto de sua cama e beba assim que você acordar e antes de ir dormir, além de vários copos espaçados durante o dia.

Remédio para baixar o cortisol

Suplementos anti-estresse, como vitaminas do complexo B; minerais como o cálcio, magnésio, cromo e zinco, e antioxidantes como a vitamina C, extrato de uva e outros; ervas como o ginseng, manjericão, camomila, ajudam o corpo a lidar com os efeitos colaterais do estresse e reequilibram o metabolismo. Estes suplementos e ervas não só irão diminuir os níveis de cortisol, mas também irão ajudá-lo a diminuir os efeitos do estresse sobre o corpo, impulsionando o sistema imunológico. Mas nada de sair tomando suplementos e ervas sem conversar com seu médico antes!

Medite e relaxe para combater o cortisol

Medite ou ouça fitas de relaxamento que promovam a produção de ondas cerebrais calmantes. Evite despertadores que levam você de ondas delta, do sono profundo, para ondas beta, agitado e ansioso. Além disso, evite estimulantes como a cafeína que promovem ondas beta, suprimindo as ondas alfa e teta. Hobbies, música, técnicas de relaxamento, e muitas outras coisas podem ajudar bastante a te dar uma vida livre dos altos níveis de cortisol.

Como você combate o estresse? E o cortisol, o que você faz para manter os níveis desse hormônio sob controle?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.