O câncer é um perigo real. Se a década de 90 foi dedicada a aumentar a prevenção e tratamento da AIDS, os primeiros anos desse novo milênio estão dedicados a encontrar curas e prevenções contra o câncer. As pesquisas já encontraram muitos resultados promissores, principalmente em medicamentos, hábitos saudáveis e mais.

Porém, destacam-se em pesquisas e experiências os benefícios que alguns alimentos trazem para nossa saúde, seja na prevenção ou no tratamento contra o câncer. Esses são alimentos que, sem dúvidas, podemos dizer que tem “superpoderes” na luta contra o câncer e devem ser ótimos incrementos para sua dieta, desde que a mudança seja acompanhada por um nutricionista ou um profissional de saúde qualificado.

Vamos então aos alimentos “superpoderosos” contra o câncer.

Vegetais de folhas verdes

Alcalinizantes, purificadores do sangue, mordidas carregadas de clorofila. Há anos já são considerados ótimos alimentos saudáveis, mas só agora descobriram que estes nutrientes fazem bem para manter seu organismo saudável e equilibrado.

Alho

Brilhante para a circulação sanguínea e da imunidade. O alho é antibacteriano, antifúngico e contém substâncias químicas que ajudam a prevenir o câncer.

Cebola

Contém compostos fenólicos e flavonoides, que são tipos de fitoquímicos que ajudam a prevenir o câncer, limpando as células dos radicais livres que danificam seu organismo e inibindo a produção de substâncias reativas que podem danificar as células normais.

Vegetais crucíferos

Vegetais desta família (repolho, brócolis, couve de bruxelas, couve etc) contém compostos chamados glucosinolatos, que convertem em isotiocianatos ao mastigá-los e quebrando suas paredes celulares. Estes são compostos com atividades anti-câncer comprovadas. Eles removem substâncias cancerígenas, matam as células cancerosas e impedem que os tumores cresçam.

Diversificando a alimentação

Mesmo com alguns alimentos merecendo destaque contra o câncer, uma dieta diversificada e balanceada ainda é a melhor forma de prevenir e combater os males dessa doença. (Foto: www.nihariscookbook.com)

Aspargos

São um potente antioxidante, anti-fúngico e anti-viral. Também é um diurético natural eficaz e equilibra os níveis de insulina no organismo.

Mamão

Mamão e extrato de folha de mamão são curandeiros poderosos. Efeito anti-câncer foram documentados contra tumores do colo do útero, da mama, fígado, pulmão e pâncreas. Os pesquisadores usaram um extrato feito a partir de folhas secas de papaia e os efeitos foram mais fortes quando as células receberam doses maiores de chá de folhas de mamão.

Maçãs verdes

Contém uma enzima que ataca o tecido tumoral. Isso tornam as maçãs verdes um importante complemento para sucos à cura do câncer.

Vinagre de maçã

Excelente para a digestão e alcalinidade, assim como muitos outros benefícios. O vinagre de maçã é uma cura para muitos outros problemas, com nutrientes saudáveis para sua saúde completa.

Óleo de linhaça

Contém ácidos graxos essenciais e lignanas. Você apenas tem que ter o cuidado de só consumir o óleo de linhaça orgânico, e que é sempre gelado. O óleo vai ficar rançoso rapidamente quando em ambientes quentes e exposto à luz.

Batatas

Uma das principais chaves para dar ao corpo o que ele precisa para curar a si mesmo é comer uma dieta que é muito rica em potássio e realmente baixo teor de sódio. Estes minerais, sódio e potássio, estão envolvidos na criação de desequilíbrio mineral no corpo. Equilibre estes nutrientes e você estará em seu caminho para a cura do seu corpo. Batatas são super ricas em potássio.

Dicas anti-câncer

Suplementos: aumente sua ingestão de vitamina C, óleo de peixe e coenzima Q10.

Use sua mente: faça afirmações positivas sobre a sua saúde, como Visualizar todas as células do seu corpo como saudáveis. O poder de você sobre seu corpo é muito maior do que muitos medicamentos.

Luz do sol: obtenha alguma exposição solar segura para aumentar suas reservas de vitamina D.

Coma os alimentos certos: coma alimentos crus e proteínas vegetarianas, como grão de bico, tofu e lentilhas.

Água:  encontre uma água de boa qualidade, ou obtenha um bom filtro.

Médico: acima de tudo, não deixe de lado o seu médico. Ele é quem vai te orientar melhor para uma saúde melhor.

O que você acrescentaria a esta lista? Eu gostaria de ouvir sobre os alimentos que estão no topo da sua lista. Compartilhe nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.