Os alimentos tem poder impressionante para promover melhorias em nossa saúde, assim como podem provocar alguns problemas. Em boa parte dos casos, inflamação é causada pelos alimentos que ingerimos.

Aqueles alimentos enlatados, congelados e principalmente os processados são os grupos considerados como mais prejudiciais à saúde. Sendo assim, é fundamental buscar uma alimentação balanceada e optar sempre pelos alimentos que tem benefícios a oferecer.

Neste artigo vamos falar dos alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios. Quais são os melhores alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios? Para responder esta pergunta, trouxemos algumas dicas de alimentos antioxidantes e anti-inflamatório.

O que são alimentos antioxidantes?

As substâncias antioxidantes são aquelas capazes de atrasar ou inibir completamente a oxidação de um substrato oxidável. De uma forma mais simples, estas substâncias tem a função de proteger as células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres.

Quais alimentos tem ação antioxidante?

Açafrão – Esta especiaria contém alta concentração de curcuminoides que são compostos com ações antioxidantes. A cúrcuma, nome dado à raiz do açafrão, quando torrada em pó é um excelente alimento para a saúde.

Aveia – Outro alimento riquíssimo em componentes antioxidantes. Neste caso a função fica por conta do silício que é responsável por auxiliar na estruturação da pele, minimizar o aspecto da celulite, além de contar com betaglucana que é uma molécula que aprimora a circulação sanguínea, dificultando a absorção de gordura pelo intestino.

Azeite de oliva – Contém alta concentração de gorduras monoinsaturadas, a chamada gordura boa que tem propriedades antioxidantes. É importante optar sempre pelos azeites extra virgem que apresentam taxa de acidez inferior a 1%.

Frutas cítricas e vermelhas – As frutas como limão, lima, laranja e goiaba são repletas de vitamina C e bioflavonoides, componentes responsáveis por aumentar o tônus das veias e favorecer a microcirculação. As frutas vermelhas como o morando e as uvas vermelhas possuem protoantocianidina. Esta substância tem a função de fortalecer os vasos sanguíneos e linfáticos. Além dos benefícios citados, estas frutas apresentam diversos componentes com funções antioxidantes.

Linhaça – Alimento repleto de ômega 3 um famoso antioxidante que atua na regulação hormonal e graças a sua alta quantidade de fibras, a linhaça contribui na prevenção do acúmulo de impurezas na pele.

Peixes – Quando falamos de alimentos antioxidantes, os peixes não podiam ficar de fora. O salmão, atum e a sardinha são alimentos ricos em ômega 3, que além dos benefícios já citados, atua no combate contra a osteoporose.

O que são alimentos antioxidantes?

Tudo sobre alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios

O que são alimentos anti-inflamatórios?

Os alimentos anti-inflamatórios são responsáveis por reduzir a produção de substâncias que estimulam o processo inflamatório. Estes alimentos também tem o papel de fortalecer o sistema imunológico, deixando o nosso organismo mais resistente contra doenças respiratórias como, por exemplo, a gripe e o resfriado.

Quais alimentos tem ação anti-inflamatória?

Mamão – Alimento rico em papaína que é uma enzimas responsável por ajudar na ações inflamatórias do organismo e promove melhorias no sistema digestivo.

Abacate – Outra fruta que tem componentes com ações anti-inflamatórias. A alta concentração de álcoois graxos poli-hidroxilados e fito esteróis faz com que o abacate forneça inúmeros benefícios anti-inflamatórios, ajudando a impedir a síntese de prostaglandina E2 que está diretamente ligada à inflamação nas articulações.

Brócolis – Outro excelente alimento com efeito anti-inflamatório decorrente da presença dos compostos sulforafano. Eles são responsáveis por auxiliar na eliminação dos compostos carcinogênicos e aliviar a inflamação e estresse oxidativo.

Repolho Roxo – Este alimento é muito importante para a regulação da inflamação no organismo. Diariamente, diversos processos inflamatórios acontecem em nosso corpo relacionados com stress, alimentação inadequada entre outros. A alta concentração de antocianinas que é um agente anti-inflamatório, faz do repolho roxo um alimento que deve estar em sua dieta alimentar.

Sementes de Chia – Alimento importante no combate da artrite. Esta semente possui ácidos gordos ômega 3 que são convertidos nos prostagladins, um componente anti-inflamatório que promove alívio das dores nas articulações, além de manter o corpo saudável.

Gengibre – Este alimento possui potentes compostos anti-inflamatórios chamados gingerols, estes compostos são responsáveis por inibir a produção de óxido nítrico que é formador de radicais livres. Outro benefício do gengibre é promover melhorias no sistema imunológico.

Nozes – Elas contêm ácidos graxos ômega 3 e fitonutrientes como: taninos, ácidos fenólicos e flavonóides, quinonas e outros nutrientes anti-inflamatórios. O consumo frequente de nozes faz com que haja diminuição da inflamação nos vasos sanguíneos, principalmente aquelas pessoas com risco de doenças cardíacas.

Então é isso pessoal, estamos chegando ao final de mais um artigo e queremos agradecer a todos! Lembrem-se que a alimentação adequada é o primeiro passo para a promoção de uma boa saúde. Não perca mais tempo, comece agora a uma nova rotina alimentar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.