Seu corpo precisa de vitaminas para operar em seu nível ideal. Dois tipos distintos de vitaminas existem: solúvel em gordura e solúvel em água. Vitaminas lipossolúveis consistem em vitaminas A, E, D e K, enquanto as vitaminas solúveis em água incluem vitaminas do complexo B e vitamina C. Todas estas vitaminas executam tarefas específicas em seu corpo e beneficiam a sua saúde em uma infinidade de maneiras. Você pode atender às suas necessidades diárias de vitaminas ao comer uma dieta bem equilibrada e ao saber para que serve cada tipo de vitamina, essa tarefa será muito mais fácil, além dos alimentos ricos em diferentes tipos de vitaminas para uma melhor nutrição.

Para que serve a vitamina A?

A vitamina A ajuda a manter uma boa visão e apoia o crescimento normal das células. Ela desempenha um papel vital no desenvolvimento do feto e embrião. Ao manter a ingestão adequada de vitamina A, você pode manter seus dentes, ossos, pele e membranas mucosas em boa saúde. Esta vitamina solúvel em gordura desempenha um papel importante na cicatrização de feridas, a função do sistema imunitário, reprodução, formação de osso e crescimento. Excelentes fontes de vitamina A são frutas como a laranja e legumes, vegetais de folhas verdes escuras, fígado e leite enriquecidos com vitamina A.

Para que serve a vitamina B?

O complexo de vitamina B é composto por oito vitaminas, que incluem B1, B2, B3, B5, B6, B7, B12 e folato, ou B-9. Estas vitaminas ajudam o corpo a produzir a energia que necessita para funcionar melhor. As vitaminas B ajudam seu corpo na formação de glóbulos vermelhos que transportam oxigênio para os tecidos do corpo. Os alimentos que contêm quantidades relevantes de vitaminas do complexo B incluem feijões, ervilhas, ovos, laticínios, carnes, aves e peixes.

Para que serve a vitamina C?

Como um antioxidante, a vitamina C protege o corpo contra os efeitos dos radicais livres, moléculas instáveis ​​que danificam seu DNA e podem acelerar o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de problemas de saúde como artrite, câncer e doenças cardíacas. A vitamina C é responsável pelo crescimento e reparação de tecidos do corpo. Seu corpo precisa de vitamina C para a reparação e manutenção de ossos e dentes e para curar feridas. A vitamina ajuda a produzir colágeno, uma proteína importante que é o componente estrutural essencial de tendões, cartilagem, vasos sanguíneos, pele e ligamentos. Alimentos como o melão, morango, tomate, repolho, couve-flor, pimentão verde, melancia, mamão e couve contêm quantidades respeitáveis ​​desta importante vitamina.

Frutas ricas em nutrientes

As frutas são uma das melhores fontes saudáveis de vitaminas de todos os tipos. (Foto: topyaps.com)

Para que serve a vitamina D?

Evidências sugerem que a obtenção da quantidade suficiente de vitamina D pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, particularmente do pâncreas, mama, próstata, cólon e pele. Vitamina D e cálcio trabalham juntos para construir e manter os ossos fortes. Ela fornece proteção contra a osteomalacia, o amolecimento dos ossos em adultos, e raquitismo. Boas fontes de vitamina D incluem peixes gordos, como o atum, cavala e salmão, óleo de fígado de peixe e alimentos fortificados. Você pode obter uma quantidade bastante respeitável de vitamina D a partir da exposição à luz solar.

Para que serve a vitamina E?

As propriedades antioxidantes da vitamina E protegem seu corpo contra os danos dos radicais livres. A vitamina E ajuda a impulsionar o sistema imunológico, o que lhe permite combater infecções bacterianas e virais. Ela ajuda seu corpo a usar a vitamina K na coagulação do sangue. Esta vitamina, solúvel em gordura, também contribui para a formação de células vermelhas do sangue. Comer alimentos como cereais matinais fortificados, sementes, óleos vegetais, nozes e vegetais de folhas verdes podem ajudar você a obter as quantidades recomendadas de vitamina E.

Para que serve a vitamina K?

Seu corpo armazena vitamina K no fígado e no tecido gordo. A vitamina K tem um papel importante em ajudar o sangue a se coagular adequadamente. Ela também ajuda o corpo a usar o cálcio para construir ossos. A evidência mostra que este nutriente essencial incentiva o desenvolvimento de ossos saudáveis ​​e diminui o risco de fraturas ósseas. Os alimentos que fornecem quantidades generosas de vitamina K incluem alface verde escuro, couve, espinafre, brócolis, aspargo, chá verde, nabo, fígado bovino, e chá verde.

Considerações Finais

Para ter certeza de que você está obtendo as vitaminas que precisa para sua dieta, considere uma visita ao nutricionista e a um médico para eles te orientarem melhor sobre sua dieta. Se você acha que esquecemos algum alimento rico em vitaminas, não deixe de colocar nos comentários aqueles que esquecemos!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.