Alho, é amplamente utilizado como aromatizante na culinária, mas também foi usado como um remédio ao longo da história antiga e moderna; Foi tomado para prevenir e tratar uma ampla gama de condições e doenças, trazendo vários benefícios para a saúde.

O alho pertence ao gênero Allium e está intimamente relacionado com a cebola, o rakkyo (uma cebola encontrada na Ásia), a cebolinha e o alho-poró. Ele tem sido usado por humanos há milhares de anos e foi usado no antigo Egito para fins culinários e seus benefícios de saúde e terapêutica. Vamos examinar mais a fundo os benefícios do alho para a saúde.

Benefícios do alho

Atualmente, o alho é amplamente utilizado para várias condições ligadas ao sistema sanguíneo e ao coração, incluindo a aterosclerose (endurecimento das artérias), colesterol alto, ataque cardíaco, doença cardíaca coronária e hipertensão arterial.

O alho também é usado hoje por algumas pessoas para a prevenção de câncer de pulmão, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de estômago, câncer de reto e câncer de cólon. É importante acrescentar que apenas alguns desses usos são apoiados por pesquisas.

Abaixo estão exemplos de alguns dos benefícios do alho que já foram comprovados cientificamente

Benefícios do alho contra o risco de câncer de pulmão

As pessoas que comeram alho cru pelo menos duas vezes por semana durante um período de estudo de 7 anos tiveram um risco 44% menor de desenvolver câncer de pulmão. Os pesquisadores realizaram entrevistas presenciais com mais de 1000 pacientes com câncer de pulmão e mais de 4000 indivíduos saudáveis. Eles foram questionados sobre sua dieta e estilo de vida, incluindo questões sobre o tabagismo e com que freqüência comiam alho. No estudo, foi comprovado associação de proteção entre a ingestão de alho cru e câncer de pulmão, sugerindo que o alho pode potencialmente ser um agente preventivo para o câncer de pulmão.

Consumo de alho

O alho contém benefícios para sua saúde, mas cuidado com o consumo excessivo pois pode fazer mal ao estômago e te deixar com bafo. (Foto: Healthline)

Os benefícios do alho contra o câncer cerebral

Os compostos orgânicos e de enxofre encontrados no alho foram identificados como efetivos na destruição das células nos glioblastomas, um tipo de tumor cerebral fatal. A pesquisa que fez a descoberta destaca a grande promessa de compostos originados em plantas como medicina natural para controlar o crescimento maligno de células tumorais de cérebro humano. Mais estudos são necessários em modelos animais de tumores cerebrais antes da aplicação desta estratégia terapêutica a pacientes com tumores cerebrais.

Os benefícios do alho para a osteoartrite do quadril

As mulheres cujas dietas eram ricas em alho tinham níveis mais baixos de osteoartrite. Os autores do estudo disseram que suas descobertas não só ressaltaram o possível impacto da dieta sobre os resultados da osteoartrite, mas também demonstraram o potencial de usar compostos que existem no alho para desenvolver tratamentos para a condição.

Benefícios do alho potencialmente inclui ser um antibiótico poderoso

O sulfeto de dialilo, composto no alho, foi 100 vezes mais efetivo do que dois antibióticos populares na luta contra a bactéria Campylobacter. Esta bactéria é uma das causas mais comuns de infecções intestinais. O trabalho mostra que este composto tem o potencial de reduzir bactérias causadoras de doenças no meio ambiente e nos nossos alimentos.

Proteção cardíaca como benefício do alho

O trisulfeto de dialilo, um componente do óleo de alho, ajuda a proteger o coração durante a cirurgia cardíaca e depois de um ataque cardíaco. A pesquisa também acredita que o trisulfeto de dialilo pode ser usado como um tratamento para insuficiência cardíaca.

Em experimentos usando ratos de laboratório, a equipe descobriu que, após um ataque cardíaco, os ratos que receberam sulfeto de dialilo apresentaram 61 por cento menos danos cardíacos na área em risco, em comparação com os camundongos não tratados. Os cientistas também descobriram que o óleo de alho pode ajudar a proteger os pacientes com diabetes da cardiomiopatia. A cardiomiopatia é a principal causa de morte entre pacientes com diabetes. É uma doença crônica do miocárdio (músculo cardíaco), que é anormalmente engrossada, ampliado e/ou endurecido. O óleo de alho possui um potencial significativo para proteger os corações da cardiomiopatia induzida pelo diabetes.

Colesterol elevado e pressão arterial elevada podem ser combatidos com o alho

Pesquisadoresinvestigaram os efeitos da suplementação de extrato de alho no perfil de lipídios no sangue (gordura) de pacientes com colesterol alto no sangue. O que foi descoberto é que o extrato de alho suplementa níveis reduzidos de colesterol alto e também pressão arterial nos pacientes com hipertensão arterial.

Câncer de próstata e os efeitos do alho

Os autores do estudo que pesquisou os efeitos do alho contra o câncer de próstata concluíram que os vegetais de alium, especialmente o alho, estão relacionados a uma diminuição do risco de câncer de próstata. Ainda mais pesquisas para serem realizadas, mas os prospectos são positivos.

Lesão hepática induzida pelo álcool

A lesão hepática induzida pelo álcool é causada pelo excesso de consumo de bebidas alcoólicas a longo prazo. Os pesquisadores concluíram que o dissulfureto de dialilo, um composto presente no alho, poderia ajudar a proteger contra lesões hepáticas induzidas pelo álcool.

Parto prematuro

As infecções microbianas durante a gravidez aumentam o risco de parto prematuro. Cientistas estudaram o impacto que os alimentos podem ter sobre as infecções antimicrobianas e o risco de parto prematuro. A equipe investigou a ingestão de frutas secas e Alliums e concluíram: que a ingestão de alimentos com compostos antimicrobianos e prebióticos pode ser importante para reduzir o risco de partos prematuros.

Alho e resfriado comum

O uso profilático de alho pode diminuir a frequência de resfriados em adultos, mas não tem efeito sobre a duração dos sintomas. O uso profilático significa usá-lo regularmente para evitar doenças. Embora haja alguma pesquisa para sugerir que o alho cru tem mais benefícios, outros estudos analisaram a ingestão global de alium, tanto crua quanto cozida, e encontrou benefícios. Portanto, você pode desfrutar de alho de diversas maneiras para colher suas vantagens.

Você já usa o alho pelos benefícios? Quais? Como faz para consumir o alho na sua dieta normal?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.