As laranjas são uma escolha inteligente para um lanche saudável ou como parte integrante de uma refeição completa. Estes frutos saborosos são ricos em nutrientes, permanecendo baixo em calorias e gordura. Comê-los crus ou espremê-los para fazer suco de laranja pode te dar um bom alimento. Disponível durante todo o ano, diferentes variedades de laranjas têm cascas mais escuras ou mais claras e um interior que pode variar de amarelo-laranja claro ao vermelho escuro.eQuais são os nutrientes da laranja?

Laranjas contém uma matriz de nutrientes saudáveis, incluindo fibra, vitamina C, tiamina, ácido fólico e potássio. Uma laranja supre mais de 100 por cento da ingestão diária recomendada de vitamina C. O componente fitoquímico em laranjas pode ser tão importante quanto a vitamina C, no entanto.

Laranjas contém mais de 170 diferentes fitoquímicos identificados e pode ainda ter muitos desconhecidos. Flavanonas cítricas são um grupo de fitonutrientes encontrados apenas em frutas cítricas. Um deles em particular, reduz a inflamação e pode reduzir a pressão sanguínea e o colesterol no sangue.

Benefícios da laranja para sua saúde

São vários os benefícios que a laranja traz, mas podemos destacar os mais importantes.

Benefícios da laranja para o sistema imunológico

Ainda há dúvidas se a vitamina C nas laranjas pode ajudar a prevenir resfriados, mas existem alguns fortes indícios de que ele pode ajudar o seu sistema imunológico na luta contra doenças e encurtar o tempo que você fica doente. Ter baixos níveis de vitamina C pode torná-lo mais suscetível à doenças, por isso uma laranja por dia pode manter seus níveis altos o suficiente para permitir que seu sistema imunológico faça o seu trabalho corretamente.

Benefícios da laranja na dieta

Uma laranja pode ser um incremento e tanto para sua saúde, mas não deixe de consultar seu médico ou um nutricionista para fazer uma dieta balanceada. (Foto: www.nectarcafenj.com)

Benefícios da laranja contra o câncer

Comer uma laranja por dia pode reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em até 50 por cento, de acordo com pesquisas. Além disso, há indícios já apontados por pesquisas de que o consumo de tangerina (que é um tipo de laranja) e seu suco reduz o risco de câncer de fígado. Os níveis elevados de antioxidantes em laranjas podem ser pelo menos parcialmente responsáveis pelos seus efeitos anti-câncer.

Considerações Finais

Embora todas as laranjas tragam benefícios para a saúde, algumas podem ser melhores do que outras. Cientistas descobriram que laranjas cultivadas organicamente tem até 30 por cento mais vitamina C do que as frutas cultivadas convencionalmente, mesmo quando as laranjas orgânicas eram menores. Laranjas amadurecidas podem ter mais antioxidantes do que frutos verdes e por isso, deixá-las no balcão da cozinha por alguns dias pode aumentar seus benefícios para a saúde.

Você sabe mais alguma coisa da laranja que nós não sabemos? Compartilhe conosco nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.