Quem é familiar com a medicina chinesa, há orientações muito claras sobre quais os alimentos devemos comer quando precisamos de apoio emocional. Enquanto muitas pessoas lidam com a ansiedade e o estresse através de medicamentos pesados, sabemos que eles podem carregar efeitos colaterais consideráveis (mesmo quando são essenciais em um tratamento). Muitas vezes, os comprimidos são só um paliativo, que precisa de um tratamento mais global no médio e longo prazo.

Não estamos tentando fazer propaganda da medicina chinesa. Poderíamos citar a ciência da nutrição, que tem descoberto uma relação cada vez mais próxima entre alimentos e comportamento. Nosso propósito é lembrar aos nossos leitores que tem muitos alimentos excelentes para combater a ansiedade e o estresse. Cabe a nós lembrar nossos leitores que também não vai adiantar comer esses alimentos sem se consultar com um nutricionista, para balancear uma boa dieta, ou um bom médico, para acompanhar e recomendar o melhor procedimento de tratamento ao seu estresse e ansiedade.

Alimentos para ansiedade e nervosismo: folhas verdes escuras

Ricas em clorofila, folhas verdes escuras ajudam a remover as toxinas do fígado e promovem a formação de células vermelhas do sangue. Acredita-se que o sangue saudável leva a uma mente saudável. Adicione essas folhas verdes, como acelga, couve, espinafre, rúcula, agrião a saladas, sucos, e sanduíches naturais.

Alimentos para ansiedade e estresse: frutos do mar

O alto nível de cobre presente em frutos do mar ajuda a regular a pressão arterial. Eles também contém a vitamina B2, que auxilia na absorção de outras vitaminas do complexo B essenciais para reduzir o estresse. Polvilhe nori, alga marinha, wakame, dulse, agar, ou kombu em seus grãos cozidos no vapor ou adicione a uma sopa ou caldo.

Alimentação para tratar do estresse e ansiedade

Uma alimentação saudável, recheada com alguns ingredientes específicos, por ser a arma certa para combater o estresse e a ansiedade. (Foto: weiserliving.com)

Alimentos que reduzem o estresse: vegetais de raiz

Vegetais de raiz acalmam a mente e ajudam você a se sentir relaxado. Beterraba, rabanete, inhame, batata, cenouras, são apenas alguns desses alimentos. Existem inúmeras maneiras de incorporar vegetais de raiz em sua dieta diária. A cenoura, por exemplo, pode ser usada no lugar de batata palha quando faço salpicão, ralando ela bem. A beterraba, eu uso basicamente em qualquer refeição do dia.

Feijão preto contra o estresse

Quem diria que o feijão seria uma arma contra o estresse, hein? Feijão preto é rico em magnésio, que relaxa o sistema nervoso e aplaca os hormônios do estresse. Uma boa combinação para o feijão é uma dose pequena, dando a ele propriedades termogênicas.

Contra ansiedade e estresse, sementes de gergelim preto

Sementes de gergelim contêm uma grande quantidade de vitamina B1, que suporta o seu sistema nervoso e funções do cérebro. Polvilhe essas sementes em vegetais ou saladas cozidos no vapor.

Frutas para combater o estresse: amora (e outras frutas vermelhas mais escuras)

Ricos em ferro para fazer o sangue forte, o consumo de amoras também pode levar a uma mente saudável. Você pode adicionar as amoras aos seus smoothies, sucos, ou misturar com leite de coco ou amêndoas.

Tofu no combate ao estresse

Tofu é excelente para o fígado. Grãos de soja, num geral, ajudam a reduzir a pressão sanguínea e são ricos em triptofano, que é um sedativo natural. Misture o tofu com vegetais ou sobre a quinoa, um outro alimento para reduzir o estresse.

Salsa é um tempero eficiente no combate ao estresse e ansiedade

Com a sua grande quantidade de clorofila, a salsa também suporta a funcionalidade do fígado. Não a use apenas como decoração de pratos, use livremente ao fazer caldos, em saladas, molhos, e muitas outras receitas.

Oleaginosas e sementes, como a linhaça

Esses alimentos, além de serem deliciosos, contém nutrientes e outras substâncias que realizam um excelente trabalho no combate ao estresse e a ansiedade. Além disso, contribuem com uma boa dose de ômega 3 na sua dieta, um ácido graxo essencial.

Vinagre de maça: um toque especial contra a ansiedade e o estresse!

Vinagre de maçã tem dezenas de benefícios para a saúde, e é um grande regulador da pressão arterial. Use em saladas ou adicione a um copo de água

Você também pode usar chás calmantes, desde que seu médico não dê alguma contraindicação. Não espere resultados imediatos: a adaptação do organismo a esses novos alimentos pode demorar alguns dias, até semanas em alguns casos. Com o acompanhamento médico adequado, poderá ser muito mais eficiente o tratamento.

E além de adicionar esses alimentos e os chás na sua dieta, não se esqueça de beber muita água!

Quais desses alimentos já te ajudaram a aliviar o estresse e a ansiedade? como eles te ajudaram?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.