Alimentos termogênicos podem ajudar a aumentar o metabolismo e a queima de calorias, aumentando a termogênese, um processo no qual o corpo queima calorias para utilizar os alimentos que você acabou de comer, convertendo essas calorias em calor. Seu corpo queima calorias consumidas principalmente através da manutenção de suas funções metabólicas normais e através da atividade física, no entanto, uma pequena percentagem, cerca de 10 por cento das calorias, são queimadas através da termogênese induzida pela dieta. A seguir está uma lista de alimentos que podem aumentar a termogênese:

Temperos

Consumir alimentos com especiarias como pimentas, aumenta a termogênese e pode potencialmente ter um efeito significativo sobre a sensação de saciedade e oxidação de gordura. A capsaicina, a substância que dá pimentas seu sabor picante, tem sido relatada a aumentar a termogênese, e em estudos em homens e mulheres que consumiram uma refeição contendo capsaicina japonesa, os participantes experimentaram um aumento no gasto de energia imediatamente após a sua refeição picante. Da mesma forma, pimenta preta contém piperina, uma substância que tem sido mostrada para influenciar a termogênese através do estímulo do sistema nervoso.

Chá Verde

O chá verde contém vários benefícios, mas duas substâncias importantes na termogênese: cafeína e polifenóis chamados catequinas, que foram mostrados para aumentar termogênese. As catequinas do chá verde podem aumentar a termogênese através da inibição de uma enzima específica, e chá verde contém altas quantidades de uma determinada catequina, chamado epigalocatequina galato, que é provavelmente o mais farmacologicamente ativo.

Metabolismo melhor com alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos, como os da foto, ajudam a um metabolismo dinâmico e bem mais eficiente. (Foto: www.wyssyr.com)

Óleo de coco

O óleo de coco contém ácidos graxos de cadeia média, principalmente, que quando consumidos, foram mostrados para inibir a deposição de gordura através do aumento da termogênese e queima de gordura, em estudos realizados em animais e em seres humanos.

Proteína

Termogênese induzida pela dieta também pode ser afetada pela proporção de macronutrientes consumidos: carboidratos, gorduras e proteínas. Dietas de alta proteína são as mais termogênicas, comparadas com dietas ricas em carboidratos ou de alto teor de gordura. Fontes de proteína incluem cortes magros de carne vermelha, aves, ovos e nozes.

Alimentos termogênicos podem fazer mal?

Tudo em excesso faz mal, já diziam nossas avós há muito tempo. Por isso, é importante buscar um nutricionista e um endocrinologista, profissionais que são capazes de regular uma dieta de acordo com suas necessidades. Você não pode, só porque um alimento ajuda a queimar gordura, começar a comê-lo loucamente, porque os efeitos serão minimizados. Porém, você pode aumentar a ingestão de tais alimentos com uma dieta controlada e regulada por um nutricionista e assim, fazer com que tais alimentos tenham mesmo um efeito positivo na sua alimentação saudável.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.