Como evitar lesões na corrida ou nos treinos? Esta é a pergunta que vamos responder ao longo deste artigo. Para começar a respondê-la, informamos que o corredor precisa aprender como correr corretamente.

Quando os especialistas falam de prevenção de lesões em corredores, geralmente estão falando de algo relacionado à postura, exercícios de fortalecimento, alongamentos, tipo de calçado e alimentação.

O grande problema dos corredores é enxergar isso apenas como pontos para melhorar o rendimento e não como fator de prevenção. Você certamente já ouviu alguém falar de exercícios que podem melhorar o seu desempenho, mas talvez nunca ouviu falar de exercícios para prevenir lesões.

A dificuldade de colocar a prevenção de lesões como item importante na cabeça dos esportistas é muito grande. A grande maioria ainda erra na quantidade de volume, intensidade e séries, mesmo com orientação adequada.

As consequências desta busca alucinada por resultados quase sempre são as lesões. O número de corredores que deixam de correr depois de uma lesão é muito alto, isso acontece com mais frequência do que você possa imaginar.

É importante trabalhar a prevenção com o mesmo interesse que trabalha a evolução. Sendo assim, fique atento a todas as dicas que trouxemos para evitar lesões na corrida ou nos treinos.

10 dicas para evitar lesões ao correr

A primeira dica é procurar um médico e realizar todos os exames necessários para obter a liberação médica para a realização de atividade física. Se possível, é aconselhado que você faça a avaliação musculoesquelética com um ortopedista.

A segunda dica é comer devagar, a caminhada é uma parte importante do processo evolutivo do corredor. Caminhar auxilia na adaptação do novo exercício e permite obter benefícios futuros.

Dicas para evitar lesões ao correr

Como evitar lesões na corrida?

A terceira dica é aprender a avaliar as dores da corrida. Quando você sente dor moderada e bilateral, ou seja, em ambas as pernas, esta é uma dor natural da atividade física, mas deve ser observada como qualquer outra.

Já no caso de dor unilateral, você precisa ficar muito atento, uma vez que a mesma pode significar o desenvolvimento de alguma lesão. Neste caso você deve evitar a corrida até que a dor desapareça e se ela persistir, procure um médico imediatamente.

A quarta dica é treinar apenas o suficiente. Não há necessidade de treinar mais que 4 vezes por semana. O indicado que é os treinos não ultrapassem 50 minutos, principalmente em corridas de alta intensidade.

A quinta dica é escolher com muito carinho o seu tênis, você precisa ter em mente que este é o seu maior aliado na corrida. Jamais escolha o tênis pela opção mais barata, o mesmo deve oferecer o máximo possível de conforto e segurança.

A seta dica é sobre o descanso ideal entre as corridas. Deve ser respeitado um intervalo mínimo de 24 horas entre um treino e outro, sendo que este descanso deve chegar a 48 horas em caso de treinos ou corridas com alta intensidade.

A sétima dica é optar sempre por locais que ajudem na absorção de impacto, principalmente quando se está iniciando na corrida. A grama, areia ou esteira são ótimas opções e por incrível que pareça, o asfalto é o menos indicado nesta situação.

A oitava dica é quanto aos treinos de musculação visando o fortalecimento muscular. Este tipo de treino deveria ser realizado antes mesmo de iniciar na modalidade, caso não o tenha feito, é indispensável fazê-lo o quanto antes.

O fortalecimento da musculatura exigida nas corridas é fundamental na prevenção de lesões. Se você nunca praticou atividade física, este tipo de treinamento é ainda mais importante, uma vez que seu organismo está totalmente despreparado para o impacto.

A nona dica é quanto à alimentação correta. Você deve procurar um nutricionista para avaliar as suas necessidades e preparar uma dieta balanceada. Os nutrientes da alimentação auxiliam na recuperação muscular e prevenção de diversas lesões.

A décima dica envolve praticamente todas as outras anteriores. Busque a orientação de um profissional da Educação Física, ele tem a capacitação para te ajudar e definir a rotina de treinos.

Treinar com segurança vai te permitir correr sempre melhor, mas para isso é necessário que você respeite a evolução de seu corpo e esteja sempre atento aos sinais que o organismo dá quando algo está errado.

Agradecemos pela atenção e convidamos para continuar em nosso site. Existem diversos artigos com informações sobre saúde, alimentação correta e atividades físicas. Sejam sempre bem vindos e até breve!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.