No artigo de hoje vamos falar sobre o atletismo e quais são as provas que compõe essa modalidade. Chegou à hora de conhecer melhor esse esporte olímpico que por sinal é responsável por um grande número de medalhas na competição.

Antes de falar das modalidades, que tal conhecer melhor a pista oficial em que as competições acontecem. Veja como é composto todo o espaço físico de competição onde os atletas buscam seus melhores resultados nas provas.

A pista oficial de atletismo é composta por duas retas e duas curvas. Oito raias com 1,22 metros demarcam toda a pista. A largura total da pista é de no mínimo 10 metros. Na parte central da pista, estão as áreas de saltos, lançamentos e arremessos, área que são destinadas as demais modalidades que compõem o atletismo.

Quais são as modalidades do atletismo?

O atletismo é formado por mais de 20 modalidades, nas provas os atletas tem diferentes ações como: correr, pular, saltar, arremessar, entre tantas outras atividades. Na sequencia deste artigo vamos apresentar todas as modalidades, confiram.

Provas de 5 e 10 mil metros

São as conhecidas corridas de fundo, são as competições longas e disputadas somente na pista. Nestas provas os atletas que recebem o nome de fundistas geralmente tem uma aparência física mais franzina, isso acontece porque eles priorizam resistência e não a explosão muscular.

Tanto a prova dos 5.000 metros quanto a prova dos 10.000 metros tiveram as suas estreias nas Olimpíadas de Estocolmo, na Suécia no ano de 1912.

Provas de 100 e 110 com barreiras

Uma das modalidades mais rápidas do atletismo a prova dos 110 metros com barreiras é disputada pelos homens e a prova dos 100 metros com barreiras é disputada pelas mulheres.

Nesta modalidade, o atleta deve ter muita explosão muscular, tanto para correr quanto para saltar as 10 barreiras distribuídas pelo caminho. A barreira das mulheres tem 84 centímetros de altura, já a barreira da prova masculina tem 1,067 metros de altura.

Prova dos 100 metros

Conhecida como a prova mais nobre das Olimpíadas, a prova dos 100 metros teve sua estréia nos primeiros Jogos da Era moderna, em Atenas no ano de 1896. A velocidade desta prova é tamanha, os atletas vencedores completam a prova em tempo inferior a 10 segundos.

Estudos afirmam que os atletas respiram apenas uma única vez durante todo o trajeto. O recordista da prova até o fechamento das competições de 2015 é o jamaicano, Usain Bolt com o tempo de 9,58 segundos.

Prova dos 200 metros

Depois da explosão da largada, os atletas devem manter o equilíbrio para enfrentar a curva e manter a velocidade máxima o maior tempo possível para alcançar a vitória ao final da curva.

O jamaicano Usain Bolt também detém o recorde na prova dos 200 metros. Ele conseguiu completar a prova com o tempo de 19,2 segundos.

Prova dos 400 metros

Outra prova que também existe desde os primeiros Jogos da Era Moderna, em Atenas no ano de 1896, a prova dos 400 metros também é chamada de uma prova nobre, nesta prova os atletas precisam dar uma volta completa na pista de atletismo.

Prova dos 400 metros com barreiras

Esta modalidade também exige uma volta completa na pista e os homens devem saltar as barreiras que tem 91,4 centímetros de altura, enquanto as mulheres têm que saltar as barreiras que tem 76,2 centímetros de altura.

Esta modalidade foi criada na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Somente nas Olimpíadas de Paris, na França no ano de 1900 que esta modalidade entrou para o quadro de competições.

Provas dos 800 e 1.500 metros

São conhecidas como provas de meia distância, nestas provas os atletas devem conciliar velocidade com resistência. As provas entraram para as Olimpíadas no ano de 1896, nos Jogos de Atenas, na Grécia, mas na época a prova dos 800 metros era disputada em 805 metros.

Todas as provas que compõe o atletismo

Quais as provas do atletismo

Prova dos 3.000 metros com obstáculos

Durante o percurso desta prova, os atletas precisam superar barreiras de quase 1 metro de altura, além de saltar lagos de 3 metros e 66 centímetros de comprimento. Esta modalidade entrou para as Olimpíadas nos Jogos de Paris, no ano de 1900, mas as mulheres só começaram a disputá-la depois do Pan-Americano do Rio em 2007 e dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Arremesso de dardo

Esta modalidade simboliza as caças com lanças da Antiguidade. A prova consiste em lançar o dardo que mede 2,60 metros e pesa 800 gramas para os homens e 2,20 metros com peso de 600 gramas para as mulheres.

Existem duas linhas de 90 m de distância que formam o campo de arremesso, o arremesso só será validado se cair entre essas duas linhas. Esta modalidade entrou para o quadro olímpico no ano de 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra.

Arremesso de disco

O atleta deverá arremessar um disco plano depois, deve girar sobre seu corpo, ele deverá tentar lançá-lo para frente na maior distância possível. O disco é feito de metal e na prova masculina tem peso 2 Kg e mede entre 219 e 221 milímetros de diâmetro. Para as provas femininas, ele pesa 1 Kg e possui diâmetro de 180 e 182 milímetros.

Arremesso de peso

Os atletas devem arremessar o mais longe possível a bola de metal utilizando apenas uma mão. O peso desta bola para homens é de 7,26 kg e para as mulheres de 4 kg. Esta prova teve muitas mudanças nas regras desde a sua primeira participação olímpica, nos Jogos de Estocolmo, na Suécia no ao de 1912. Naquele ano, o lançamento podia ser realizado utilizando as duas mãos.

Arremesso de martelo

Nesta prova o objetivo é arremessar para frente o mais distante possível o martelo que é composto por uma bola de ferro presa a um arame metálico com uma alça na extremidade. O martelo pesa 7,26 de deverá cair no terreno dentro de um ângulo de 90 graus para ser considerado como um arremesso válido.

Decatlo

Sua estréia aconteceu nas Olimpíadas de Estocolmo, na Suécia no ano de 1912. Esta prova é disputada somente por homens e reúne 10 modalidades do atletismo, são elas:

  • 100 metros
  • Salto em distância
  • Arremesso de peso
  • Salto em altura
  • 400 metros
  • 100 metros com barreiras
  • Arremesso de disco
  • Salto com vara
  • Arremesso de dardo
  • 500 metros

Heptatlo

O heptatlo foi disputado pela primeira vez nas Olimpíadas nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos no ano de 1984. Esta modalidade é disputada somente pelas mulheres. Esta modalidade reúne sete modalidades do atletismo, são elas:

  • 100 metros com barreiras
  • Salto em altura
  • Arremesso de peso
  • 200 metros
  • Salto em distância
  • Lançamento de dardo
  • 800 metros.

Maratona

Prova em que o atleta deve percorrer 42.195 metros, a maratona é a prova mais longa e mais clássica da história das Olimpíadas. Dentro dos jogos olímpicos, os últimos 400 metros da prova acontecem na pista de corrida dentro do estádio. Esta modalidade estreou no ano de 1986, nos Jogos de Atenas, na Grécia, e teve como vencedor Spiridon Louis.

Marcha Atlética

Nesta prova os atletas precisam correr mantendo sempre uma parte dos pés em contato com o solo. Esta regra foi criada visando impedir que os atletas corram. É uma corrida disputada andando e é composta por duas distâncias oficiais, são as provas de 20 ou 50 quilômetros.

A sua primeira aparição no quadro olímpico foi no ano de 1908, nos Jogos de Londres, na Inglaterra, mas as distâncias atuais só foram oficializadas mais a frente. No ano de 1932, nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos foram os 50 quilômetros e os 20 quilômetros somente no ano de 1956, nos Jogos de Melbourne, na Austrália.

Revezamento 4×100 e 4×400 metros

As provas de revezamento 4×100 e 4×400 metros são provas por equipes compostas por quatro atletas. Nesta modalidade cada atleta corre 100 metros para as provas de 4×100 metros e 400 metros na prova de 4×400. Ambas as modalidades foram introduzidas nos Jogos de Estocolmo, na Suécia no ano de 1912.

A cada 100 ou 400 metros de acordo com a modalidade, ocorre a troca de bastão. Esta troca deve ocorrer dentro de um espaço exato da pista, caso não seja efetuado neste espaço, a equipe é desclassificada.

Salto com vara

Nesta prova os competidores devem correr uma distância de 45 metros segurando uma barra flexível que será utilizando para impulsioná-lo para cima com o objetivo de passar por cima do sarrafo sem derrubá-lo.

Salto em altura

Nesta modalidade os competidores devem saltar sobre horizontal suspensa por dois suportes verticais separados por 4 metros de distância. Cada atleta tem direito a três tentativas para cada vez que o sarrafo é mudado de altura. Na execução deste salto, os atletas correm em velocidade alta até se aproximar da barra, depois de saltarem, eles giram o corpo e tentam superar o obstáculo de costas.

Salto em distância

Nesta modalidade cada atleta tem três tentativas para definir a distância máxima. Eles devem correr em linha reta e saltar antes de tocar a borda frontal da marca de pulo. A distância final do salto é definida em linha reta, desde a marca de pulo até a marca deixada na areia que fica mais próxima da área de salto.

Salto Triplo

É uma variação da modalidade anterior, nesta prova os atletas devem alcançar a maior distância possível após realizar três saltos durante a corrida de aproximação. Nesta prova eles também devem correr em linha reta e devem saltar duas vezes com o mesmo pé e depois saltar com o outro se lançando em direção a caixa de areia. Esta modalidade está presente nos Jogos desde Atenas, no ano de 1896.

Chegamos ao final de mais um artigo e esperamos que tenham curtido tanta informação bacana sobre o atletismo e as modalidades que o compõe. Convidamos para continuar em nosso site, tem muita dica e informação interessante esperando a sua visita. Até breve!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.