Se a ideia de levar a sua corrida diária em meio a belos cenários ao ouvir gaivotas são para você, você pode ser um candidato para o treinamento na areia. A estética é apenas uma parte da equação. Correr na areia tem alguns benefícios físicos como uma forma de exercício, mas ainda há algumas coisas que você deve ser cauteloso também. Vamos ver algumas vantagens e principalmente, a queima de calorias.

Fortalecimento da parte inferior do corpo

Quando a areia se move debaixo dos seus pés que envolve seus tornozelos, arcos e calcanhares, ela provoca-os a tornar-se mais fortes. Em um estudo de 1998, havia três grupos: um grupo controle, um grupo que correu na areia e outro na estrada. A circunferência da panturrilha aumentou significativamente nos corredores de areia, tanto o grupo de corrida de rua quanto o de areia tiveram aumento na capacidade de impulsão vertical, e ambos os grupos tiveram aumento da circunferência da coxa. O grupo de areia teve mais alterações fisiológicas e maior desempenho.

Calorias queimadas

Vários estudos descobriram que você queima mais calorias correndo na areia do que correndo no asfalto. Em um desses estudos, pesquisadores descobriram que as pessoas que caminhavam ou corriam na areia queimavam entre 1,2 e 1,8 vezes mais calorias por milha, o que equivale entre 20 e 80 calorias extras. Na areia, você afunda e gasta mais energia para sair dela, embora o impacto da corrida na areia seja mais suave.

Treinando na areia

O treino na areia pode realmente trazer ganhos reais para seu desempenho. Porém, cuidado para não fazer o treino sem a consulta com um profissional antes. (Foto: www.brettsorci.com)

Usar tênis ou correr descalço?

A maioria dos especialistas recomenda iniciar o treino na areia molhada primeiro. Devido à dificuldade de correr na areia, a recomendação é em investir em um bom par de tênis de corrida e ficar na areia molhada perto da costa. A fim de manter o peso equilibrado e terra no meio do seu pé, você pode ter que encurtar a passada e se inclinar para a frente, ao mesmo tempo em que levanta os joelhos e mantém os braços mais elevados. Uma das vantagens de correr na areia é que ela aumenta a sua coordenação. Antes de correr descalço, faça alguma corrida de treino em primeiro lugar, com o uso de tênis apropriados para fortalecer os tornozelos. Limite a sua primeira corrida com os pés descalços a poucos minutos da areia molhada, em seguida, adicione alguns minutos de cada vez.

Cuidados ao treinar na areia

Embora a suavidade da areia possa reduzir o risco de ferimentos relacionados com o impacto, na verdade, pode causar outros danos. Por conta do seu tendão de Aquiles se esticado mais do que correndo sobre uma superfície dura, pode haver algum ano. Há relatos de pessoas que desenvolvem tendinite ao correr mais do que uma vez por semana na areia. Para diminuir o risco de lesões, corra perto de maré baixa, quando a areia molhada é mais lisa e firme. Olhe atentamente para objetos cortantes, como pedras, conchas, metal e vidro em seu caminho.

Você treina na areia? Como você vê seu desempenho? Considera melhor ou pior do que treinar em chão firme?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.