É natural encontrar corredores desmotivados com o seu rendimento. Muitos chegam a abandonar a corrida por cansaço e/ou falta de paciência quanto à lentidão da evolução, mas eles não percebem que muitos de seus hábitos são altamente prejudiciais para o desempenho.

Você certamente já ouviu alguém falando que correr é fácil, basta que você coloque o tênis e vá para a rua. Seguindo este mito, muitas pessoas começam a correr sem nenhum tipo de orientação e fazem parte do grupo que abandonam rapidamente.

A corrida é uma modalidade esportiva muito fantástica e pode oferecer benefícios incríveis, mas para alcançá-los é necessário técnica, conhecimento e orientação capacitada de um profissional de Educação Física.

Na sequencia de nosso artigo vamos apresentar as atitudes que te atrapalham na busca de seus objetivos, e consequentemente irão te afastar dos benefícios que a corrida tem para te oferecer.

Dormir pouco atrapalha na corrida?

O corpo necessita de um ótimo descanso para promover a recuperação muscular de forma eficiente. É justamente no período em que estamos dormindo que essa recuperação acontece de forma mais eficaz.

Durante o sono o nosso organismo aproveita para fazer as adaptações metabólicas necessárias. Contudo, se a pessoa não tiver uma boa noite de sono tanto em quantidade, quanto em qualidade, ela certamente vai influenciar negativamente nos seus resultados.

A recuperação também envolve os dias de descanso sem treinar. O tempo de descanso pode ser de 24 horas, 48 horas e até 72 horas, isso vai depender da intensidade do estimulo recebido durante a sessão de treino.

Dormir pouco atrapalha a correr?

Atitudes que atrapalham na corrida?

Alimentação incorreta atrapalha na corrida?

É muito importante observar a quantidade de calorias ingeridas não só para quem busca emagrecer. Qualquer pessoa devia buscar uma dieta equilibrada, uma vez que alguns alimentos oferecem nutrientes fundamentais para ajudar no desempenho durante a atividade física.

Cada pessoa possui suas necessidades especificas e para determinar quais os alimentos e principalmente a quantidade que deverá ser ingerida, é indispensável que o corredor busque a orientação de um nutricionista, preferencialmente um nutricionista esportivo.

Matar o treino uma vez atrapalha na corrida?

Você deve planejar as sessões de treino para não ter imprevistos e atrapalhar os treinos. Neste planejamento é importante estipular objetivos possíveis de serem alcançados e ter dedicação para cumprir o que foi definido.

Quando a pessoa falta ao treino uma vez, as chances de faltar mais vezes são maiores. Por isso, colocar a corrida como algo prioritário na sua rotina é indispensável, não vai funcionar se o treino for uma opção caso sobre algum tempo.

Pular ou atrasar os intervalos entre as séries atrapalha na corrida?

O intervalo entre as séries tem papel decisivo no seu sucesso, ou seja, ele é tão importante quanto à quantidade de carga e repetições. Apresentamos mais um motivo para buscar uma orientação capacitada.

Durante os treinos é importante estar atento ao que foi programado, aquelas pessoas que ficam conversando e esquecem do intervalo determinado ou não respeitam o tempo correto, certamente estão prejudicando a intensidade do seu treino e afastando os resultados esperados.

Realizar exercícios sem orientação atrapalha na corrida?

Se o seu orientador não passou um determinado exercício jamais o realize. Essa não indicação pode ser apenas por opção de um exercício melhor, ou até mesmo por questões de segurança.

Falta de periodização atrapalha na corrida?

A periodização é a divisão do treino em busca do objetivo estipulado. Todas as fases são importantes e devem ser trabalhadas de forma correta. Você deve subir os degraus de forma progressiva.

Durante os treinos você vai melhor a sua qualidade de vida, desde que o treino esteja acontecendo com prudência. Se o seu treinador não te chamar para planejar tudo antes de começar a correr, indicamos que busque outra orientação.

Evitar treinos específicos atrapalha na corrida?

Existem corredores que não gostam de malhar e isso é muito ruim. No treino de musculação você trabalha o fortalecimento muscular e articular, este tipo de treino é fundamental para prevenir lesões e permitir melhor desempenho.

Outro treino evitado por corredores é o treino de velocidade, os corredores preferem as sessões de longas distâncias em ritmos constantes, mas o treino de velocidade é muito importante para aumentar sua velocidade é claro, além da força e resistência cardiorrespiratória.

Chegamos ao final de nosso artigo e não podemos deixar de alertá-los para jamais iniciar qualquer atividade física sem a liberação médica. É importante colocar o corpo em movimento, mas isso deve ser feito sempre em condições seguras.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.