Gostar de correr não é algo fácil, principalmente para as pessoas que estão sedentárias. Dificuldades para controlar a respiração, dificuldades para correr muito são problemas comuns entre os corredores iniciantes.

Neste artigo de hoje trouxemos dicas para te ajudar a correr melhor e de quebra, ajudar na luta contra a balança. Vejam como gostar de correr e como desfrutar de todos os benefícios desta atividade física.

O primeiro grande desafio é superar os primeiros meses, porque neste período o corredor sofre com as dores musculares, cansaço, falta de fôlego, desanimo de ir treinar entre outros. Apesar de tanto motivo para desistir, existem benefícios extraordinários te esperando e que podem te fazer evitar a desistência.

As principais queixas são a falta de fôlego durante a corrida e as fortes dores musculares do pós-treino. Especialistas apontam que o maior motivo das pessoas afirmarem que não gostam de correr é porque as mesmas se sentem desconfortáveis quando correm. De fato a corrida não é um exercício físico fácil.

A melhor forma de o exercício físico deixar de ser desconfortável é você aprender a gostar de praticá-lo e isso só acontece se você fizer uma introdução ao mesmo de forma gradativa.

Começar a correr em um ritmo bem leve e curta distância lhe trará menos dores musculares e a dificuldade de respirar não será tão visível, mas isso depende da paciência e da dedicação do praticante.

Na sequencia de nosso artigo vamos apresentar 8 dicas importantes para você aprender a gostar de correr, além de ganhar preparo físico evoluindo gradativamente, podendo então, correr por vários quilômetros em apenas poucos meses de treino.

Como evitar as terríveis câimbras?

Existem diversos fatores que causam as câimbras que não podemos prever e intervir, mas o maior causador delas é o excesso e esse ponto é facilmente controlável por nós. As câimbras geralmente são frutos de ritmo e intensidade além do que seu corpo está preparado.

Sentir prazer correndo

Você não está sozinho quando o assunto é não gostar de correr, grande parte das pessoas não suportam a ideia de correr pro prazer, elas buscam apenas emagrecer urgentemente, algo que é impossível.

Correr por uma hora queima aproximadamente 600 calorias dependendo da intensidade da atividade, ou seja, é impossível querer perder peso correndo apenas alguns dias e depois parando.

A dica fundamental é tirar o bloqueio mental que você carrega e começar a correr naturalmente. Sair de casa para correr já pensando que aquilo é algo insuportável só irá te atrapalhar na atividade.

Correr sem preocupações

Dicas para gostar de correr?

Como aprender a gostar de correr?

Essa dica é infalível. Correr sem se preocupar com distrações ou propriamente sem lembrar que está correndo. Quando você está descontraído e se divertindo, até aquelas tarefas mais árduas passam a ser menos complicadas, com a corrida não seria diferente.

Uma excelente forma de distração é correr escutando as suas músicas favoritas. Outra forma interessante é correr junto do seu cão de estimação, desta forma você ainda irá ajudar na promoção da saúde do seu animalzinho.

Outra forma de distração é correr com algum amigo, mas este ponto requer uma atenção especial. O ideal é que ambos estejam no mesmo ritmo e condicionamento físico, caso contrário um irá forçar o outro e isso será muito ruim.

Comece com objetivos pequenos

Outro fator que faz com que a corrida seja tão detestada é o número de pessoas que não conseguem atingir seu objetivo, mas grande parte das pessoas são as culpadas por escolherem objetivos praticamente inalcançáveis.

É fundamental que você escolha objetivos pequenos no início. Assim que alcançá-lo, você estipula um próximo e assim sucessivamente. Cada pequena vitória será uma motivação extra para continuar nas atividades.

Busque motivação interior

Você vai ter muita dificuldade no início, mas isso não deve ser obstáculo e muito menos razão para desistir. Ao invés de ficar se auto cobrando em excesso, tente valorizar as pequenas conquistas.

Se você se sentir cansado ou sem fôlego, é melhor pensar que isso é resultado de uma mudança de hábito e que trará benefícios incontáveis para sua saúde. Aprender a controlar a respiração e o ritmo irá te ajudar na evolução, mas isso só acontece com o tempo.

Escolha bem o local

Essa dica é muito importante principalmente para os iniciantes. Se for possível, escolha correr em parques ou locais com bastante natureza, porque o contato com esses lugares nos revigora e nos proporcionam prazer e liberdade, fatores que permitem melhor desempenho.

Correr em ruas lotadas e com trânsito intenso interfere consideravelmente em nossa concentração e aquele clima de tensão por ter que observar carros e pessoas vindo por todos os lados é prejudicial.

Mantenha o foco

As pessoas costumam desviar o foco com muita facilidade, principalmente aquelas que não estão acostumadas com atividades físicas regulares. A corrida inicial pode ser um ponto de partida para sua mudança de vida.

Sendo assim, busque orientação de um profissional de Educação Física, ele será capaz de te orientar e criar um planejamento possível de ser realizado que e que seja visível o progresso.

Alimentação errada

As pessoas ainda cometem o erro de comer demais antes da atividade física, um erro gravíssimo. Ao contrário do que a maioria imagina, comer antes da corrida não irá te dar energia, muito menos ajudar a correr melhor.

Outro erro comum quanto à alimentação é ir se exercitar em jejum. A indicação é que você se alimente de coisas leves, preferencialmente frutas. Lembre-se que os extremos só irão prejudicar seu exercício físico.

Considerações finais

As dicas apresentadas podem ou não ser adotadas por você e talvez nem com elas você venha a gostar de corrida. Existem situações internas que nenhuma dica poderá reverter, mas o certo é que grande parte das pessoas que seguem esses passos conseguem ter mais afinidade com a corrida.

Sempre informamos as pessoas sobre a importância de realizar o exame médico para obter a liberação para a prática de atividades físicas. É fundamental conhecer suas condições e prevenir de problemas graves relacionados à sua saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.