Já foi comprovado que o sol é uma das maiores fontes de energia natural existente e que tem diversos benefícios para os seres humanos. Pesquisas apontaram que o sol está relacionado a menores índices de depressão por exemplo.

Como seres extremamente motivados por raios solares, a atividade física também sofre com a perda de motivação para treinar quando a temperatura abaixa, principalmente para as pessoas que treinam no período da manhã.

Para muitos, a enorme disposição de se exercitar que era visível no verão, praticamente some nos dias frios, dando lugar à vontade de comer cada vez mais, tomar chocolate quente e ficar debaixo da coberta assistindo TV.

Infelizmente quando você deixa de treinar, você cessa o desenvolvimento corporal e o processo fisiológico de adaptação positiva regressa. Ou seja, a sua busca por resultados e objetivos jamais irá acontecer.

O frio é aliado para as pessoas que buscam perder peso, uma vez que no frio o nosso organismo gasta mais energia para se manter aquecido, ou seja, praticar atividade física no frio pode acelerar ainda mais este processo.

Um dos mitos mais famosos existente é o de que o frio é psicológico, na verdade o frio é fisiológico, mas carrega diversos fatores psicológicos que podem agravar ou minimizar a sensação.

Como manter a motivação para treinar no fio?

Dicas para treinar em dias frios

Para ajudar aquelas pessoas que tem dificuldade de treinar em dias frios, trouxemos 7 excelentes dicas para superar a preguiça e partir para o treino firme e forte, são elas:

Ter pensamento positivo

Manter a mente focada e motivada é fundamental para buscar qualquer objetivo, sem dúvidas o pensamento positivo é o principal impulsionador das suas atitudes. Portanto, pense no que almeja. Treinar vai te ajudar a correr mais, treinar vai te ajudar a correr mais rápido, treinar vai ajudar a manter o corpo ideal, treinar vai ajudar na prevenção de lesões, etc.

Criar recompensas

Nos dias mais difíceis é onde você deve buscar forças extras para treinar, ou seja, criar alternativas para favorecer isso é super bem vindo. Crie “prêmios” para depois das sessões de treino, mas como assim? Por exemplo: um passeio, um café da manhã diferenciado, coisas desse tipo.

Convide amigos

Não existe situação melhor que fazer algo que gosta com os amigos, nestas condições até mesmo situações adversas passam praticamente despercebidas. Portanto, convide seus amigos pra treinar junto e assim um pode incentivar o outro.

Lugar agradável

A escolha de um ambiente animador pode ajudar demais. Se você tiver a opção de treinar em lugares bonitos e que tenha uma boa energia, sem dúvidas o resultado será melhor do que os treinos em lugares incômodos. A pessoa que tem a opção de treinar em ambientes climatizados não tem desculpa para fugir do treino.

Crie metas

Ao criar metas você também cria um planejamento para alcançá-las, neste planejamento se você retirar um ou mais treinos, certamente colocará tudo a perder. Quando existem as metas, você fica mais focado. Outra dica importante é colocar os lembretes sobre as metas em lugares visíveis para que você esteja sempre atento e focado nos mesmos.

Exercitar em casa

Sempre que possível, realize exercícios em casa e evite os climas frios. Alongamentos e ginásticas localizadas ou até mesmo atividades aeróbias como pular corda, esteira e bicicleta ergométrica são ótimas opções.

Treinar com prazer

É fundamental que pratique atividade física sempre com prazer. Realizá-la somente para emagrecer, ficar forte ou com corpo atraente pode ter um custo muito alto. Quando você pratica atividade física sem gostar, as chances de abandoná-la rápido é muito grande.

Indicamos que busque outras modalidades que combinem com sua personalidade e que te dê diversão e prazer, sem deixar a desejar na busca do seu objetivo. Quando o assunto é atividade física, sempre falamos para jamais iniciar qualquer pratica sem conseguir liberação médica.

Realizar os exames pode te livrar de diversas situações perigosas e te deixar pronto para desfrutar somente dos benefícios da mesma. Para finalizar, indicamos que busque sempre a orientação de um profissional de Educação Física para te ajudar na definição e realização dos exercícios planejados.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.