Olá pessoal! Sejam todos bem vindos ao nosso site e neste artigo vamos falar sobre a corrida. Se você já é um corredor, veja como melhorar seu desempenho, para isso você precisa compreender o que acontece com seu corpo durante o exercício. Sendo assim, confiram as melhores dicas para correr mais e melhor.

Por que correr no dia a dia?

Vamos começar falando que a corrida não é um exercício apenas para os amantes da velocidade. Qualquer pessoa pode praticar corrida, indiferente do gênero e sua capacidade física, basta que ao praticar, a pessoa obedeça ao seu limite.

A corrida quando é orientada e planejada de forma correta, ela tem a capacidade de auxiliar na melhoria da capacidade cardiorrespiratória. Talvez o maior benefício seja quanto à hipertrofia cardíaca, o que é isso? É a capacidade de o coração tornar o bombeamento de sangue mais efetivo.

Outro benefício da corrida diária é a produção e liberação de hormônios como, por exemplo, a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e prazer.

Os corredores ainda têm como benefício à diminuição da porcentagem da gordura corporal e também o fortalecimento dos ossos, resultante das respostas adaptativas ao impacto causado pelas passadas.

O que fazer quando está começando a correr?

Alguns cuidados importantes devem ser tomados se você é iniciante neste tipo de atividade. O treino intervalado é o melhor tipo de treino para os iniciantes na corrida.

A corrida tem fatores importantes para quem está iniciando no exercício, é indicado que a pessoa corra pelo menos duas vezes por semana.

Durante a evolução dos treinos, é claro se houver uma orientação correta, o corredor irá obter um fortalecimento das estruturas articulares, ósseas e musculares. Após esta maturação corporal, o corredor será capaz de suportar com mais facilidade a corrida.

Como correr com segurança?

Dicas para correr melhor

Quais os cuidados tomar durante a corrida?

Especialistas alertam sobre diversos cuidados a serem tomados principalmente por corredores inexperientes. Entre eles podemos citar a alimentação, a correção de movimentos, fortalecimento das estruturas e principalmente respeitar os limites.

Uma dica fundamental é quanto ao calçado utilizado na corrida. Componente fundamental, o mesmo deve estar em bom estado e oferecer conforto e segurança para o corredor.

O que pode me impedir de correr?

A corrida como citada anteriormente, deve ser bem orientada e programa, se seguir estas condições, não existirá problemas em praticá-la. Apesar de inúmeros benefícios, não podemos deixar de citar as restrições quanto à intensidade e volume exagerados.

As pessoas obesas ou com sobrepeso possuem uma sobrecarga total muito grande, mas por incrível que possa parecer, o impacto da corrida é o mesmo. Sendo assim, a indicação é que você escolha treinos com o volume baixo.

Quando falamos de volume, estamos falando de tempo de corrida ou distância percorrida. Este volume deve ser alterado de acordo com a evolução nos treinos, sempre aumentando aos poucos.

Idoso pode correr?

O maior problema para as pessoas idosas esta relacionado ao tecido ósseo. Com o passar dos anos, principalmente na terceira idade, as pessoas vão perdendo a capacidade de suportar cargas.

Mas isso não impede que os idosos possam praticar atividades de pista, pelo contrário, isso ajudará no fortalecimento e redução da perda de massa óssea. Seguindo as orientações corretas, o idoso deve começar com uma caminhada bem leve e ir progredindo aos poucos, até que possa realizar pequenas corridas com velocidade bem baixa e distâncias bem curtas.

Como foi dito diversas vezes neste artigo, o principal passo é procurar a ajuda e orientação de um especialista, porque ele tem formação e conhecimento suficiente para orientá-lo de forma precisa, permitindo um melhor desfrute dos benefícios da corrida e ainda te prevenindo de diversas lesões.

Lembrem-se de que antes de iniciar qualquer atividade física, é indispensável à liberação médica, ou seja, procure seu médico de confiança, realize os exames necessários e evites riscos e problemas futuros.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.