Do que se trata o tão falado Treinamento Funcional? Quais são seus principais benefícios e atrativos que fazem sua popularidade crescer diariamente? Neste artigo vamos trazer todas as características desta nova forma de treinamento.

“Treinamento Funcional tem como proposta, melhorar a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência”.

O principal diferencial do treinamento funcional é que ele se caracteriza pela semelhança do exercício ou das atividades propostas no treinamento às situações cotidianas, além de estar baseado no princípio da especificidade, ou seja, direcionado para alguma modalidade.

Mas como assim situações do cotidiano?

Bom, as situações do cotidiano exigem por diversas vezes que nosso corpo empregue movimentos e gestos motores que utilizem diversos grupos musculares simultaneamente, é ai que entra a proposta dos exercícios funcionais, eles visam promover ações musculares em conjunto proporcionando um trabalho corporal mais completo e equilibrado.

É possível classificar o Treinamento Funcional em três grandes bases:

  • A primeira grande base é a mudança de exercícios convencionais para funcionais, ou seja, realizar uma troca gradativa dos exercícios que são realizados em máquinas, para aqueles exercícios que utilizam o próprio corpo.
  • A segunda base é o treinamento do Core, que talvez seja a principal parte do treinamento funcional, concentrando o trabalho do centro do corpo para as extremidades, o que facilita o aprendizado e ainda promove uma melhoria da consciência corporal.
  • A terceira e também de suma importância é a Propriocepção ou bases instáveis, mas o que é isso? Nada mais é do que execução de exercícios ou trabalhos seguros, mas em superfícies instáveis, atividades que são propostas para proporcionar uma reação melhor do nosso corpo com relação a uma adversidade.
O que é Treinamento Funcional?

Benefícios do Treinamento Funcional

Como treinar?

Os movimentos propostos devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar somente músculos isolados como acontece habitualmente nos exercícios normais. Os exercícios são realizados nos planos baixo, médio, alto e também vertical e horizontalmente. Ainda podem ser utilizados auxílios de equipamentos como: halteres, cordas, barras, bolas, fitas e cabos.

Os benefícios do Treinamento Funcional

O Treinamento Funcional proporciona melhora na postura corporal, além de um ótimo equilíbrio em todos os membros, permitindo então otimizar seu desempenho na realização das tarefas que está executando. Outro fator de extrema importância é a utilização de exercícios funcionais para o fortalecimento de membros e correções de movimentos reduzindo lesões degenerativas e dores.

Neste vídeo abaixo você pode entender um pouco melhor de como o Treinamento Funcional pode prevenir lesões, confira:

Começando o Treinamento Funcional

Como já foi dito anteriormente, os exercícios funcionais não utilizam máquinas de peso fixo, estes exercícios tem como base, realização de movimentos naturais e utilização do peso do próprio corpo. Não importa a idade, sexo, peso, todos podem treinar funcionalmente, mas é muito importante observar que cada pessoa tem capacidade de realização de exercícios diferentes, ou seja, respeite o seu limite.

Treinamento Funcional para idosos

Ao contrário do que muita gente imagina os idosos também podem se beneficiar com o Treinamento Funcional. Os exercícios propostos trabalham diversas habilidades físicas que as pessoas com mais idade precisam para conseguir viver de forma independente.

É bem comum vermos idosos cada vez mais sedentários ou diminuindo drasticamente o ritmo de suas vidas. Através do Treinamento Funcional, podemos promover a melhoria da força, do equilíbrio, da resistência, e também é claro de atividades aeróbicas. Lembrando que todos os exercícios devem ser realizados com total acompanhamento de um profissional e com toda segurança.

Não consegue imaginar um motivo para idosos treinarem força, flexibilidade, equilíbrio? Vamos destacar alguns pontos do cotidiano para lhe permitir uma associação melhor.

Treinamento Funcional para idosos

Benefícios do Treinamento Funcional para os idosos

Existem muitos idosos que vivem sozinhos e precisam realizar tarefas domésticas como carregar sacolas de supermercado, levar o lixo para fora, pegar um objeto no armário mais alto. Apesar dos pontos anteriores serem de comum importância, sem dúvidas o equilíbrio é o mais trabalhado com idosos.

Com uma frequência altíssima de quedas devido a problemas comuns com o equilíbrio, devemos sempre nos lembrar do risco que um idoso tem de sofrer fraturas e o esforço e tempo de reabilitação de um idoso é muito maior. É ai que entra o Treinamento Funcional para idosos, ele ajuda no fortalecimento do equilíbrio, podendo reduzir e muito o risco de quedas.

No vídeo a seguir, é possível observar diversos exercícios funcionais para idosos, onde podemos associar a proximidade dos gestos realizados com diversas tarefas do cotidiano.

Não é demais ressaltar que indiferente da idade, é indispensável à liberação do médico para a prática de qualquer exercício físico, principalmente para os idosos. Outra dica importante é que se busque sempre o acompanhamento de um profissional. Não deixe que uma atividade que pode ser totalmente benéfica venha a oferecer riscos para sua saúde.

Estamos encerrando mais um artigo e esperamos que vocês tenham gostado do assunto. Deixe seu comentário contando experiências vividas no Treinamento Funcional. Como foi pra você? Houve benefícios?  Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenham uma sugestão, compartilhe conosco.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.