Distensão abdominal é o termo técnico para a “barriga inchada”, em uma condição na qual o abdome fica desconfortavelmente cheio e gasoso, e também pode ficar visivelmente inchado (distendido). A barriga inchada é, geralmente, um sintoma de algum problema de saúde, que pode varia desde uma simples indigestão até algo mais grave.

Antes de se medicar para barriga inchada e dura, consulte um médico

Como a barriga inchada é um sintoma de outros problemas de saúde, para evitar que os medicamentos mascarem os sintomas, o correto a fazer é consultar um médico antes de qualquer tratamento. Desta forma, você não prejudica o diagnóstico do problema de saúde que possa estar causando a barriga inchada.

Barriga inchada é gases? E barriga inchada e dores abdominais? 

Quem tem barriga inchada descreve uma sensação desconfortável de barriga “cheia”, aperto ou inchaço no abdômen. Isto pode ser acompanhado de dor, excesso de gases (flatulência), arrotos ou arrotos frequentes, e barulhos abdominais. Todos os sintomas da barriga inchada se “juntam”, mas a origem deles é sempre uma condição adjacente.

Problemas com a barriga inchada

Uma barriga inchada pode ser acompanhada por dores abdominais e diarreia severa. Busque logo um médico antes de qualquer tratamento caseiro. (Foto: www.mirror.co.uk)

Barriga inchada: causas

As causas mais comuns de inchaço abdominal são:

Engolir ar – Pode ser por respiração incorreta ou causado por comer alimentos rápido demais.

Constipação – Dificuldade para defecar. Geralmente, causada por uma dieta pobre em fibras, mas pode ter outras causas.

Azia – A azia não é apenas uma queimação no esôfago. A azia pode ser uma queimação em todo o trato digestório, e pode envolver o inchaço abdominal.

Síndrome do intestino irritável – Esta doença pode ter como um de seus sintomas a barriga inchada.

Intolerância a lactose, Intolerância ao glúten, ou intolerância a outros tipos de alimentos – A reação alérgica causada por esses alimentos pode inchar a barriga, piorando também a condição. Celíacos podem ter problemas de inchaço na barriga ao comer glúten, ou alimentos com traços de glúten.

Ganho de peso – Ao ganhar peso, a sensação de inchaço na barriga pode acontecer.

Crescimento excessivo de bactérias no intestino ou problemas com a flora intestinal – Geralmente podem acontecer durante tratamentos com antibióticos, que atacam a flora intestinal e todo o trato digestório.

Fluxo hormonal – Principalmente mulheres passando pela TPM ou após a menopausa.

Parasitas intestinais – Alguns deles podem causar o inchaço, bem como gases e outros problemas do aparelho digestivo.

Doença inflamatória do intestino – Colite e doença de Crohn são dois bons exemplos que podem causar o inchaço da barriga.

Medicamentos – O efeito colateral de alguns medicamentos é, exatamente, o inchaço abdominal. Verifique a bula dos remédios que você toma e converse com seu médico para trocar o remédio.

Doenças mais graves – Problemas no pâncreas, fluidos, doença hepática, insuficiência renal, câncer.

Barriga inchada: tratamento

Em muitos casos, os sintomas de inchaço abdominal podem ser diminuídos ou mesmo curados completamente através da adoção de algumas alterações do estilo de vida. Por exemplo:

Não mascar chiclete – Goma de mascar pode fazer com que você engula ar, causando o inchaço na barriga.

Evitar refrigerantes – Bebidas com gás, em geral, podem causar a sensação de inchaço, principalmente quando consumidas em excesso.

Evitar alimentos que provocam gases – São exemplos os vegetais da família do repolho, feijão, e lentilhas.

Comer devagar – Quanto mais devagar você come, menos ar você engole. Além disso, comer devagar dá tempo para seu cérebro processar que seu estômago está cheio. Consequentemente, você come menos e é uma ótima dica para emagrecer.

Perder peso e controlar melhor sua dieta – Ao perder peso e ter um controle melhor sobre os alimentos que você está consumindo, você ajuda, consideravelmente, a controlar o inchaço na barriga.

Cortar o glúten ou produtos lácteos da alimentação – Consulte um gastroenterologista para fazer o diagnóstico da intolerância ou alergia ao glúten, bem como intolerância ou alergia a lactose e outros alimentos.

Chá de hortelã ou chá de boldo – Duas excelentes armas contra quase todo problema no trato digestivo. Principalmente o boldo, que tem excelentes e rápidos resultados contra quase todos os problemas de estômago.

Cuidados com a barriga inchada

Se os sintomas durarem mais do que um dia, e acontecem em intervalos regulares, visite logo um médico. Há muitas causas possíveis para uma barriga inchada. Uma ligação para seu médico pode ser tudo que você precisa para o diagnóstico certo. Não ache que você pode resolver o problema sozinho: conte com a ajuda de profissionais!

Você já teve barriga inchada? Quais eram as causas do seu problema? Como fez para tratar?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.