No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher a meia para correr. Atualmente existem no mercado diversos produtos prometendo melhorar o desempenho ao correr, a meia de compressão é um exemplo.

O que é meia de poliamida? As meias de compressão funcionam mesmo? Vejam quais são as melhores dicas para escolher a melhor meia para correr na sequencia de nosso artigo.

As meias deixaram de ser apenas um acessório e entraram de vez como peça fundamental para o corredor. Grande parte das pessoas segue a moda e compra a meia que achou bonita ou que alguém que ela considera importante também esteja usando.

Meia rosa, azul, verde, branca, etc. Tem cor para todos os gostos, mas será que as meias estão oferecendo o que prometem? As meias compressoras causaram estranheza no primeiro momento, mas atualmente são indicadas e tem diversos benefícios apontados por seus usuários.

Para começar a falar das opções de meias escolhemos as de poliamida. Talvez a maioria de vocês esteja perguntando o que é poliamida?

A poliamida é tipo de fibra sintética que permite oferecer diversos benefícios que antes eram encontrados apenas nas fibras naturais. Dentre os benefícios podemos citar:

  • Conforto
  • Estética
  • Durabilidade
  • Funcionalidade
  • Elasticidade

A principal vantagem de adquirir este tipo de meia é a sua grande durabilidade que é justificada por sua elasticidade. Mesmo que sejam meias que tenham um preço mais alto que as meias comuns, as mesmas duram muito mais e o investimento acaba  valendo a pena.

Quais os benefícios das meias de compressão?

Qual a melhor meia para correr?

A meia de poliamida é uma meia igual a outra quanto ao formato e aparência, mas oferece muito mais benefícios como foi citado acima. Na hora de comprar a meia de poliamida, você deve optar pelo tamanho que te ofereça o maior conforto.

A meia não pode estar apertando, senão a circulação na região ficará comprometida e isso pode afetar não somente o desempenho ao correr, como também causar algum problema sério.

A meia de poliamida também permite uma troca de ar mais eficiente, mantendo os pés mais secos e retendo menos suor. Essa característica evita o surgimento de calos e bolhas, além de praticamente eliminar as chances apresentar chulé.

Agora vamos falar dos mitos e verdades envolvendo as meias de compressão. Vejam as dicas valiosas que trouxemos tanto para os homens, quanto para as mulheres. Observe como os benefícios vão muito além do momento da atividade física.

Não existem métodos de prevenção para problemas circulatórios.

Isso é mentira, existe prevenção para os problemas circulatórios, entre eles podemos citar:

  • Dieta saudável
  • Não fumar
  • Diminuição do peso corporal
  • Praticar atividade física

As meias de compressão favorecem o retorno venoso durante a atividade física, ou seja, elas tornam a circulação sanguínea mais eficiente. Qualquer tipo de meia serve?

Como foi dito, as meias de compressão tem este benefício por terem sido desenvolvidas com este objetivo. As meias de compressão podem ajudar no tratamento das varizes, problemas circulatórios durante e após a gravidez, diminuição de inchaços e edemas de natureza linfática.

As meias de compressão são diferentes para homens e mulheres?

Existem modelos diferentes para cada sexo, mas o benefício oferecido é o mesmo. Essa diferença só se faz necessária devido às características físicas naturais dos homens e mulheres.

Ao contrário do que muitos imaginam, os homens podem apresentar problemas circulatórios na mesma proporção que as mulheres. Dores inchaços e sensação de peso nas pernas não são apenas problemas entre as mulheres.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular apontou que um em cada cinco homens apresenta problemas circulatórios, principalmente as varizes.

As meias de compressão são todas iguais?

Isso é mentira, existem meias com diferentes compressões e elas são indicadas de acordo com os diferentes tipo e estágios dos problemas circulatórios. As meias são classificadas como:

  • Suave compressão: Elas são indicadas para a prevenção e bem estar, auxiliando na prevenção de varizes durante e após a gestação. São ótimas opções para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais e para quem permanece muito tempo em pé ou sentado durante o dia.
  • Média compressão: Elas são indicadas para quem sofre com dores acentuadas nas pernas ao final do dia, além das pessoas que apresentam quadros acentuados de inchaço, dores, cansaço e varizes nas pernas. Outra ótima opção para utilizar após a gestação e também quem faz uso de pílulas anticoncepcionais ou permanece muito tempo em pé ou sentado.
  • Alta compressão: Elas são indicadas apenas para quem tem varizes ou inchaço nas pernas em estágio avançado. Também sendo indicadas para alguns casos de doenças venosas.

Como você pode perceber as meias são realmente eficientes, mas é importante optar pela meia correta para sue caso. Consulte seu médico a fim de determinar qual a compressão correta para a sua situação.

Não ficamos presos apenas nos benefícios que as meias podem oferecer para o corredor porque entendemos que essas dicas podem te ajudar a melhorar sua qualidade de vida também fora do momento em que pratica as atividades físicas.

Esperamos que tenham gostado das dicas que trouxemos e que entenda a importância de não comprar a meia por conta própria. A prevenção correta pode te prevenir de problemas graves, pense sempre nisso!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.