A batata baroa é uma planta cultivada como uma planta perene no Brasil e nativa dos Andes. É um vegetal de raiz doce e com sabor de oleaginosas com pele branca suave. As folhas jovens e caules são por vezes consumidos como verduras ou adicionados a saladas. Esta planta funciona muito bem em solos bem drenados.

A planta é uma erva robusta, caulescente e herbácea, com folhas ovadas, verde-escuras a púrpura, medindo de 1 a 3 cm de comprimento e largura. Tem arroxeado de forma oval a flores castanhas. A raiz tuberosa comestível tem entre 5 cm e 25 cm de comprimento e 2 cm a 6 cm de diâmetro. Sua carne varia de branco, amarelo a roxo. As hastes são verdes, cilíndricas e lisas. Os frutos são sem sementes, oblongos medindo até 10 mm de comprimento e 2 mm a 3 mm de diâmetro.

O que é batata baroa?

A mandioquinha ou batata baroa é originária dos Andes. Também está disponível em vários países da América Central e do Sul, como Brasil, Peru, Venezuela, República Dominicana, Equador e Porto Rico. Esta planta também é cultivada no Japão, América do Norte e Europa. Recentemente foi introduzida em algumas partes da Austrália. É chamada de batata por ser também um exemplo de tubérculo.

Valor nutricional da batata mandioquinha ou baroa

100 gramas de batata baroa fornecem 0,505 gramas de proteína, 0,28 gramas de gordura total, 1,3 gramas de sais, 26,7 gramas de carboidratos e 0,85 gramas de fibra dietética. Concede 9 mg de ferro, 4,3 mg de vitamina B3, 23 mg de vitamina C, 63,05 mg de magnésio, 0,1 mg de tiamina e 50 mg de fósforo.

Batata baroa e seus benefícios

A mandioquinha é reconhecida como um dos alimentos mais nutritivos encontradas no mundo. É rico em carboidratos, minerais e vitaminas, essenciais para manter a saúde humana. O amido encontrado neste vegetal é benéfico para os idosos e crianças pequenas. Tem baixa quantidade de calorias. Os estudos mostram que isso ajuda a reduzir as chances de câncer, como câncer de mama, câncer de pulmão e câncer de cólon.

Doenças crônicas

O ferro ajuda a tratar doenças crônicas, como doenças crônicas do sistema excretor e intestinal e anemia por insuficiência renal. O ferro é essencial para o funcionamento de vários processos no sistema do corpo, como o sistema circulatório.

Gravidez

Durante a gravidez, a falta de ferro aumenta as chances de parto prematuro ou recém-nascido com baixo peso. Os bebês nascidos prematuramente experimentam vários problemas de saúde no desenvolvimento cognitivo e no crescimento retardado. O estudo mostra que a ingestão de suplementos de ferro reduz as chances de baixo peso recém-nascido em 8,4%.

Vantagens da baroa

Entenda os benefícios da batata baroa e veja como esse legume pode trazer muitas coisas boas para sua dieta. (Foto: Cultivariable )

Doenças cardiovasculares

A vitamina B3 mantém o equilíbrio entre triglicerídeos e níveis de colesterol, o que tem um efeito positivo na saúde do coração. Também é capaz de diminuir a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias prejudiciais que leva às doenças cardíacas. Também reduz a produção de histamina e inflamação com a melhora da circulação. A vitamina B3 reduz as chances de recorrência de ataque cardíaco ou parada cardíaca naqueles que já experimentaram.

Pelagra

A deficiência de vitamina B3 experimenta as doenças de saúde, como problemas digestivos, músculos fracos, pelagra ou irritação da pele. As pessoas com esses problemas devem aumentar a ingestão de vitamina B3 em sua dieta.

Trata a gota

A vitamina C ajuda a reduzir as chances de gota, que é a condição em que o dedão do pé é afetado. O dedão do pé se torna doloroso, inflamado e rígido devido à formação de excesso de ácido úrico para os cristais nas articulações. O estudo mostra que a ingestão de vitamina C em 1000-1499 mg reduz regularmente as chances de gota em 31%.

Trata o câncer

A alta ingestão de frutas e vegetais minimiza as chances de câncer de vários tipos. O estudo mostra que a alta ingestão de vitamina C reduz as chances de câncer de boca, pulmão, cordas vocais, reto, garganta, cólon, estômago e esôfago.

Assiste a função cardíaca

A vitamina B1 auxilia na produção de neurotransmissores de acetilcolina, que transfere as mensagens entre os músculos e os nervos. Melhora as funções cardíacas. A deficiência de vitamina B1 pode interromper as funções cardíacas. As pessoas com insuficiência cardíaca congestiva devem receber vitamina B1 diariamente por uma semana, para que ela apresente alguma melhora em suas condições. A vitamina B1 ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Melhora o humor

A vitamina B1 aumenta a capacidade do organismo e atua como as vitaminas anti-stress. A falta de energia contribui para a má motivação e humor. A vitamina B1 aumenta o humor e defende o organismo contra a ansiedade e a depressão. Tem efeito positivo no cérebro. Elimina a inflamação e mantém as funções cerebrais. Ele também mantém a função dos nervos saudáveis, responsável por controlar a ansiedade, o estresse e melhorar o humor.

Assiste a digestão

A mandioquinha é bem conhecida pelos suplementos de comida para bebês. Na América do Sul, o purê de ervas é considerado um excelente alimento para bebês. O purê de ervas cozido com o uso de Arracacha é fornecido para os bebês, pois é digerível devido à presença de pequenos grãos de amido. Para as pessoas mais velhas, poderia ser adoçado ou feito salgado. É uma excelente fonte de cálcio, amido, vitamina A e ferro.

Perder peso

O estudo mostra que ele é encontrado no regime de perda de peso. A batata baroa possui carboidratos complexos como as batatas. Os alimentos ricos em calorias mantêm o estômago cheio por muito tempo, o que ajuda a evitar compulsão alimentar e fome.

Receita de batata baroa

Um purê de batata baroa é uma das melhores receitas para você começar a saborear os benefícios desse excelente alimento.

Ingredientes

1 kg de batata baroa descascada

1 copo e 1/2 de leite ou creme de leite, para quem quer um purê mais consistente

2 colheres rasas de sobremesa de margarina ou 2 colheres de sopa de maionese

Ervas de sua preferência (gostamos muito de salsinha e cebolinha)

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas com o sal e a pimenta em água. Quando elas estiverem moles com o uso de um garfo, retire do fogo e escorra as batatas. Após isso, esprema ou amasse as batatas. Adicione o leite ou creme de leite, a margarina/maionese, e as ervas, e misture. Você pode processar esse purê em um processador, se for de sua preferência.

Você pode consumir o purê sozinho ou em conjunto com outros alimentos, como uma boa salada de brócolis.

E aí, o que acharam da batata baroa? Gostam? Quais outras receitas conhecem com esse alimento saudável?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.