As tangerinas, também conhecidas como mexericas e bergamotas, são tecnicamente um tipo de laranja. As tangerinas tendem a ser menores que as laranjas tradicionais e têm um sabor menos azedo. Se você quer perder peso, as tangerinas podem ser uma boa adição à sua dieta, pois elas são baixas em calorias e fornecem certas características nutricionais que levam à perda de peso. Mas ainda tem muita gente achando que elas podem engordar, então vamos esclarecer essa dúvida.

Calorias da mexerica

As tangerinas são baixas em calorias, pois uma tangerina de 100 g fornece apenas 53 calorias. Este montante compreende menos de 3% do consumo diário sugerido de 2.000. Alimentos de baixa caloria são benéficos para a perda de peso, porque eles podem ser queimados com relativa facilidade através da atividade. Por exemplo, apenas cinco minutos de corrida ou seis minutos de natação queimariam 53 calorias.

Teor de gordura na mexerica

As tangerinas contêm apenas 0,3 g de gordura na dieta por porção de 100 g, o que pode ser benéfico para a perda de peso. A gordura dietética é rica em calorias, pois fornece mais que o dobro da quantidade de calorias por grama do que os carboidratos e proteínas. Assim, alimentos com baixo teor de gordura, como tangerinas, podem ser úteis para a perda de peso.

Conteúdo de fibra na mexerica

As tangerinas fornecem cerca de 2 g de fibra dietética em cada porção de 100 g, o que pode ser útil para a perda de peso. A fibra dietética ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e também pode aumentar a sensação de saciedade, de modo que os alimentos que contêm fibras podem fazer com que você coma menos durante o dia.

Vitamina C na mexerica

A vitamina C é um nutriente essencial que pode ajudar a manter a integridade de seus ossos, dentes e cartilagem. Cada 100 g de tangerina fornece cerca de 27 mg deste nutriente, o que também pode ajudar na perda de peso. O aumento do consumo de vitamina C promove uma maior quantidade de queima de gordura durante o exercício. Assim, a tangerina e outros alimentos ricos em vitamina C podem ajudá-lo a perder peso, além de contribuir para um sistema imune mais saudável.

Cálcio na mexerica

As tangerinas são ricas em cálcio, pois cada porção de 100 g dessa fruta fornece 37 mg. O cálcio promove a saúde dos ossos e também pode ser útil para a perda de peso. O cálcio pode ajudar a promover a perda de peso em conjunto com dietas de baixa caloria, além de contribuir para ossos mais fortes e ajudar na recuperação muscular.

Mexerica na dieta

A mexerica, quando parte de uma dieta equilibrada, não causará o ganho de peso indesejado. (Foto: boldsky.com)

Mexerica emagrece ou engorda?

A maioria dos carboidratos nas tangerinas vem de açúcares saudáveis; frutose, glicose e sacarose. As frutas da família mandarina têm um baixo índice glicêmico de 47. Para as pessoas que precisam manter dietas com pouco carboidrato, as tangerinas podem comer com moderação.

Uma pequena tangerina contém 5% de suas necessidades de fibra dietética. A fibra em tangerinas, como muitas frutas cítricas, é solúvel, o que ajuda a desacelerar a digestão. A fibra solúvel também ajuda a estabilizar a glicose no sangue e diminuir os níveis de colesterol. As tangerinas são muito pobres em gordura, contendo quantidades insignificantes de ácidos graxos monoinsaturados, poli-insaturados e saturados.

As tangerinas são relativamente pobres em proteínas, contendo quantidades insignificantes de aminoácidos essenciais e não essenciais, sendo o ácido aspártico o encontrado na maior quantidade. As tangerinas contêm pequenas quantidades significativas de potássio, cálcio, magnésio e ferro. Dietas ricas em potássio reduzem o risco de doença cardiovascular. O cálcio é importante para ossos e dentes saudáveis. O magnésio ajuda a regular a pressão sanguínea. O ferro é importante para fornecer oxigênio aos músculos.

Isso tudo leva a crer que as tangerinas são uma excelente fonte de vitamina C, contendo 31% de suas necessidades diárias em uma pequena porção. A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que está envolvida na reparação de células, retardando o envelhecimento e aumentando a imunidade.

A fruta também é uma boa fonte de vitamina A solúvel em gordura, que é importante para a saúde dos olhos, bem como para o funcionamento adequado dos órgãos. Como outras frutas cítricas, as tangerinas contêm flavonoides, fenólicos e óleos essenciais que conferem propriedades antioxidantes.

As tangerinas contêm uma variedade e uma quantidade relativamente grande de fitonutrientes, que podem proteger as células contra danos, reduzir a inflamação, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e proporcionar outros benefícios para a saúde.

Como parte de uma dieta saudável e equilibrada, as mexericas não devem causar um ganho de peso considerável.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Marcadores: , ,
Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.