Nossos quartos devem ser lugares calmos, pacíficos, longe da agitação e da pressão do mundo cotidiano. Com muita freqüência, porém, as tensões do dia encontram o seu caminho para os lugares onde estamos destinados a ser mais descontraídos. Essas invasões contribuem para a insônia, dificuldades no sono e muitos outros problemas que atrapalham gravemente nossa saúde. Principalmente para quem tem uma rotina muito pesada, um quarto deve ter toda tranquilidade que merecemos após um dia longo. Por isso, algumas dicas são muito importantes na hora de preparar seu quarto para aquela noite de sono reparador.

Quando pensamos na compra de eletrodomésticos para nossa casa, por questão de praticidade, queremos uma TV em nossos quartos. Não é uma decisão muito sábia, com o mesmo valendo para o computador ou notebook. Retire estes aparelhos de seu quarto, assim como qualquer objeto que remeta ao ambiente de trabalho, levando-os a um escritório, sala de estar, sala de TV ou a um centro de entretenimento. O foco de um quarto deve ser relaxar e dormir, não se preocupar com outras coisas.

Alguns dizem que as cores do quarto influenciam o humor da pessoa. Cores mais frias, como branco ou azul bebê são tidas como relaxantes e calmantes. Cores brilhantes estão associadas a estimulação e agitação. Portanto, por mais legal que seja aquele verde limão que você viu na loja, no seu quarto talvez não seja o mais apropriado.

Elementos de um quarto perfeito para o sono

Estudantes tendem a colocar todos os seus livros, cadernos, notebooks e tudo mais em seus quartos. Essa não é uma decisão muito boa, já que o quarto estará abarrotado de informações e atrapalhará com que o sono do indivíduo seja realmente reparador. Separe um outro cômodo para estudos e, caso isso não seja possível, organize o quarto de forma a esconder todas estas informações durante a hora de dormir. Seu sono agradece. (Foto: ehow.com)

Certifique-se também que as salas perto do quarto não estão próximas de aparelhos de som, televisores ou outros eletrônicos que possam fazer barulhos atrapalhando seu sono. A maioria das casas não possui o isolamento acústico adequado e, por mais pesado que seja seu sono, o estresse sonoro pode te afetar sem que você perceba, causando muitos problemas na hora de dormir.

Bloqueie a iluminação externa com uma cortina do tipo blackout ou com janela com tratamento contra luz. Uma iluminação muito forte atravessando a janela, mesmo que seja o farol de um carro, pode interromper seus padrões de sono. Isso é especialmente verdade para as pessoas que trabalham a noite e precisam dormir durante o dia. Você ajudará seu relógio biológico a entender o novo padrão desta forma. Caso você não consiga dormir na escuridão total, existem abajures e lâmpadas noturnas com padrões de iluminação menos intensos e que não irão te atrapalhar a dormir. Procure uma loja de artigos elétricos para maiores informações sobre isso.

Certifique-se que suas janelas e portas estão bem lubrificadas e sem partes soltas, ou ventos mais fortes poderão fazer muito barulho e acabar te acordando. Se estiver muito quente, não se esqueça de arrumar um purificador ou umidificador de ar para melhorar a qualidade do ar que você respira durante a noite. Alérgenos, como ácaros e fungos dificultam e interrompem o sono de muitos.

Por fim, mantenha seu quarto organizado como um templo para o sono. Organize seus armários e mantenha as roupas e itens pessoais em seus respectivos lugares. Um quarto caótico, com muita informação, é estressante para a mente. Dormir olhando para todos estes objetos vai aumentar os estímulos cerebrais ao invés de diminuí-los. Durma bem deixando tudo em seu devido lugar em um ambiente limpo, calmo e sereno para um sono perfeitamente reparador e completo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.