Bixa orellana, comumente referida como urucum, é um arbusto que é nativo da América do Sul e Central, bem como do Caribe. Urucum cresce em ramos em forma de vagens laranja-avermelhadas em forma de coração espinhoso. Cada vagem contém aproximadamente 50 sementes. Tribos da amazônia usaram sementes de urucum e folhas para uma variedade de fins medicinais durante séculos. Tal como acontece com qualquer produto à base de plantas, você deve conversar com seu médico antes de consumir as sementes e/ou folhas de urucum.

Urucum: benefícios nutricionais

De acordo com Phyllis Balch, em seu livro “Prescription for Nutritional Healing”, urucum contém aminoácidos, cálcio, ferro e fósforo, além de vitaminas B-2 e B-3. Urucum também contém beta-caroteno e vitamina C, que são os dois potentes antioxidantes que ajudam a evitar danos induzidos pelos radicais livres às células e DNA. Além disso, o urucum contém os fitoquímicos cianidina, ácido elágico, ácido salicílico, saponinas e taninos. Fitoquímicos são compostos encontrados naturalmente em plantas, que ajudam a prevenir e tratar doenças em humanos, trazendo ao urucum propriedades medicinais únicas.

Benefícios compartilhados das sementes e folhas de Urucum

A semente de urucum e suas folhas têm propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes. Além disso, as sementes de urucum e folhas ajudam a proteger e fortalecer os rins. Urucum é também é creditado como responsável por promover a saúde do sistema digestivo e é usado para aliviar a constipação, indigestão, azia e desconforto estomacal causada pelo consumo de alimentos picantes. Urucum tem sido tradicionalmente usado como afrodisíaco e para promover a perda de peso, bem como para o tratamento de febres, hepatite, malária, disenteria e picadas de cobra venenosa. No entanto esses usos e afirmações, como urucum emagrece, são baseados em evidências anedóticas e não científicos.

Consumo responsável do urucum

Antes de consumir o urucum, não deixe de consultar um médico para possíveis contraindicações e reações adversas que ele possa causar. (Foto: www.herbajovis.com)

Benefícios específicos a partir das sementes de Urucum

Sementes de urucum são usadas para ajudar a tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado e reduzir a inflamação do fígado. Elas também têm o propósito de diminuir os níveis de colesterol total, reduzir a pressão arterial e tratar edema. Além disso, as sementes têm propriedades expectorantes, ajudando a limpar o muco dos pulmões. Portanto, elas podem ser benéficas para distúrbios relacionados com mucosa, tais como asma, bronquite e tosse. Porém, especialistas advertem que as sementes podem aumentar os níveis de açúcar no sangue, no entanto, e as sementes não devem ser consumidas por diabéticos.

Benefícios específicos a partir das folhas de Urucum

Folhas secas de urucum são referidos como achiotec e são um remédio fitoterápico popular na medicina natural peruana hoje. Achiotec é usada para reduzir a inflamação, para baixar a pressão arterial alta e urucum para colesterol tem se mostrado eficiente em reduzir níveis elevados de colesterol. Para o tratamento de distúrbios da próstata, cistite e obesidade, o urucum para emagrecer também tem se mostrado eficaz. Para fazer o achiotec, uma espécie de chá de urucum, ferva oito a 10 folhas em 1 litro de água por 10 minutos e depois deixe esfriar. Beba-o três vezes ao dia. O líquido achiotec também pode ser aplicado topicamente para promover a cicatrização de feridas, infecções da pele e purificar tratar queimaduras. Apesar da segurança presumida de sementes de urucum e folhas, os benefícios de saúde supostos são baseadas no uso histórico e não um fato científico.

Você já usou a semente ou a folha de urucum para algum fim medicinal? Qual foi o fim medicinal? Como foi feito o uso do Urucum? Teve algum efeito colateral indesejado? Compartilhe nos comentários sua experiência!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “Semente de Urucum – Chá e benefícios”

  1. Laura Cristina Peruzzo Lourenço

    Muito interessante eu só usava pra deixar o feijão com um aspecto bonito e caldo grosso e no frango, mas se tudo for verdade, tudo que preciso estão neste planta: abaixar o colesterol e suas vitaminas são ótimas. Obrigado foi uma ótima informação.