O manjericão é uma das mais antigas e populares plantas de ervas. Repleta de fitonutrientes, ela é eficiente em beneficiar sua saúde notáveis​​. Esta planta altamente valorizada é reverenciada como “erva santa” em muitas tradições em todo o mundo.

O Manjericão pertence à família das Lamiaceae, no gênero Ocimum. Seu nome científico é “Ocimum basilicum”.

Original do Irã, Índia e outras regiões tropicais da Ásia, esta erva é especialmente cultivada por suas folhas e sementes medicinalmente e culinariamente úteis. O manjericão cresce melhor sob climas quentes e tropicais, atingindo um tamanho médio de 100 cm de altura.

Variedades de manjericão existem em várias partes do mundo, com as cores verdes das folhas se alterando entre tons mais claros e escuros e com sabores também diferenciados.

Os benefícios de saúde do manjericão

Folhas de manjericão tem compostos químicos que são conhecidos por combater as doença e promover a saúde.

Antioxidantes

O manjericão contém muitos flavonóides polifenólicos como orientine e vicenina. Estes compostos foram testados e comprovados em sua eventual proteção anti-oxidante.

Óleos essenciais contra bactérias e inflamação

Folhas de manjericão são também compostas de vários óleos essenciais, tais como eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol. Estes compostos são conhecidos como tendo propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas, com evidências anedóticas e também científicas para seus efeitos positivos, apesar de serem ainda necessárias pesquisas mais abrangentes para melhor analisar os resultados

Baixa em colesterol, rica em vitaminas e minerais

Esta erva também é muito baixa em calorias e não contém colesterol, mas é uma fonte muito rica de nutrientes essenciais, minerais e vitaminas que são necessários para uma ótima saúde.

Também contém níveis excepcionalmente elevados de beta-caroteno, vitamina A, criptoxantina, luteína e zea-xantina. Estes compostos ajudam a agir como proteção contra os radicais livres derivados do oxigênio e espécies reativas de oxigênio (ROS), que desempenham um papel no envelhecimento e vários processos de doenças.

Vantagens do manjericão

Faça o consumo dessa planta no seu dia a dia e obtenha muitos nutrientes essenciais para sua nutrição. (Foto: en.wikipedia.org)

Protege os olhos dos raios UV

Zea-xantina, um composto carotenóide flavonóide amarelo, é seletivamente absorvido pela mácula retinal, onde se encontra para filtrar os raios UV nocivos que atingem a retina. Estudos sugerem que as ervas comuns, frutas e legumes que são ricos em zea-xantina anti-oxidante ajudam a proteger da doença relacionada com a idade macular, especialmente nos idosos.

Rica em vitamina A

100 g de folhas frescas de ervas contém espantosamente 5275 mg ou 175% da dose diária necessária de vitamina A. A vitamina A é conhecida por ter propriedades anti-oxidantes e é essencial para a visão. Também é necessária para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. O consumo de alimentos naturais ricos em vitamina A ajuda a proteger o corpo contra cânceres de pulmão e da cavidade oral.

Rica em vitamina K

A vitamina K no manjericão é essencial para muitos fatores coagulantes do sangue e desempenha um papel fundamental na função de fortalecimento ósseo, ajudando no processo de mineralização.

Minerais essenciais para o organismo

Contém uma boa quantidade de sais minerais como potássio, manganês, cobre e magnésio. O potássio é um componente importante de células e fluidos do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. O manganês é usado pelo corpo como um co-fator para ajudar na ação de enzimas antioxidantes.

Folhas de manjericão são uma excelente fonte de ferro, contendo 3,17 mg a cada 100 g de folhas frescas (cerca de 26% da dose diária recomendada). Ferro, sendo um componente de hemoglobina no interior das células vermelhas do sangue, determina a capacidade de transporte de oxigênio do sangue.

Seleção e armazenamento do manjericão

O manjericão pode ser cultivado como erva no quintal para que suas folhas frescas e floras possam ser facilmente colhidas para uso sempre que quiser.

Na loja de ervas, escolha manjericão orgânico fresco ao invés da forma seca da erva, já que folhas frescas são sempre superiores em qualidade e sabor. Folhas de manjericão devem apresentar folhas verdes profundas e livre de manchas escuras ou amarelas. Folhas de manjericão secas e sementes podem ser encontradas nessas lojas. No entanto, secas ao sol, bem como as folhas de manjericão tratadas com radiação podem conter de forma significativa diminuição dos níveis de vitamina-C e caroteno.

Erva manjericão fresco deve ser armazenado na geladeira fixado em umidade adequada. Manjericão deve ser mantido em um recipiente de vidro hermeticamente fechado em local fresco, seco e escuro onde ele vai manter fresco por até seis meses.

Dicas de receitas e preparos pra o manjericão!

Lavar Manjericão fresco em água fria corrente ou enxaguar por alguns minutos para remover qualquer poeira ou resíduos de pesticidas. A fim de manter o aroma e sabor intacto, é geralmente adicionado no último instante nas receitas de cozinha, uma vez que os resultados de cozedura prolongados causam a evaporação dos seus óleos essenciais.

Folhas de manjericão são usadas ​​para dar sabor a qualquer vegetal, aves ou prato de carne. A erva também é usada em pratos de tomate, ovo, guisados​​, sopas e saladas.

Aqui estão algumas dicas :

Folhas de manjericão frescas ou secas são utilizadas na preparação de sopas e pratos diversos.

Folhas de manjericão frescas picadas dão riqueza aos vegetais, bem como saladas de frutas.

A folha do manjericão italiano é um dos principais ingredientes do “pesto”, um molho verde que é adicionado a sopas, legumes, peixes e massas em cozinha mediterrânica.

Um tipo de bebida de sabor feito de sementes de manjericão é muito popular em alguns países asiáticos, sendo também ótimo complemento para um suco verde.

Usos medicinais para o manjericão

Folhas de manjericão contém óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas. Um destes óleos essenciais, o eugenol, foi encontrado como responsável por ter uma função anti-inflamatória. Esta função torna o manjericão um recurso importante para o alívio sintomático de indivíduos com problemas de saúde inflamatórios, tais como a artrite reumatoide, osteoartrite e doenças inflamatórias do intestino.

Óleo de manjericão também tem sido encontrado para ter funções de anti-infecciosas, inibindo muitas bactérias patogênicas como o Staphylococcus, Enterococcus, Shigella e Pseudomonas. Chá de manjericão ajuda a aliviar náuseas e é cogitado que tenha funções anti-sépticas suaves.

Antes de consumir o manjericão, não se esqueça de conversar com um médico e/ou um nutricionista para saber mais detalhes deste alimento. Lembrando, não existe alimento milagroso, apenas aqueles que tem mais nutrientes.

Compartilhem nos comentários suas receitas com manjericão!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.