O sono é fundamental para o seu bem-estar físico e mental. Mesmo assim, milhões de pessoas não estão recebendo o suficiente sono ou sofrem de outros problemas de sono. Se você tem dificuldade em adormecer ou manter o sono, um problema de dormir pode ser um sinal de uma doença médica mais grave.

Tratando a insônia de forma natural

Existem vários remédios naturais para insônia e outros problemas de sono. No entanto, você deve consultar um profissional médico para acompanhar seu caso e antes de dar continuidade para todo o seu tratamento natural para insônia.

Lavanda

A lavanda pode ajudar a aliviar as dificuldades em adormecer e ser uma eficiente receita caseira para a insônia. Lavanda tem propriedades sedativas naturais que podem ajudar a desacelerar o sistema nervoso central. Você pode usar 1 a 2 colheres de chá da erva em uma xícara de água quente para fazer um chá relaxante. Óleo essencial de lavanda é comumente usado para promover o relaxamento e como tratamento natural de sono reparador. Você pode usar algumas gotas em um banho quente ou colocar algumas gotas em um tecido para inalar o aroma. Como acontece com qualquer remédio erval, você deve consultar com seu médico antes de usar a lavanda, pois muitos tem reações alérgicas a remédios naturais que podem prejudicar sua saúde.

Tratar insônia cedo

Quanto antes você identificar a causa de sua insônia, mais cedo você vai melhorar sua qualidade de vida e humor. (Foto: www.naturalremedies.org)

Melatonina

A melatonina é um hormônio que você pode tomar em cápsula ou comprimido para ajudá-lo a adormecer. Suplementos de melatonina podem ajudar a reduzir o tempo que leva para que você caia no sono. Melatonina para a insônia ajuda, porque suporta a regulação do ritmo circadiano natural do corpo, ou seja, o relógio interno do seu corpo que lhe diz quando adormecer e quando acordar. Uma dose de 1 a 3 mg é recomendada para ajudar com a insônia. Como ele é um suplemento hormonal e pode ter efeitos colaterais com outras medicações, você deve conversar com seu médico antes de usar melatonina.

Técnicas de relaxamento

Se você não se sentir confortável usando um suplemento de ervas para insônia, técnicas de relaxamento são outra opção a considerar. Técnicas de relaxamento, como ioga, meditação ou visualização dirigida, podem ajudá-lo a reduzir as dificuldades em adormecer, ajudando a relaxar, aliviar a mente e o estresse. Usar uma ou todas estas técnicas é especialmente benéfico se você tiver insônia relacionada com ansiedade.

Triptofano

O triptofano é um aminoácido encontrado em quantidades elevadas em alimentos ricos em proteínas, tais como o queijo, leite, manteiga de amendoim, nozes, ovos, frango, soja e peru. Ao contrário de alguns outros aminoácidos, o triptofano deve ser consumida dentro da sua dieta porque o corpo não pode produzi-lo. O triptofano é um precursor para outro hormônio importante para o sono saudável, a serotonina, o que torna o triptofano útil no tratamento natural da insônia. Consulte o médico e só tome 1 a 2 gramas de triptofano na hora de dormir.

Valeriana

Valerian, uma erva utilizada para fazer diferentes tipos de medicamentos, pode ser consumido através de suplementos alimentares ou chá. A valeriana é mais comumente utilizada para tratar distúrbios do sono, inclusive para ajuda a melhorar a insônia. Contudo, a valeriana não funciona tão rápido quanto pílulas para dormir, mas pode ser eficaz em melhorar a qualidade do sono em pessoas que querem fugir dos efeitos colaterais de remédios para dormir mais pesados.

Você trata como seus problemas de insônia? Já foi a um médico diagnosticar corretamente seu problema? Compartilhe nos comentários sua experiência!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.