A recaída é uma das piores experiências pela qual alguém que está tentando se recuperar de um vício pode passar. Talvez você tivesse esperado que você nunca fosse ter uma recaída. Ou talvez você tem medo que ela possa acontecer de novo. Não importa o que aconteça, você não tem que ficar mal por conta da recaída por muito tempo. Uma recaída é sempre um novo ponto de partida, e para lidar com elas de uma forma mais produtiva para seu combate ao vício, é importante saber agir com a estratégia certa.

Como vencer recaídas de vícios e compulsões? Escute as pessoas certas

A maioria das pessoas que passaram por uma recaída estão convencidos de que não conseguirão superar o vício. Quando se está deprimido ou nos envolvemos num vício. Inconscientemente, procuramos pessoas, lugares e coisas que irão confirmar as opiniões que temos sobre nós mesmos. Assim, quando a sua auto-estima despencar, você tem que procurar as pessoas, situações e memórias que já te ajudaram a sair de uma situação ruim antes. Você pode reunir as coisas boas da sua vida em um diário, ou tudo que já te deixou bem em um álbum de fotografias. O importante é ter um lugar ou alguém a quem recorrer nos momentos de maior tristeza.

Como superar um vício depois de uma recaída? Separe um tempo para chorar

Seu corpo precisa limpar sua alma da toxicidade provocada pela tristeza de uma recaída. Ao se permitir chorar, você se sentirá como se todas as suas emoções estivessem acontecendo ao mesmo tempo, soltando todas elas pelas lágrimas que você derrama. É por isso que é tão bom o choro. Após uma recaída, se permita chorar e sofrer, mas se recupere logo e se ponha de volta no caminho da recuperação!

Como se recuperar de um vício

Conquistar seu vício após uma recaída ainda é possível. Só é preciso perseverança e as estratégias certas para te manter no caminho da recuperação. (Foto: Sober Work Place)

Como interromper o vício após uma recaída? Não dependa de auto ajuda

A auto-ajuda pode ser extremamente útil para pessoas que lutam com depressão leve a moderada, ou que estão lutando contra um vício que ainda não está destruindo esses indivíduos por completo. Com a depressão severa ou um vício pesado, no entanto, o pensamento positivo às vezes pode piorar as coisas. Quando você começar a pensar que não aguenta mais, tente não se preocupar tanto. Tente ajustar esses pensamentos de recaídas. Simplesmente considere os pensamentos como sintomas de seu vício, e diga a si mesmo que a sensação vai passar. Confie essa situação ao seu psicólogo ou psiquiatra, e eles ainda vão te dar mais estratégias para lidar com as recaídas.

Distraia-se após uma recaída

A distração é uma das melhores armas contra as recaídas. Terapeutas recomendam, durante as recaídas, a ocupar a mente de diversas formas, seja com a leitura de romances, assistindo seriados, ou simplesmente seguindo com sua rotina normal. Isso vai te ajudar a manter a mentalidade que você tinha antes de ter a recaída, e manter o caminho rumo a uma vida livre dos vícios.

Tenha sempre a esperança de que você vai superar o vício

Os pequenos sinais de esperança inesperados vão te manter vivo durante suas recaídas, e eles são o gás para te manter em linha mesmo em momentos desagradáveis de recaídas. Marque em um calendário quantos dias você já ficou sem alimentar seu vício. Seja positivo com o tempo que você ficou sem ter recaídas, e alimente seu bom humor e bem estar com mais esperança de que dessa vez, você vai ficar mais tempo sem ter recaídas, ou que nem vai tê-las.

Saia com amigos e familiares

A pior coisa a se fazer após uma recaída é ficar no luto por não ter conseguido superar o vício. São preciosos os momentos que você passa com as pessoas queridas. Elas devem ser uma grande parte de sua motivação para sair de um vício. E é nelas que você deve buscar suporte quando uma recaída ocorrer. Com certeza, eles terão palavras de motivação que vão te dar o suporte e apoio para seguir em frente.

Quebre seus dias em momentos

A maioria dos depressivos e viciados concordam que viver um dia de cada vez simplesmente não funciona porque um dia é um tempo muito grande, especialmente pela manhã. Assim, tente dividir seus dias, semanas, e meses em espaços de tempo menores. Dessa forma, você pode gerenciar melhor cada pequena vitória na luta contra um vício. Por exemplo, se você costumava fumar um cigarro por hora e agora fuma um a cada 2 horas, já é um começo de vitória contra um vício.

Como você luta contra um vício? Quais são as estratégias que você adota quando tem uma recaída?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.