Dizem que tudo de bom na vida tem um lado ruim, e eles estão certos, quem quer que sejam. Parar de beber refrigerante é difícil por várias razões:

  • As propriedades de dependência da cafeína;
  • Publicidade e propaganda dos refrigerantes, associados à comportamentos saudáveis e positivos (você não é imune à propaganda);
  • O ritual diário de beber refrigerante, estimulado pelo som de quando você abre uma lata ou garrafa e associado à sensação de refrescância.

Esses fatores e muito outros mais estão trabalhando contra nossa busca para parar de beber refrigerantes. Mas o primeiro passo para conquistar o objetivo é perceber esses fatos e enfrentá-los de frente. Também percebemos que parar o seu consumo de refrigerantes é uma escolha que você faz, se você deixar de fazer essa escolha, então você vai continuar a beber e continuar levando um estilo de vida pouco saudável. O objetivo final para a maioria de todos será a moderação.

Primeiro, vamos olhar para as razões por que devemos parar:

  • É terrivelmente ruim para você. Os refrigerantes representam 1/3 do consumo total de açúcar nos Estados Unidos. É a principal causa da obesidade.
  • É caro. E no Brasil, isso é uma verdade ainda maior, uma vez que frutas são muito baratas em nosso país para que optemos por sucos naturais.
  • É ruim para o meio ambiente.

Agora que temos uma base sólida e vários motivos para parar, vamos passar algumas dicas para ajudar você a parar de beber refrigerantes.

Encontre bebidas alternativas

Se você é como eu, todo o dia você tem a necessidade de constantemente tomar uma bebida. Em vez de beber refrigerantes, você pode substituí-los com um número de alternativas. Algumas alternativas sucos sem açúcar, vitaminas, a própria água e até água com gás e suco, só para você ter a sensação gaseificada que tinha com o refrigerante e facilitar a troca.

Parando de beber refrigerante

Tudo começa com um primeiro não. A partir dele, todos os outros ficarão mais fáceis até você parar de vez com o refrigerante. (Foto: projectswole.com)

Livre-se da escolha

Remova todo o refrigerante de sua geladeira. Deixe os seus colegas de quarto ou a família saber que você está parando com refrigerantes e não compre-o. Talvez isso seja mais fácil se você tiver apoio de seus colegas de quarto e dos familiares. Pare de comprar refrigerante no supermercado. Se ele não está na sua casa, você não pode beber.

Restaurantes têm sempre uma alternativa

Uma coisa que eu costumava dizer-me falsamente é que o refrigerante é a única opção real em restaurantes. No entanto, eles realmente têm muitas opções, como água e chá gelado, entre outras mais saudáveis. Tente beber algum drink especial sem refrigerantes, e você nunca mais vai voltar a beber refrigerante em um restaurante.

Mantenha um registro de dias sem refrigerante e se recompense

Acompanhe os dias em que você fica sem refrigerante. Coloque um dólar em um pote para cada dia você se abster. Mime-se com uma refeição agradável ou gadget brilhante se você alcançar seu objetivo de um mês, ou até mesmo anos, sem refrigerante. O dinheiro que você economizar não comprando refrigerantes mais do que paga por isso.

Se exercite

Este é um pouco mais difícil, mas acho que quando você se exercita, você tem mais de uma sede de água e menos de refrigerante. Além disso, o exercício é parte de levar uma vida saudável, que é o que todos nós estamos tentando fazer.

Diga a seus amigos

A pressão social tem uma forte influência sobre você. Dizer a seus amigos e familiares lhes permitirá que eles te apoiem em seus objetivos. Depois que eu disse aos meus amigos e mais tarde tive uma recaída, muitas vezes recebeu a frase “Eu pensei que você parou de beber refrigerante!”. O mesmo valeu para minha meta de parar com carne vermelha e de porco.

Abrace o desafio

Depois de reconhecer que não será fácil, abrace o desafio de parar o seu hábito. Transforme-o em um jogo. Vanglorie-se sobre o seu desafio para si mesmo ou para os seus amigos. Uma vez que você é bem sucedido com isso, imagine o que mais você pode fazer e quais os objetivos que você poderá realizar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.