Um queloide, também conhecida como uma cicatriz queloide, é uma cicatriz que aparece de repente acima da pele. Caracterizada por uma coloração rosa ou roxa e uma superfície lisa, queloides são geralmente cicatrizes que não Desaparecem com facilidade. Eles não têm uma forma regular e, geralmente, aumentam progressivamente. Essas cicatrizes não desaparecem com o tempo, e podem aparecer a partir de queimaduras, acne, piercings de orelha, varicela, pequenos arranhões, piercings corporais, incisões de pele, locais de vacinação, e feridas traumáticas. Felizmente, você pode tentar alguns remédios caseiros para se livrar dos queloides.

Antes de qualquer tratamento caseiro para queloides, consulte um médico dermatologista

Para receber um tratamento eficiente contra queloides, você precisa se consultar com um bom dermatologista, Este profissional vai recomendar as opções mais eficientes para tratar seu tipo de queloide no seu tipo de pele, evitando reações alérgicas severas e outros problemas de saúde mais graves. Portanto, antes de qualquer tratamento caseiro, faça uma consulta médica!

Queloide: tratamento caseiro com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser eficaz porque estimula o desenvolvimento camada de pele saudável. Além disso, ele serve como um agente abrasivo e ajuda a se livrar das células mortas da pele, detritos e sujeira. Faça uma pasta lisa, misturando uma colher de chá de bicarbonato de sódio e três colheres de chá de solução de peróxido de hidrogênio (3%). Aplique com um algodão na área afetada, deixando por 15 minutos. Lave com água morna e repita por 3 vezes ao dia, durante um mês.

Cuidando para desaparecer o queloide

O tratamento caseiro do queloide pode reduzir o tamanho da cicatriz, mas em alguns casos, a intervenção cirúrgica ainda pode ser necessária. (Foto: humannhealth.com

Tratamento caseiro para queloide com aloe vera

Aloe Vera é um dos remédios mais eficazes para queloides, pois ele mantém a pele hidratada e promove o crescimento de novas células da pele. Extraia um pouco de gel de folhas de Aloe Vera e aplique diretamente sobre a área afetada. Verifique se o gel seca por conta própria. Repita a aplicação por, pelo menos, cinco vezes por dia, durante vários dias.

Suco de limão para tratar queloide

Suco de limão funciona contra queloides, principalmente porque ele tem que a vitamina C, que desempenha um papel na eliminação de diferentes tipos de cicatrizes, e é ácido, o que é ótimo para esfoliação da pele. Pegue um limão fresco de tamanho médio e extraia seu suco com cuidado para aplicar diretamente sobre a cicatriz. Espere pelo menos 30 minutos antes de enxaguar com água morna. Seque com uma toalha e use alguma loção hidratante depois, duas vezes por dia.

Queloide e Vinagre de maçã

O vinagre de maçã funciona muito bem porque as suas propriedades ácidas o tornam ótimo para a esfoliação e até mesmo ajudar a remover os depósitos de gordura sob a pele. Misture duas colheres de chá de vinagre de maçã e uma colher de chá de água em uma tigela pequena, aplicando sobre o queloide com um algodão. Lave depois de meia hora, repetindo o procedimento três vezes por dia, durante algumas semanas.

Aspirina para queloides

A aspirina tem propriedades que ajudam no tratamento do queloide. Basta quebrar alguns comprimidos, misturar com azeite ou qualquer das substâncias líquidas acima, e aplicar sobre o queloide. Deixe agir por até 30 minutos, e repita até 3 vezes por dia, durante algumas semanas.

Queloides e óleos essenciais

Óleo da árvore do chá, óleo de lavanda, óleo de mostarda, são óleos essenciais que podem ser aplicados diretamente sobre o queloide, até 3 vezes por dia. Deixe agir por até 30 minutos, lavando com água morna depois.

Alimentação para tratamento de queloides

Os mesmos alimentos que ajudam na regeneração da pele também ajudam no tratamento dos queloides. Isso porque esses alimentos dão completo suporte ao processo de regeneração celular, fazendo com que as células mortas da pele sejam renovadas mais rapidamente.

Prevenção de queloides

É difícil lidar com queloides, e a prevenção é sempre melhor que remediar. Evite piercings e tatuagens, especialmente nas costas, ombros, lóbulos da orelha, e no peito sem acompanhamento profissional. Não use vários remédios caseiros, ao mesmo tempo, pois eles podem interagir uns com os outros.

Nem todos os casos de queloides requerem atenção médica, mas faz sentido se o crescimento continua e você notar sintomas adicionais. Às vezes, o crescimento descontrolado de uma cicatriz pode ser um sinal de câncer de pele. Portanto, o seu médico irá diagnosticar primeiro os queloides através de exame visual, e vai recorrer a uma biópsia para garantir que não haja células cancerosas presentes.

Cirurgia a laser para queloides ou mesmo a remoção cirúrgica podem ser uma opção em alguns casos, mas seu dermatologista será o responsável por orientar o melhor tratamento para seu caso.

Você já teve que remover um queloide? Qual foi o tratamento adotado?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.