Sua pele é a primeira linha de defesa do seu corpo contra os elementos. Quando o sol, vento, frio deixam a pele seca em seu rosto e considerável coceira, não basta esconder: sob roupas compridas e luvas: é preciso revitalizar sua pele. Mesmo quem tem uma pele oleosa sabe que esse processo é necessário em algumas situações. Por isso, para obter o tipo de pele suave e elegante você vai querer mostrar, listamos oito principais causas da pele seca e o que fazer para solucionar casa uma delas.

Pele seca pelo Inverno/Tempo frio

Quando a temperatura cai, o nível de umidade mergulha junto. O ar seco deixa a pele ressecada, podendo deixar a pele descamando e a pele oleosa completamente sem qualquer óleo para sua proteção. Ligar o aquecedor não ajuda também, pois um aquecedor tira ainda mais a umidade do ar e consequentemente, da sua pele.

Solução para evitar a pele seca no inverno/tempo frio:

Instale um umidificador em sua casa para manter a umidade do ar, mantendo um nível constante entre 45% a 55%, e a temperatura em torno de 20º C. Não faz mal usar alguns hidratantes para sua pele e evitar banhos quentes. E antes de ir para fora em clima frio, criar sua própria barreira de umidade, protegendo as suas partes mais sensíveis como lábios, rosto e mãos, com um cachecol e luvas.

Pele seca pelo banho quente

Definir o chuveiro para uma temperatura fumegante acalma seu corpo, mas isso não vai fazer bem algum para sua pele. Sabemos que é delicioso e ficar em um banho muito quente, mas isso pode secar os óleos naturais em nossa pele mais rapidamente. Quanto mais tempo você demorar no chuveiro, mais você secar a pele e ter os efeitos indesejados, como a pele descamando, inclusive a pele das pernas descamando.

Solução para evitar a pele seca causada por banho quente:

Reduza a temperatura do chuveiro para morno, e mantenha seus banhos curtos. Cinco minutos é o suficiente para ficar limpo. Também ajuda não se secar completamente, pois é importante ter alguma água para seu corpo reabsorver. Salve a cantoria para as aulas de canto.

Prevenção contra a pele seca

O cuidado maior com a pele seca é a prevenção, ou seja, cuidar para mantes a pele hidratada e protegida dos elementos. (Foto: www.organi.com.au)

Sabonetes que roubam sua umidade

Não coloque apenas qualquer barra de sabonete em seu chuveiro: eles não são todos iguais. Lave com um sabonete ruim e você vai enviar a barreira de hidratação natural da sua pele diretamente para o ralo.

Solução para evitar a pele seca causada pelo sabonete:

Nós recomendamos o uso de um sabonete sem perfume suave que hidrata enquanto ele limpa. Em barra ou líquido, não importa, mas escolha um sabonete especialmente formulado para a pele seca.

Esfregar a pele para limpeza/Atrito com roupas

Pensa que você precisa para esfregar a pele para deixá-la limpa? Tire da cabeça essa velha noção, juntamente com sua esponja. O atrito danifica a pele e aumenta o ressecamento. Se sua perna está muito seca e descamando, pode ser também um efeito parecido, mas causado pelas suas roupas: o atrito com as rupas também danifica a pele e remove o óleo que a protege dos elementos.

Solução para evitar a pele seca causada pelo atrito:

Use as mãos ou um pano macio, em vez de esfregar com esponja. Em roupas, escolha aquelas que tenham um pouco de folga entre a pele e o tecido, além de sempre preferir tecidos respiráveis, como o algodão.

Falta de hidratação pós-banho

Um banho rega sua pele com umidade. Esfregar com uma toalha logo depois vai tirar toda essa umidade e impedir sua pele de absorver parte da água.

Solução para evitar a pele seca causada pela falta de hidratação pós-banho:

Seque o corpo, mas não completamente e aplique hidratante na pele ainda úmida. Que tipo de loção você deve usar? Esfregue um creme rico em ingredientes como a ceramida, ou vaselina (vaselina) para a pele muito seca. Estes produtos selarão a umidade na pele e criarão uma barreira eficaz para a pele.

Seu rosto precisa de hidratação diferente do seu corpo. Use uma loção não-comedogênica (que entupirá os poros e causar espinhas/cravos). Escolha um hidratante que incorpora um filtro solar com FPS 30 ou mais, que oferecem proteção contra o sol e frio.

Envelhecimento

Como os níveis de hormônios mudam ao longo dos anos, a pele torna-se fina e ressecada.

Solução para evitar a pele seca causada pelo envelhecimento:

Você não pode voltar no tempo, mas você pode minimizar as mudanças da pele pelo envelhecimento. Comece cada dia com uma massagem generosa de um rico creme para o rosto e corpo. Para minimizar rugas enquanto você alivia a secura, procure por ingredientes como os ácidos alfa-hidroxi e retinol. Não tem o hábito? Mantenha uma garrafa de loção ao lado de sua cama para ser a primeira e a última coisa que você verá todos os dias.

Irritantes ou alérgicos para a pele

A sua camisola favorita faz você coçar? Pode ser o tecido, amaciante, detergente ou sabão em pó. Basicamente qualquer coisa pode ser um irritante ou alérgico.

Solução para evitar a pele seca causada pelos irritantes ou alérgicos:

“Livre” é a palavra chave quando for comprar qualquer tipo de produto para pele seca. Escolha produtos que são rotulados livre de perfumes e corantes, além de especialmente formulados para a pele sensível. Use roupas feitas de tecidos suaves e naturais como algodão e seda, em vez de lã ou poliéster. Cubra sua cama com lençóis de algodão para um toque suave sob sua pele enquanto dorme.

Sua Saúde

Está a sua pele especialmente escamosa e vermelha? Pode ser uma doença de pele, como dermatite atópica ou psoríase. Também pode ser um sintoma de doenças tais como a diabetes ou uma disfunção da glândula da tireoide.

Solução para evitar a pele seca causada por sua saúde:

Quando a pele seca e vermelha não vai embora, consulte o seu médico para descobrir e tratar a causa. A solução pode ser tão simples como tomar um medicamento ou usar um creme de prescrição. Remédios naturais, só se seu médico autorizar

Não importa qual a causa, pele seca, coceira não é algo que você deve ter que conviver no longo prazo. Se você já tentou alguns hidratantes diferentes e eles não estão ajudando, ou a irritação está a piorar, consulte o seu dermatologista.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.