O que é micção frequente?
Micção freqüente significa ter vontade de urinar com mais frequência do que o habitual. Pode interromper a rotina normal de uma pessoa, interromper o ciclo do sono e pode ser um sinal de uma condição médica subjacente.
Muitas pessoas vivem com micção frequente. Quando se urina mais de 3 litros por dia de urina, isso é conhecido como poliúria. Muitas vezes, geralmente há uma causa simples que pode ser corrigida através do tratamento.
A frequência não é a mesma que a incontinência urinária, onde há vazamento de urina.
Às vezes, micção frequente pode indicar uma condição mais séria. A identificação precoce do problema pode levar a um tratamento oportuno e eficaz e prevenir complicações.
Leia também
Micção frequente: o que é?
Urinar é a maneira como o corpo se livra dos líquidos residuais. A urina contém água, ácido úrico, ureia e toxinas e resíduos filtrados de dentro do corpo. Os rins desempenham um papel fundamental nesse processo.
A urina permanece na bexiga até atingir um ponto de plenitude e um desejo de urinar. Neste ponto, a urina é expelida do corpo.
A frequência urinária não é a mesma que a incontinência urinária, que se refere a ter pouco controle sobre a bexiga. Frequência urinária significa apenas a necessidade de visitar o banheiro para urinar com mais frequência. Pode ocorrer ao lado da incontinência urinária, mas não é a mesma coisa.
A maioria das pessoas urina entre 6 e 7 vezes durante um período de 24 horas.
A frequência urinária pode ser definida como a necessidade de urinar mais de 7 vezes em um período de 24 horas enquanto se bebe cerca de 2 litros de líquido.
No entanto, os indivíduos diferem, e a maioria das pessoas só vê um médico quando a micção se torna tão frequente que se sente desconfortável. As crianças também têm bexigas urinárias menores, por isso é normal que elas urinem com mais frequência.
Freqüência urinária: o que pode ser?
A micção é um processo complexo, envolvendo vários sistemas corporais. Uma série de alterações pode tornar o sistema urinário mais ativo.
As causas baseadas no estilo de vida incluem beber muitos líquidos, especialmente se eles contêm cafeína ou álcool. À noite, isso pode interromper o ciclo do sono com vontade de urinar. Micção freqüente também pode se desenvolver como um hábito.
No entanto, pode ser um sinal de problemas nos rins ou no ureter, problemas na bexiga ou em outra condição médica, como diabetes mellitus, diabetes insipidus, gravidez ou problemas na próstata.
Outras causas ou fatores relacionados incluem:
- ansiedade
- diuréticos, como a clorotiazida, que fazem você urinar o líquido do seu corpo
- alimentos e bebidas que atuam como diuréticos
- acidente vascular cerebral e outras condições cerebrais ou do sistema nervoso
- infecção do trato urinário
- tumor ou massa na área pélvica
- cistite intersticial, um tipo de inflamação da parede da bexiga
- síndrome da bexiga hiperativa (OAB), que causa contrações involuntárias da bexiga que levam a pessoa a sentir uma súbita necessidade de urinar
- câncer de bexiga
- pedras na bexiga ou pedras nos rins
- incontinência urinária
- estenose uretral
- radiação da pelve, como durante o tratamento do câncer
- diverticulite do cólon, onde pequenos sacos protuberantes se desenvolvem na parede do intestino grosso
- uma infecção sexualmente transmissível (DST), como clamídia
Diagnóstico da micção frequente
Um médico fará uma história completa e exame físico, perguntando ao paciente sobre a frequência da micção e outros sintomas.
Eles podem perguntar sobre:
- o padrão de micção frequente, por exemplo, quando começou, como as coisas mudaram e a que hora do dia ocorre
- medicamentos atuais
- quanto líquido está sendo consumido
- quaisquer alterações na cor, cheiro ou consistência da urina
- quanta cafeína e álcool a pessoa consome e se isso mudou recentemente
Os testes podem incluir:
- análise de urina para identificar qualquer anormalidade na urina
- ultrassom, para uma imagem visual dos rins
- uma radiografia simples ou tomografia computadorizada do abdome e da pelve
- testes neurológicos para detectar qualquer distúrbio nervoso
- teste para DSTs
Um homem ou uma mulher podem ser encaminhados a um urologista ou uma mulher pode ser encaminhada a um ginecologista.
Os testes urodinâmicos avaliam a eficácia da bexiga urinária no armazenamento e liberação de urina e examinam a função da uretra. Observações simples incluem:
- registrando o tempo necessário para produzir um fluxo urinário
- observando a quantidade de urina produzida
- medir a capacidade de parar de urinar no meio do fluxo
Para obter medições precisas, o profissional de saúde pode usar:
- equipamento de imagem para observar o enchimento e esvaziamento da bexiga
- monitores para medir a pressão dentro da bexiga
- sensores para registrar a atividade muscular e nervosa
O paciente pode ter que alterar a ingestão de líquidos ou parar de tomar certos medicamentos antes do teste. Eles podem precisar chegar à clínica com a bexiga cheia.
Tratamento da micção frequente
O tratamento dependerá da causa subjacente.
Se a consulta levar ao diagnóstico de diabetes mellitus, o tratamento terá como objetivo manter altos níveis de açúcar no sangue sob controle.
Para uma infecção renal bacteriana, o curso típico de tratamento é antibioticoterapia e analgésicos.
Se a causa for uma bexiga hiperativa, um medicamento conhecido como anticolinérgico pode ser usado. Estes impedem que ocorram contrações involuntárias anormais do músculo detrusor na parede da bexiga.
Se necessário, a terapia medicamentosa será prescrita e monitorada por um médico.
O treinamento em técnicas comportamentais também pode ajudar.
Outros tratamentos tratam da micção freqüente, e não de uma causa subjacente incluem exercícios de Kegel. Estes são exercícios diários regulares, geralmente realizados em torno da gravidez, podem fortalecer os músculos da pelve e da uretra e apoiar a bexiga. Para obter melhores resultados, realize os exercícios de Kegel 10 a 20 vezes por série, três vezes ao dia, durante pelo menos 4 a 8 semanas.
Biofeedback pode ser usado junto com os exercícios de Kegel. A terapia de biofeedback permite que o paciente se torne mais consciente de como seu corpo funciona. Esse aumento da conscientização pode ajudar o paciente a melhorar o controle dos músculos pélvicos.
Treinamento da bexiga envolve o treinamento da bexiga para reter a urina por mais tempo. O treinamento geralmente dura 2 a 3 meses.
Monitorando a ingestão de líquidos pode mostrar que beber muito em determinados momentos é a principal causa de micção frequente.
https://youtu.be/1j6sY-fjwzM
Prevenção da micção frequente
Comer uma dieta equilibrada e manter um estilo de vida ativo pode ajudar a moderar a produção de urina.
Isso pode significar limitar a ingestão de álcool e cafeína e cortar alimentos que podem irritar a bexiga ou agir como diurético, como chocolate, alimentos condimentados e adoçantes artificiais.
Comer alimentos ricos em fibras também pode ajudar a reduzir a constipação. Isso pode indiretamente melhorar o fluxo de urina através da uretra, pois um reto constipado pode pressionar a bexiga, a uretra ou ambas.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Sinais de ácido úrico alto e tratamento!
5 chás para pedra no rim
O que pode causar a incontinência urinária?
10 dicas para evitar ou melhorar o enjoo
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.