O que pode causar a incontinência urinária?
Incontinência urinária acontece quando você não é capaz de manter a urina vaze de sua uretra, o tubo que transporta a urina para fora do corpo a partir de sua bexiga. Pode ocorrer vazamento de urina involuntariamente ou você pode não ser capaz de segurar a urina. Os três principais tipos de incontinência urinária são:
Incontinência urinária de esforço: ocorre durante certas atividades como tossir, espirrar, rir, ou fazer exercício;
Incontinência de urgência: envolve uma forte necessidade repentina de urinar. Em seguida, a bexiga aperta e você perde urina. Você não tem tempo suficiente depois que você sente a necessidade de urinar para chegar ao banheiro;
Incontinência de excesso:ocorre quando a bexiga não pode esvaziar. Isto leva a escorrer urina;
Incontinência mista: envolve mais do que um tipo de incontinência urinária.
Leia também
A urina e a bexiga saudáveis
Normalmente , a bexiga começa a encher de urina a partir dos rins . A bexiga se estende para permitir que mais urina seja armazenada. Você deve sentir a primeira vontade de urinar quando há cerca de 200 ml (pouco menos de 1 xícara ) de urina armazenada na bexiga. Um sistema nervoso saudável irá responder a esta sensação de alongamento, permitindo que você saiba que você tem de urinar. Ao mesmo tempo, a bexiga deve manter o enchimento.
A pessoa média pode conter cerca de 350-550 ml (mais de 2 xícaras ) de urina na bexiga. Dois músculos ajudam a controlar o fluxo de urina:
- O esfíncter ( músculos circulares em torno da abertura da bexiga) devem ser capazes de apertar para evitar que a urina escorra;
- O músculo da parede da bexiga deve ficar relaxado para que a bexiga possa se expandir.
Quando é hora de esvaziar a bexiga, a parede do músculo da bexiga aperta para forçar a urina para fora da bexiga. Antes de este músculo apertar, seu corpo deve ser capaz de relaxar o esfíncter para permitir que a urina passe para fora do seu corpo.
Para controlar a micção , você deve ter :
- Um sistema urinário saudável;
- Um sistema nervoso saudável;
- A capacidade de sentir e responder à vontade de urinar.
A incontinência é mais comum entre os idosos. As mulheres são mais propensas que os homens a ter incontinência urinária. Bebês e crianças não são incontinentes antes de terem sido treinados a usarem o banheiro. Crianças até aos 6 anos de idade ainda pode ter acidentes, às vezes. Jovens (e às vezes adolescentes) meninas podem vazar um pouco de urina quando riem.
Causas da incontinência urinária
Causas da incontinência urinária incluem:
- Bloqueio no sistema urinário;
- Problemas cerebrais ou nervosos;
- Demência ou outros problemas de saúde mental que tornam difícil sentir e responder à vontade de urinar;
- Problemas com o sistema urinário;
- Problemas nervosos e musculares.
A incontinência pode ser súbita e desaparecer após um curto período de tempo. Ou, esta pode continuar a longo prazo. Causas da incontinência súbita ou temporária incluem:
- Tempo demais em cama como, por exemplo, quando se recuperando de cirurgia;
- Certos medicamentos (como diuréticos , antidepressivos , tranquilizantes, alguns remédios para tosse e resfriado e anti-histamínicos para as alergias);
- Confusão mental;
- Gravidez;
- Infecção ou inflamação da próstata;
- Impactação de fezes de prisão de ventre grave, que faz com que a pressão sobre a bexiga aumente;
- Infecção urinária ou inflamação;
- O ganho de peso.
Causas que podem ser de mais longo prazo :
- Doença de Alzheimer;
- O câncer de bexiga;
- Espasmos da bexiga;
- Depressão;
- Ampliação da próstata nos homens;
- Condições do sistema nervoso, tais como a esclerose múltipla ou derrame;
- Dano do nervo do músculo após o tratamento de radiação para a pélvis;
- Prolapso pélvico em mulheres: em queda ou deslizamento, da bexiga, da uretra, o reto ou na vagina, a qual pode ser causada pela gravidez e parto;
- Problemas com o aparelho urinário;
- Lesões da medula da Coluna Vertebral;
- A fraqueza do esfíncter, os músculos em forma de círculo que abrem e fecham a bexiga (isto pode ser causado pela cirurgia da próstata nos homens, ou cirurgia para a vagina nas mulheres);
Cuidados em casa para a incontinência urinária
O tipo de tratamento que você recebe depende do que causou sua incontinência e que tipo você tem, seguindo as instruções do seu médico para tal. Os seguintes métodos são utilizados para fortalecer os músculos pélvicos:
- Reeducação da bexiga: você passa urinar em uma agenda, mesmo que você não sinta a necessidade de ir. Entre idas ao banheiro, tente esperar até o próximo horário agendado. Na primeira, você pode precisar para agendar de urinar toda hora. Gradualmente, você pode aumentar em meia hora a uma hora até que você só urina uma vez a cada 3-4 horas, sem vazamento;
- Os exercícios de Kegel: apertar os músculos pélvicos durante 10 segundos, depois relaxa -los por 10 segundos. Repita 10 vezes. Faça estes exercícios três vezes por dia. Você pode fazer os exercícios de Kegel qualquer hora , em qualquer lugar;
- Para vazamentos de urina , use absorventes. Há muitos produtos bem desenhados que ninguém vai notar.
Outros tratamentos incluem:
- Mantenha seus movimentos intestinais regulares para evitar constipação. Tente aumentar a fibra na sua dieta;
- Pare de fumar para reduzir a tosse e irritação da bexiga. Fumar também aumenta o risco de câncer de bexiga;
- Evite álcool e bebidas com cafeína, como o café, que podem estimular a sua bexiga;
- Perca peso, se você precisar;
- Evite alimentos e bebidas que podem irritar a bexiga, como alimentos condimentados, bebidas gaseificadas, frutas cítricas e sucos;
- Se você tem diabetes , mantenha seus níveis de açúcar no sangue sob controle.
Se você tiver incontinência por transbordamento ou não pode esvaziar a bexiga completamente, você pode precisar usar um cateter, mas só seu médico para saber dessa necessidade ou não.
Quando procurar um médico?
Converse com seu médico sobre a incontinência . Prestadores de cuidados de saúde que tratam a incontinência são os ginecologistas e urologistas. Eles podem encontrar a causa e recomendar tratamentos. Procure um médico especialista, se de repente você perde o controle da urina. Cuide da sua saúde mas não faça, em hipótese alguma o tratamento por conta própria. Auto medicação pode piorar a situação e o problema pode ser o sintoma de algo pior, como pedras nos rins.
Você já teve incontinência urinária? O que você fez para resolver o problema? Qual médico você consultou e qual tratamento foi feito?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Como saber se seus pais podem estar com doenças da idade?
Exercícios para incontinência urinária!
Ir ao banheiro muitas vezes ao dia? É normal?
10 dicas para evitar ou melhorar o enjoo
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.