O que pode causar a incontinência urinária?

Em Saúde por André M. Coelho

Incontinência urinária acontece quando você não é capaz de manter a urina vaze de sua uretra, o tubo que transporta a urina para fora do corpo a partir de sua bexiga. Pode ocorrer vazamento de urina involuntariamente ou você pode não ser capaz de segurar a urina. Os três principais tipos de incontinência urinária são:

Incontinência urinária de esforço: ocorre durante certas atividades como tossir, espirrar, rir, ou fazer exercício;
Incontinência de urgência: envolve uma forte necessidade repentina de urinar. Em seguida, a bexiga aperta e você perde urina. Você não tem tempo suficiente depois que você sente a necessidade de urinar para chegar ao banheiro;
Incontinência de excesso:ocorre quando a bexiga não pode esvaziar. Isto leva a escorrer urina;
Incontinência mista: envolve mais do que um tipo de incontinência urinária.

Leia também

A urina e a bexiga saudáveis

Normalmente , a bexiga começa a encher de urina a partir dos rins . A bexiga se estende para permitir que mais urina seja armazenada. Você deve sentir a primeira vontade de urinar quando há cerca de 200 ml (pouco menos de 1 xícara ) de urina armazenada na bexiga. Um sistema nervoso saudável irá responder a esta sensação de alongamento, permitindo que você saiba que você tem de urinar. Ao mesmo tempo, a bexiga deve manter o enchimento.

A pessoa média pode conter cerca de 350-550 ml (mais de 2 xícaras ) de urina na bexiga. Dois músculos ajudam a controlar o fluxo de urina:

Quando é hora de esvaziar a bexiga, a parede do músculo da bexiga aperta para forçar a urina para fora da bexiga. Antes de este músculo apertar, seu corpo deve ser capaz de relaxar o esfíncter para permitir que a urina passe para fora do seu corpo.

Para controlar a micção , você deve ter :

A incontinência é mais comum entre os idosos. As mulheres são mais propensas que os homens a ter incontinência urinária. Bebês e crianças não são incontinentes antes de terem sido treinados a usarem o banheiro. Crianças até aos 6 anos de idade ainda pode ter acidentes, às vezes. Jovens (e às vezes adolescentes) meninas podem vazar um pouco de urina quando riem.

Cuidando da incontinência urinária

Afetando homens e mulheres, a incontinência pode ser tratada e solucionada com cuidados básicos. (Foto: www.health.com)

Causas da incontinência urinária

Causas da incontinência urinária incluem:

A incontinência pode ser súbita e desaparecer após um curto período de tempo. Ou, esta pode continuar a longo prazo. Causas da incontinência súbita ou temporária incluem:

Causas que podem ser de mais longo prazo :

Cuidados em casa para a incontinência urinária

O tipo de tratamento que você recebe depende do que causou sua incontinência e que tipo você tem, seguindo as instruções do seu médico para tal. Os seguintes métodos são utilizados para fortalecer os músculos pélvicos:

Outros tratamentos incluem:

Se você tiver incontinência por transbordamento ou não pode esvaziar a bexiga completamente, você pode precisar usar um cateter, mas só seu médico para saber dessa necessidade ou não.

Quando procurar um médico?

Converse com seu médico sobre a incontinência . Prestadores de cuidados de saúde que tratam a incontinência são os ginecologistas e urologistas. Eles podem encontrar a causa e recomendar tratamentos. Procure um médico especialista, se de repente você perde o controle da urina. Cuide da sua saúde mas não faça, em hipótese alguma o tratamento por conta própria. Auto medicação pode piorar a situação e o problema pode ser o sintoma de algo pior, como pedras nos rins.

Você já teve incontinência urinária? O que você fez para resolver o problema? Qual médico você consultou e qual tratamento foi feito?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.