Você já ouviu falar sobre a procrastinação, mas e sobre a procrastinação da hora de urinar? Você sabe, quando você segura a vontade de fazer xixi até que suas pernas tenham que ser cruzadas até você finalmente chegar até o vaso sanitário. Chegar nesse ponto é problemático, mas será perigoso? Quanto tempo pode segurar a urina de maneira segura? Ou será que não tem segurança para segurar a urina? Seja porque você está respondendo vários emails de trabalho em sua mesa ou se você prefere evitar um banheiro público, às vezes urinar pode ficar no último lugar da sua lista de prioridades, e é preciso entender até onde isso pode ser perigoso.

Quanto tempo pode segurar a urina?

A capacidade física do seu corpo para manter na urina é baseada em alguns fatores. Na maioria das vezes as mulheres podem segurar a urina por 3 a 6 horas, mas isso vai variar. Para homens, é possível segurar até 10 horas (homens tem esfíncteres uretrais mais fortes e mais espaço no abdome para a bexiga). Mas todo esse tempo realmente depende da quantidade de urina que alguém produz, que é determinada pelo estado de hidratação e ingestão de líquidos, bem como a capacidade funcional da bexiga, que é uma combinação do tamanho real e sensibilidade da bexiga. Mas finalmente, não há muitas pesquisas sobre o assunto, e um “tempo padrão” para urinar não é conhecido ainda.

Segurar urina

Segurar a urina é algo que muitas pessoas fazem sem pensar nas consequências. É importante conhecer os fatos sobre a frequência da urina para evitar problemas de saúde. (Foto: Health)

Segurar urina causa dor? Com qual frequência eu devo urinar?

Como você sabe,sensação varia de pequenas pressões no trato urinário até um sentimento de pura dor. Você não quer ceder a cada pequena sensação de urinar, mas também não quer manter o xixi até o ponto em que é doloroso. Em última análise, você quer ter hábitos de micção saudáveis. Isso se traduz em encontrar um meio termo que não faz com que você saia correndo para o banheiro toda vez que você toma um gole de água, mas também não resulta em você se contorcendo com dores. O ideal é usar o banheiro quando você sentir vontade, sentir que a bexiga já está cheia, para evitar as dores.

Segurar urina dá pedra nos rins? Segurar urina causa cistite? Qual o pior cenário ao segurar o xixi?

Não há quaisquer complicações específicas que você pode ter por segurar sua urina, embora isso possa colocá-lo em um pouco mais de uma probabilidade de desenvolver infecções do trato urinário, como a cistite, que podem ser tratadas com antibióticos. Só que, geralmente, a cistite está associada a um problema de desidratação, e não com a frequência da urina em si. O mesmo vale para pedra nos rins, que está associada a um problema de falta de hidratação, e não com a frequência de micção.

Se de repente você passar sentir a necessidade de fazer xixi muito mais do que o habitual, vá para um médico para fazer uma checagem do problema. Exercícios Kegels e medicamentos podem melhorar uma bexiga hiperativa, enquanto fisioterapia e medicação podem ajudar a tratar a síndrome da bexiga dolorosa.

Não consigo segurar urina. Você pode treinar seu corpo para urinar menos?

Você sabe que é importante ficar hidratado, mas a água pode ter o efeito colateral irritante da necessidade de fazer xixi a cada poucos minutos. Portanto, como é possível controlar a frequência do urinar? As bexigas de algumas pessoas são bastante sensíveis, e elas terão a sensação de querer urinar mesmo com a menor quantidade de urina na bexiga. Não há muito problema em tentar distrair-se e não ceder a cada desejo ligeiro de xixi. Isso poderia potencialmente esticar a sua bexiga um pouco de forma saudável, embora você não deva esperar grandes mudanças. Quem não consegue segurar xixi pode ter um problema de incontinência urinária, e um urologista é o profissional recomendado para visitar e diagnosticar o problema, além de propor os tratamentos ideais.

A questão final é que você provavelmente não vai causar qualquer dano real a si mesmo, segurando o xixi, mas apenas para o conforto, você deve ir para o banheiro quando começa a sentir mais vontade, segurando um pouquinho antes de ir. Exercícios Kegels podem te ajudar nisso, muito.

Você tem problemas ao urinar? Como faz para reduzir a frequência das idas ao banheiro?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.