Infecções do trato urinário, são infecções bacterianas que se desenvolvem em seu trato urinário, composto pela bexiga, rins e uretra. Infecções urinárias são frequentemente acompanhadas cólicas, dores abdominais e a sensação de queimação durante a micção. Além dos medicamentos corretamente prescritos pelo seu profissional de saúde, o seu médico irá recomendar ajustes na dieta para evitar mais irritação do trato urinário, e tais recomendações irão envolver o consumo de certos nutrientes e frutas extremamente importantes para acelerar a recuperação da sua infecção urinária.

Probióticos

Iogurte e outros produtos fermentados contêm bactérias “boas”, como lactobacilos e bifidobactérias. Estas bactérias amigáveis ​​ajudam a fortalecer o seu trato urinário e outras condições urogenitais. Estas bactérias também são benéficas para a formação de bactérias protetoras barreiras vaginais para a área da bexiga, o que ajuda a reduzir os sintomas da infecção urinária. Em frutas, você encontra probióticos facilmente nas azeitonas e maçãs, se não for um fã de iogurtes e outros alimentos fermentados.

Frutas e alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é frequentemente usada para combater os sintomas da infecção urinária, uma vez que ajuda a inibir o crescimento de bactérias, como a E. coli. A vitamina C faz sua urina menos ácida e pode reduzir suas chances de desenvolver uma infecção urinária recorrente. Exemplos de alimentos ricos em vitamina C incluem laranjas, repolho, couve-flor, tomate, frutas vermelhas, kiwi, brócolis, espinafre, goiaba e grapefruit. Você deve consumir até 5.000 mg de vitamina C diariamente para promover o processo de cicatrização e cura da infecção urinária.

Cranberries e mirtilos

Beber até 2 copos de suco de cranberry por dia diminui a gravidade e número de infecções do trato urinário em mulheres. Como cranberries, mirtilos contém compostos de plantas chamados proantocianidinas, que impedem que a E. coli se ligue às células do trato urinário. Eles também contêm antioxidantes para o sistema imunológico, melhorando sua imunidade e propensão à repetição da infecção urinária. Você pode adicionar cranberries e mirtilos em smoothies e outros pratos de sobremesa.

Frutas na dieta saudável

Romã, mamão, maçã, laranja, frutas vermelhas, uvas. Todas estas frutas e muitas outras possuem nutrientes essenciais para o equilíbrio do seu organismo e a defesa contra ataques de bactérias que causam infecções no trato urinário. (Foto: www.lifemartini.com)

Alimentos não açucarados

A ingestão diária de alimentos açucarados ajuda a impedir a reprodução de bactérias em seu sistema do trato urinário. Em vez de consumir alimentos de puro açúcar, como refrigerantes, bolos e biscoitos, escolha alimentos que contém açúcar reduzido, ou sem açúcar, como a água, frutas e grãos integrais. Isso inclui o consumo do suco de diversas frutas, principalmente os sucos de clorofila, ricos em nutrientes essenciais para sua dieta.

Frutas coloridas

Há um ensino fundamental dado pelos nutricionistas que quanto mais colorido o seu prato, mais saudável é sua alimentação. Isso não é diferente no tratamento da infecção urinária: uma dieta diversificada e “colorida”, significa que você está absorvendo e equilibrando diferentes quantidades de nutrientes em seu organismo, de modo a evitar que possíveis desequilíbrios abram espaço para bactérias, vírus e outros problemas de saúde. Essa diversificação é facilmente atingida ao consumir diferentes frutas, como banana, mamão, goiaba, maçã e muitas outras. A recomendação básica é que você coma 3 frutas diferentes todos os dias, mas seu nutricionista pode ter recomendações diferentes para sua dieta.

Quais frutas você consome para evitar problemas de saúde? Quais frutas já te ajudaram a curar uma infecção urinária?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.